CascaiShopping: sempre atual e conectado com a cidade portuguesa
Situado em uma região com praias deslumbrantes, arquitetura histórica e ambiente cosmopolita, é um lugar agradável de se visitar na encantadora Cascais
Portugal atingiu o recorde de turismo em 2023 com mais de 30 milhões de hóspedes. Para 2024, as projeções mostram que este segmento deve alcançar um marco histórico, chegando a representar 20% da economia do país. Entre tantas cidades e pontos para se conhecer no país, as compras entram no roteiro do viajante. Para isso, a nossa parada será em Cascais, uma estância balneária lindíssima, charmosa, tranquila e muito procurada também, sendo a quinta maior cidade do país. Neste pedacinho do paraíso na Terra, está o CascaiShopping, ativo da Sonae Sierra, que carrega muita história ao longo de mais de três décadas, inclusive, a Multiplan vendeu sua participação no empreendimento no fim dos anos 1990, e essa foi a primeira experiência da companhia brasileira no exterior.
Segundo Carla Bonito, diretora do CascaiShopping, ele distingue-se por ser um centro pioneiro na área metropolitana de Lisboa, com 33 anos de constantes melhorias e renovações. “Possui uma oferta completa e diversificada de lojas, cinemas IMAX e o Cascais Kitchen – um espaço amplo de convívio acolhedor que se caracteriza como uma feira ou mercado tradicional das principais cidades da Europa.” No entanto, o grande foco é a moda. “Apostamos num Programa de Moda com dois grandes momentos: primavera-verão e outono-inverno, em que são realizadas consultorias de imagem e workshops com especialistas desta área.”
Evolução
Ao longo dos anos, passou por várias expansões. Em 1994, teve a chegada da loja ToysRUs – stand-alone – e a criação de mais 500 vagas de estacionamento. “Em 1999, houve a conversão da Departament Store Printemps em diversas outras lojas.
Em 2003, foi construído um novo corredor no Piso 1, trazendo 41 operações e mais 700 vagas de estacionamento.
Em 2012, aconteceu o refurbishment da restauração, que permitiu obter mais lugares de Food Court, e, em 2016, com a criação do Cascais Kitchen, passamos a disponibilizar 1.250 lugares nestas áreas”, resume Carla.
E não parou por aí. As mudanças continuaram e, em 2017, o interior passou por retrofit buscando aumentar o uso de luz natural e a visibilidade das lojas, devido à aposta nas cores claras com o conceito inspirado nos Hamptons, em Nova York (EUA), tendo em conta a proximidade com o mar. “O shopping está sempre em constantes melhorias e atualizações, com a ambição de fazer sempre mais e melhor. Está em estudo uma nova expansão, mas ainda sem data definida.”
Entre os momentos marcantes desde sua inauguração, os projetos de retrofit e expansões se destacam assim como a chegada dos CInemas IMAX (2017), o início do Programa de Moda (2021); e a implementação de uma árvore eólica – a primeira em Portugal -, em 2023.
Mix relevante
No total, conta com 175 operações e as lojas-âncoras são: Continente, Zara, Bershka, Cortefiel, H&M, C&A, Primor, Worten, Fnac, Cinemas NOS, Joaquim Chaves Saúde, Conforama, ToysRUs e Area. Possui mais de 73 mil ㎡ de ABL. Somente na gastronomia, há 44 lojas e o Cascais Kitchen permite ter operações com conceitos diferenciados e modernos. “Todos os anos, contamos com cerca de 25 aberturas de lojas, quer sejam novos conceitos, remodelações, realocações ou expansões. Naturalmente, o Food é uma das áreas core. Motivamos os lojistas a manter os conceitos mais atuais do mercado.”
Além da vasta e distinta oferta de lojas e serviços, oferece experiência a cada visita. Entre as propostas de lazer, destacam-se o Programa de Moda, Music Fest, um Playground, variados eventos, exposições, workshops, entre outros.
O ativo recebe cerca de 11 milhões de clientes por ano. Nos meses de verão, há maior pico de turistas, sobretudo em agosto. Em 2023, tiveram mais visitantes estrangeiros do Reino Unido, França e Espanha. “As vendas em 2024 registram crescimento em relação ao ano anterior e também vs. o período pré-pandemia. Quanto à taxa de ocupação, está próxima dos 100%. O ano 2023 foi um ano positivo e temos uma perspectiva de alta em vendas como em fluxo para este ano”, conta Carla. Há também um acompanhamento de toda a evolução tecnológica e, nos últimos anos, houve forte investimento no digital, sobretudo em social media e influencer marketing. “Ainda há muito a ser feito — este ano, inclusive, vamos lançar o Tik Tok do CascaiShopping.”
Sustentabilidade no centro
Além dos compromissos com a certificação ISO 14001 que estabelece diretrizes para a proteção do Planeta, o shopping adota anualmente um conjunto de ações e iniciativas no âmbito de resíduos, energia e água, assim como segurança, saúde e bem-estar da comunidade. “Estas ações são não só de sensibilização, como também de melhoria contínua em todos os nossos processos diários. A partir de 2024, prevê-se a aposta na instalação da energia renovável fotovoltaica”, diz Carla. Quando estiver em Portugal e visitar Cascais, visite esse centro comercial!