MAI/JUN 2025 - Edição 259 Ano 38 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Glauco Humai assume presidência da CLICC

26 de junho de 2025 | por Comunicação Abrasce / Fotos: Divulgação
Presidente da Abrasce pretende ampliar cooperação entre países e priorizar temas como sustentabilidade e capacitação

Glauco Humai foi eleito presidente da Cámara Latinoamericana de la Industria de Centros Comerciales (CLICC), durante uma cerimônia em abril, na cidade de Cartagena, na Colômbia, marcando o início de uma nova fase de colaboração entre os 16 países, que compõem a entidade.

Diante do Conselho, presidente da Abrasce agradeceu a confiança e destacou a importância de aprofundar a integração regional com base na experiência acumulada pelo Brasil no setor. Ele elogiou a rápida evolução da CLICC: “Chegar à sustentabilidade financeira no segundo ano é algo impensável. Parabéns a todos que tornaram isso possível.” 

Ele reforçou ainda a longa trajetória da Abrasce, que completará 50 anos em 2026, e afirmou que a entidade tem muito a contribuir, oferecendo soluções, boas práticas e expertise adquiridos ao longo dos anos. 

“A ideia é compartilhar tudo o que for possível para fortalecer cada uma das associações e membros, tornar o ambiente de negócios melhor, mais adequado e pujante, para que a gente possa crescer cada dia mais. Somos mais de 2.500 shoppings e muitos outros podem chegar. É uma força como a pluralidade, característica da América Latina. O que nos une é muito maior do que aquilo que nos diferencia.”
Glauco Humai ao lado do Conselho da CLICC que o elegeu à presidência. À esquerda, Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights, e Gabriella Oliveira, diretora de Planejamento Estratégico e Operações da Abrasce, acompanharam a posse

Em sua fala, Glauco apresentou quatro pilares que guiarão sua gestão à frente da CLICC: regulamentação e normas, dados e pesquisas, qualificação profissional e sustentabilidade. Ele ressaltou que o Brasil enfrenta uma enxurrada de projetos de lei que impactam diretamente o setor.

“Temos mais de 6.500 propostas para regulamentar a nossa indústria sobre os mais diversos temas. Queremos contribuir, discutir e construir juntos soluções novas, customizadas e adequadas para cada país, porque as realidades são diferentes, mas os temas com certeza serão os mesmos”, explicou.

Outro ponto destacado foi a importância dos dados para a gestão e transparência do setor. A Abrasce tem um núcleo robusto de pesquisas, que coleta dados de fluxo, vacância, inadimplência e vendas. Segundo Humai, esses indicadores são referência para o mercado e poderiam ser, futuramente, padronizados em toda a região para fortalecer a indústria.

No campo da qualificação, propôs a criação de uma certificação latino-americana para profissionais de shopping centers, baseada na experiência bem-sucedida realizada no Brasil neste ano em parceria com a FGV in Company. Seria uma maneira de elevar o padrão de excelência dos profissionais em toda a América Latina.

Por fim, destacou o compromisso com a sustentabilidade e mencionou a COP30, que será realizada este ano, em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro, cuja expectativa é bem alta. A Abrasce é signatária do Pacto Global da ONU. Possui relatórios de sustentabilidade, ações diversas como neutralização da emissão de carbono e projetos voltados à gestão de água, energia e resíduos.  Então, o presidente sugeriu que, talvez, seja o momento de discutir um protocolo ou, ao menos, uma diretriz conjunta sobre o tema para toda a indústria latino-americana de shoppings.

A estreia pública de Humai como presidente da CLICC, aconteceu logo após a posse, durante o Epicca 2025 – Encuentro de Profesionales de la Industria de Centros Comerciales de América, organizado pela Acecolombia. Diante de uma plateia com mais de 700 profissionais do setor, o executivo participou da abertura oficial do congresso e destacou a importância do momento:

“Não se trata de protagonismo por tamanho, mas de presença com propósito. Estamos aqui para somar, colaborar e reforçar os laços que unem nossos países e nossas instituições”, disse.
Glauco Humai ao lado de Carlos Hérnan Betancourt, diretor executivo da Acecolombia

Há três anos

Fundada oficialmente em 28 de abril de 2022, a CLICC nasceu com o objetivo de representar os interesses do setor de shopping centers na América Latina e Caribe, promovendo seu desenvolvimento e integração regional.

A entidade reúne associações e grupos privados de 16 países, como Brasil, Colômbia, México, Argentina e Peru, e atua em quatro frentes principais: promoção do conhecimento, relacionamento e networking, gestão da informação e reconhecimento da excelência.

Se propõe ainda a ser um elo estratégico entre os países, impulsionando boas práticas, políticas conjuntas e soluções para desafios comuns da indústria. De 28 a 31 de julho, acontece o 3º Congresso da CLICC na Guatemala e, em 30 de julho, serão conhecidos os ganhadores do Prêmio CLICC 2025.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: