Parque Arauco Kennedy está na vanguarda do setor no Chile há mais de 40 anos
Com mais de 350 operações, o ativo inaugura mais uma fase do plano de expansão este ano, segue investimento em master plan e redefine o conceito de uso misto no país
O turismo no Chile esteve aquecido em 2024 e os primeiros meses de 2025 já tiveram alta em relação ao ano passado. O país é um dos mais visitados da América Latina e é belíssimo com paisagens de tirar o fôlego. Oferece muita hospitalidade com diversas opções de hotelaria, gastronomia, passeios e lazer. Além disso, como toda viagem, merece um momento de pausa para ir às compras, o que pede a escolha de um lugar onde possa encontrar um mix completo. Por isso, desta vez, vamos conhecer mais sobre o shopping mais icônico do país, o Parque Arauco Kennedy, localizado em Santiago. Inaugurado há 43 anos, possui valor histórico por ter sido o primeiro mall de grande porte do país. Atualmente, se destaca pela grande variedade de lojas, serviços, gastronomia e entretenimento. Recebe, aproximadamente, 25 milhões de visitantes por ano.

Segundo Aníbal Huneeus, gerente comercial do Parque Arauco Divisão Chile, como parte de sua evolução, o ativo se posicionou como uma referência na criação de espaços únicos e inovadores para seus clientes.
“Um exemplo claro disso é o Piso Diseño, o único nível em um shopping center dedicado exclusivamente ao design e à decoração. Outro destaque é o Distrito de Luxo, um setor exclusivo para onde convergem as marcas mais prestigiadas do mundo. Além disso, o Boulevard de restaurantes oferece diversas opções de casual dining para todos os gostos.”
Neste sentido, um dos principais diferenciais do Parque Arauco Kennedy é a integração desses setores ou distritos temáticos, únicos no país, que proporcionam uma experiência inovadora e sofisticada aos seus visitantes.
São mais de 350 operações de marcas nacionais e internacionais, além de três grandes lojas de departamento. “Se consolidou ainda como a porta de entrada no país de renomadas marcas internacionais. Em 2024, por exemplo, Tesla, On e Marathón o escolheram para fazer sua estreia no Chile. Entre suas principais lojas-âncora estão a Paris, a Ripley e a Falabella, sendo esta última com sua flagship, a maior da rede no Chile”, conta Huneeus. Até o final de 2024, a ABL total era de 119 mil m².
Em termos de oferta gastronômica, tem sido pioneiro na incorporação de novos formatos, adicionando mais de 60 marcas, desde restaurantes até opções de fast food. No Boulevard, uma área ao ar livre, o consumidor encontra operações como Tip & Tap, La Cabrera, Margó, PF Chang ‘s, Chilli´s, Rosso Italiano, entre outros. No Bazar Gourmet, são mais de dez restaurantes, como Jalisco, Barra Chalaca, Uncle Fletch e Kento.

No entretenimento, destacam-se a rede de cinema Cinépolis, que oferece ainda salas premium class, e o Teatro Mori Parque Arauco, espaço cultural com uma grande variedade de peças e eventos, enriquecendo a oferta artística e cultural do shopping.
“Além disso, há uma variedade de atividades sazonais, como entretenimento familiar durante as férias de inverno e verão, bem como shows artísticos ao vivo no Boulevard.”
Desempenho
De acordo com o gerente comercial, as vendas continuam registrando um crescimento de dois dígitos. Em 2024, aumentaram 18,2% em relação ao ano anterior, impulsionadas pela consolidação de sua área de influência direta e pelo aumento do turismo no país. “Esse desempenho também se reflete em um crescimento de 26% nas vendas das lojas de departamento em comparação com o quarto trimestre de 2023, confirmando sua atratividade como um destino de compras para turistas e visitantes locais. Encerramos o ano de 2024 com 100% da taxa de ocupação.” Para 2025, a expectativa é que essa tendência positiva continue no decorrer deste ano.
Turismo
O Parque Arauco Kennedy recebe um fluxo constante de turistas estrangeiros, graças à localização estratégica em Santiago, próximo aos principais hotéis e atrações turísticas. Desde 2007, sua aliança com a Turistik o consolidou como ponto de partida e chegada de passeios turísticos, tornando-o um destino para visitantes internacionais.
Segundo o gerente comercial, para aumentar ainda mais essa conexão, o shopping conta com o Arauco Travellers, um programa que oferece benefícios e descontos exclusivos para estrangeiros, incentivando o aumento de visitas e o crescimento das vendas.


