SET/OUT 2021 – Edição 237 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

O shopping center colombiano Fontanar celebra retomada com indicadores acima do período pré-pandêmico

7 de outubro de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
TRADUZIR PARA ESPANHOL
Premiado pela arquitetura e iniciativas sustentáveis, o empreendimento é querido do público por ser repleto de experiências e ter um mix atrativo

A Colômbia é um país acolhedor, que recebe muito bem os turistas, e não faltam destinos maravilhosos para quem quer conhecer as belezas naturais e a cultura local. A capital Bogotá é cosmopolita e repleta de lugares incríveis, inclusive, conta com shopping centers maravilhosos como o Fontanar Centro Comercial, do grupo Cimento, que fica localizado estrategicamente ao norte da cidade em uma área de grande potencial socioeconômico.

Fachada Centro Comercíal Fontanar Colombia - Revista Shopping Centers

Inaugurado em outubro de 2015, o mall possui uma arquitetura convidativa. Tem um único design nos corredores e sua construção lembra um estádio, o que torna o passeio mais fácil e agradável. O shopping ainda é favorecido pela iluminação e ventilação natural. 

 Centro Comercíal Fontanar Colombia - Revista Shopping Centers
O empreendimento foi premiado pelo ICSC Latin American & Caribbean Shopping Centers Award em 2017 

São mais de 61 mil m2 de ABL em uma área construída de 137 mil m2, que reúnem 176 operações. “O mix é variado e muito completo, adaptado ao mercado que participamos. Fontanar é reconhecido por seu forte posicionamento em entretenimento e gastronomia para toda a família”, destaca a gerente Andrea Sierra. Outro diferencial e um grande atrativo para os visitantes, é que o mall é pet friendly. As lojas âncoras são Cinepólis, Falabella, H&M, Decathlon, Bodytech e Éxito.

Atrações Centro Comercíal Fontanar Colombia - Revista Shopping Centers
O carrossel está situado no terceiro piso e é uma das atrações do empreendimento

Além das salas de cinema, o shopping tem carrossel, tanque de areia, parque com atividades de recreação e esportes ao ar livre, trenzinho, entre outros atrativos que agregam experiência aos clientes.  E claro, não faltam opções gastronômicas deliciosas e variadas com fast-foods, cafés, docerias, sorveterias e restaurantes. 

Praça de alimentação Centro Comercíal Fontanar Colombia - Revista Shopping Centers
Praça de alimentação do Fontanar

Retomada em alta

Com essa variedade, o Fontanar atrai visitantes de outras cidades colombianas, além dos estrangeiros que visitam a capital. O fluxo ainda segue abaixo do período pré-pandemia, o índice está 17% menor quando comparado com 2019, mas as vendas e a taxa de ocupação seguem em alta. “Estamos orgulhosos em ver como o Fontanar conseguiu se recuperar. O nosso mercado se consolidou com sucesso e as vendas cresceram 21% em relação a 2019, mantendo uma taxa de ocupação de 97,65%”, enaltece Gabriel Escallón, gerente-geral da Cimento.  

Gabriel Escallón Cimento - Revista Shopping Centers
Gabriel Escallón, gerente-geral da Cimento

A reabertura das atrações tem sido extremamente bem-sucedida. “Estamos crescendo 25% em comparação a 2019 e esperamos que a temporada de Natal seja espetacular para os visitantes. Seguimos inovando com experiências educativas e únicas, trazidas por fornecedores nacionais, que geram mais tráfego para o mall”, conta Escallón. 

Corredores Fontanar Colombia - Revista Shopping Centers
Os corredores têm o mesmo design em todos os pisos

À medida em que as autoridades permitiram a reabertura de diferentes setores de entretenimento, o shopping aderiu às medidas sanitárias recomendadas e também desenvolveu protocolos específicos para essas atividades como limpeza frequente das áreas durante todo o período de funcionamento, controle de capacidade e pontos de desinfecção. Atualmente, todas estão operando. 

“Em Fontanar, a prioridade é a saúde de nossos clientes, por isso, até que as autoridades não indiquem o contrário, manteremos os protocolos sanitários adotadas na pandemia”, pontua Andrea. 

São mais de 80 dispensers de álcool em gel distribuídos pelo mall, controle de capacidade dentro do shopping e em cada operação, desinfecção do corrimão de escada rolantes e botões dos elevadores, distanciamento em áreas comuns e vários outros procedimentos como uso obrigatório da máscara, também adotados nos shoppings brasileiros. 

Andrea Sierra Gerente Fontanar - Revista Shopping Centers
Andrea Sierra, gerente do Fontanar Centro Comercial

Mais nove novas marcas chegaram para ampliar o mix do empreendimento e mais dez operações devem ser inauguradas até o final do ano, o que elevará a taxa de ocupação para 98,5%. Segundo Escallón, a expectativa é de um período natalino promissor. “Calculamos que podemos crescer em mais de 25% comparado ao mesmo período de 2019”, diz. Mesmo com os controles de capacidade, os administradores acreditam que vão receber um fluxo moderado, mas muito efetivo, especialmente, das classes média e alta. 

Durante a crise

Nos meses em que somente o funcionamento das operações essenciais estavam permitidas, o shopping, a exemplo de muitos, fez concessões. “Demos 100% de desconto aos nossos parceiros comercias que não estavam operando. Com a flexibilização das restrições, Fontanar seguiu de mãos dadas com os varejistas, entendendo a situação de cada um e sendo solidário. Atuamos como aliados e apoiamos as nossas marcas com descontos e ativações de marketing e publicidade durante os períodos mais difíceis da crise”, relata Escallón. 

Além disso, houve investimento em omnicanalidade. Andrea conta que foi lançado um aplicativo para compras com o auxílio de um personal shopper. A iniciativa foi muito bem recebida. “Conforme as autoridades têm reduzido as restrições, a demanda pelas compras on-line tem decrescido”, explica a gerente.  

Em proteção ao meio ambiente

Fachada noturna Centro Comercíal Fontanar Colombia - Revista Shopping Centers

O empreendimento também é reconhecido por sua arquitetura, compromisso com a sustentabilidade e também por iniciativas implementadas na operação. Possui a certificação Leed Gold 2017 por otimizar o uso do consumo de água e energia. “Somos referência em práticas ambientais na cidade Bogotá e no país e, por isso, recebemos visitas constantes de entidades, empresas e associações comerciais como um case de sucesso”, conta a gerente. O empreendimento recebeu o primeiro lugar no programa de melhores práticas ambientais pela Câmara de Comércio Britânica-Colombiana, conquistou o prêmio de excelência na categoria de design, desenvolvimento de novos projetos do ICSC Latin American & Caribbean Shopping Centers Award em 2017 e ainda foi reconhecido pelo RACES 2019 (Reconhecimento ambiental CAR a empresas sustentáveis). Quando for à Bogotá, não deixe de visitá-lo!

  • GOSTOU? COMPARTILHE: