El Tesoro Parque Comercial tem 25 anos de história e é um dos principais shoppings de Medellín
O empreendimento evoluiu com o tempo e, hoje, faz parte de um complexo multiuso com torres médicas e hotel
A Colômbia se consolida como um dos países da América Latina mais procurados por viajantes. Segundo o Ministério do Comércio, da Indústria e do Turismo, 6,2 milhões de turistas entraram em 2024 pelo Aeroporto El Dorado, por onde chega a maioria dos visitantes estrangeiros não residentes. Essa demanda histórica é reflexo de ser um destino atraente para o turismo ecológico, comunitário e sustentável. Durante essa viagem, sempre é recomendado conhecer alguns dos shoppings da cidade, pois existe uma grande oferta de alta qualidade. Desta vez, o ponto de parada é El Tesoro Parque Comercial, localizado em Medellín.



Segundo Adriana González Zapata, gerente geral do ativo, ele é mais do que um centro de compras, é uma cidade dentro de uma cidade, onde os visitantes encontram tudo.
“Nosso mix se complementa com serviços e isso nos faz diferente dos outros. Fora isso, além dos eventos sazonais, especialmente os destinados às crianças, demos grande importância à cultura. Realizamos, por exemplo, uma feira do livro anual que se tornou referência na cidade. E temos ainda o Teatro El Tesoro, de 1.600 ㎡ com capacidade para 900 pessoas. Em 2024, recebeu mais de 53 espetáculos, incluindo concertos, teatro, dança, musicais e muito mais, permitindo atrair um público muito especial.”
No segmento de lazer e entretenimento, conta ainda com cinema, campos de futebol e três parques temáticos.

O empreendimento também se converteu em um cluster de saúde. Possui duas torres médicas com cerca de 300 consultórios, onde trabalham mais de 900 profissionais. São mais de 70 especialidades e isso traz um fluxo muito importante para o shopping. O complexo conta ainda com um hotel da rede Novotel, sendo o segundo maior da cidade em número de quartos e ideal para o turismo de lazer ou de negócios.
“Isso se complementa perfeitamente ao nosso Centro de Eventos, que tem capacidade para até 1.200 pessoas.”

Inaugurado em 1999 na parte alta do bairro El Poblado, começou com 174 operações. “Desde então não paramos de crescer e inovar. Em 2006, demos vida à segunda etapa para seguir ampliando o mix e acrescentamos mais de 180 lojas. Em 2011, finalizamos a terceira etapa com mais 80 pontos de venda. Em 2013, a primeira Torre Médica passou a operar. Cinco anos depois, tivemos a construção do hotel. Em 2020, finalizamos a quarta etapa com mais 65 operações e a abertura da Torre Médica 2. No ano seguinte, tivemos a inauguração do teatro ao ar livre, que, hoje, é o Teatro El Tesoro”, detalha Adriana.


E tudo isso resulta em 260 mil ㎡de área construída. Atualmente, são 408 marcas distribuídas em 71 mil ㎡ de ABL, com destaque para as âncoras Cinemark, o supermercado Carulla , H&M, Zara e a loja de eletrodomésticos Ktronics, que possuem as maiores áreas.
“Cada mudança e expansão realizadas tornou El Tesoro um grande espaço de encontro, sempre modernizando-o e buscando a vanguarda, uma vez que respeitamos a área verde de mais de 12 mil ㎡ do entorno.” Além disso, La Escopeteria é o eixo central do paisagismo.

O ativo ainda oferece diversas opções gastronômicas, que estão presentes em quatro praças de alimentação. Há desde fast-food e self-service até restaurantes com serviços de mesa. No terraço Sunset Tesoro, o visitante ainda conta com uma vista linda da cidade, além de uma grande diversidade de pratos, bebidas e coquetéis.
“O Hotel Novotel também tem o Restaurante El Almacén e o recém-inaugurado rooftop Espiritu, que apresenta um menu criado pelo chef colombiano de renome internacional Álvaro Clavijo.”




Fluxo e vendas
El Tesoro recebe aproximadamente 16 milhões de visitantes ao ano. Por ter ofertas complementares, é um epicentro do turismo de lazer, negócios e de saúde. “Somos um ponto de encontro para quem participa de eventos nacionais ou internacionais bem como aqueles que vêm a Medellín, uma cidade de referência no turismo médico, para procurar os nossos serviços de saúde.
Recebe visitas regulares de turistas de outras regiões, principalmente de Bogotá e do norte do país. “Quanto ao turismo internacional, os nossos visitantes respondem ao mesmo fluxo turístico de Medellín, destacando-se os oriundos dos Estados Unidos, México, Espanha e outros países da América Central. Muitos ficam hospedados no Novotel”.
O ativo possui ainda uma alta taxa de ocupação, com 99,8%. “Com grande orgulho, podemos dizer que temos uma lista de marcas nacionais e internacionais que querem entrar no nosso mix. Em relação às vendas, El Tesoro é uma propriedade horizontal e não dispõe da informação de vendas das lojas.

No entanto, para ter dados relevantes sobre o comportamento das lojas, em 2008, criamos o programa Mi Tesoro, que, para além de benefícios para os clientes, nos permite ter informação através das notas fiscais.”
Possui uma base de 70 mil clientes cadastrados, sendo que a categoria VIP tem quase 10 mil cadastros e oferece benefícios exclusivos a esses consumidores com status especial devido ao comportamento de consumo.
A gerente geral conta ainda que 2024 foi um ano desafiador para todos os setores, mas o clima é de otimismo em 2025.
“Esperamos trabalhar de mãos dadas com todas as marcas para potencializar nosso exercício comercial. Ao mesmo tempo, continuaremos atuantes em diferentes compromissos da nossa administração para continuar atraindo o público. Seguiremos ainda nos posicionando como um espaço urbano atrativo, tanto para os habitantes locais assim como para o crescente turismo da nossa cidade, que está agora na mira do mundo como epicentro do entretenimento, da cultura e das indústrias criativas.”




Como resposta à omnicanalidade do varejo, Adriana relata que há uma série de estratégias digitais de acompanhamento e divulgação destes canais. Para isso, utilizam o site e as redes sociais do empreendimento, apoiando as marcas.
O socioambiental
As equipes do El Tesoro também trabalham muito bem os pilares do ESG (Environmental, Social and Governance), que segue o propósito de encontrar o equilíbrio e a responsabilidade social, ética, ambiental e cultural.
“Por esta razão e fiel ao nosso compromisso com a sustentabilidade, nasceu há cerca de 10 anos o nosso modelo denominado Tesoro Consciente, que inclui uma série de ações concretas a partir das quais contribuímos para o cuidado e melhoria do meio ambiente.”
O grande marco na época foi a instalação de 1.500 painéis solares nos telhados, que permitem gerar energia limpa que abastece 25% das áreas comuns, também, e por dois anos consecutivos, o ativo obteve o certificado de neutralidade da emissão de carbono. Entre as várias iniciativas, há alguns anos, criaram uma área de serviços de sustentabilidade, que dispõe de vários espaços para a recolhimento de resíduos perigosos, como medicamentos, inseticidas, óleos, entre outros. O empreendimento está atento a tudo para que possa oferecer a melhor experiência, considerando todos os envolvidos neste ecossistema, visitantes, inquilinos, prestadores e vizinhos. É um lugar imperdível para se visitar, inclusive, vale a pena verificar a programação do teatro e assistir a um dos espetáculos.