“O contexto atual tem favorecido a chegada de turistas argentinos, que encontram no Parque Arauco Kennedy um destino ideal graças à sua variada oferta de moda, calçados, beleza e tecnologia, com preços que podem ser até 70% mais baratos do que na Argentina”, diz Huneeus.
Durante a temporada de inverno, o shopping se tornou uma parada obrigatória para os turistas do Brasil, da América do Norte e da Europa, que visitam o Chile para aproveitar a neve e procuram uma excelente experiência de compras.
Para melhorar ainda a experiência do visitante, houve investimento no Arauco+, um aplicativo desenhado para otimizar a busca por lojas, facilitar a localização de veículos nos estacionamentos e permitir a criação de rotas personalizadas dentro do shopping.
Mais de quatro décadas
Desde sua inauguração em 1982, ele esteve na vanguarda desta indústria no Chile. Ao longo de sua história, estabeleceu marcos que transformaram a experiência de compras e entretenimento no país. Na década de 1980, introduziu o primeiro food court do país. Na década de 1990, continuou a liderar o setor com a abertura da primeira Torre Médica em um shopping center (1997) e a incorporação do primeiro complexo de cinema, com 14 salas de última geração para a época (1998).
Nas décadas seguintes, trouxe mais iniciativas pioneiras.
“Em 2003, lançou o primeiro Boulevard gastronômico e cultural do país, seguido pela implementação do Arauco TAG em 2012, o primeiro sistema de pagamento free flow em um shopping center no Chile. Um ano depois abriu o exclusivo Distrito de Luxo, consolidando sua posição como um dos principais destinos para marcas de alto padrão.”

A constante evolução do shopping também se reflete em projetos como a expansão do Boulevard (2006), a criação do Piso Diseño (2007) e o lançamento do Bazar Gourmet (2019), o primeiro espaço gastronômico do país baseado no conceito Food Hall. Em 2020, trouxe serviços como o Arauco Pick Up e o Arauco Delivery, facilitando as compras à distância e de last mile.
Huneeus conta que, em 2024, o ativo reafirmou sua visão de futuro com um ambicioso master plan, que o tornará o primeiro shopping center do país a incorporar um edifício multifamiliar para aluguel residencial. Além disso, anunciou um acordo para a compra do Open Plaza Kennedy, adicionando aproximadamente 70 mil m² à sua área total.
Expansão
Ao longo dos anos, passou por várias etapas de crescimento e transformação, adaptando-se às novas tendências de varejo e à experiência do cliente. Atualmente, está em meio ao desenvolvimento de sua mais recente expansão, Huneeus detalha o planejamento em três fases.
Primeira etapa – Fase Rosário: inaugurada em novembro de 2021, acrescentou mais 28 mil m², incorporando 32 novas lojas distribuídas em três níveis e mais de 1.200 vagas de estacionamento subterrâneo. Um dos destaques dessa fase foi a abertura da loja flagship da Falabella, a maior loja da rede no Chile, com aproximadamente 25 mil m².
Segunda etapa – Fase Cerro Colorado: Iniciada no primeiro trimestre de 2022, está programada para ser inaugurada no segundo semestre de 2025, com mais uma obra em 2026. Ela inclui um novo acesso, estacionamento adicional, sete pisos de varejo e gastronomia e uma torre de escritórios de 23.400 m².
Terceira etapa – Fase Kennedy: anunciada em abril de 2024, será um marco no setor, pois incluirá a construção do primeiro edifício multifamiliar integrado a um shopping center no Chile. Com um investimento de aproximadamente US$ 60 milhões, terá 414 unidades residenciais, 1.300 m² de amenidades e um rooftop, redefinindo o conceito de uso misto no país.



Investimentos em tecnologia
O Parque Arauco Kennedy fortaleceu significativamente sua estratégia em múltiplos canais nos últimos anos. Desde a implementação do Arauco Pick Up & Delivery em 2020, esse serviço atendeu a milhares de pedidos. Em 2023, foi inaugurada a primeira Dark Store no shopping center, otimizando a logística para compras on-line e garantindo entregas mais rápidas.
“Em 2024, novas parcerias estratégicas foram consolidadas para aprimorar ainda mais a experiência de compra. Em colaboração com a Starken, foram instalados armários inteligentes e totens de autoatendimento no shopping, oferecendo soluções práticas para o gerenciamento de entregas e retiradas. Além disso, a aliança com o Mercado Livre foi formalizada por meio da abertura de um ponto de coleta que, após uma fase piloto bem-sucedida, gerenciou mais de 16 mil pacotes”, conta.
ESG
Assim como todos os shopping centers do grupo, o ativo faz parte da estratégia de sustentabilidade corporativa em nível regional. Essa estratégia engloba três pilares: Ambiental, Social e Governança, cada um com uma visão de longo prazo que contribui para os objetivos transversais da empresa.
“No pilar ambiental, nossa visão é consolidar a liderança com metas e gerenciamento climático, que é sustentado por nossa estratégia de descarbonização. Em 2024, recebemos a aprovação de nossas metas de redução de emissões para 2029 do padrão internacional Science Based Targets (SBTi)”, afirma o gerente comercial.
Na frente social, a visão é criar um sentimento de pertencimento nos shoppings da rede. Conseguem isso agindo como bons vizinhos das comunidades próximas às operações, desenvolvendo espaços com valor social nos ativos e apoiando o empreendedorismo por meio de portfólio no Chile, Peru e Colômbia.
Em governança, o foco está no avanço das práticas de transparência corporativa, que está ligada à participação em padrões internacionais que qualificam o nível e a profundidade da gestão e das informações para o mercado. Enfim, é uma companhia que está envolvida com essa agenda e sempre investindo para melhorar a experiência do consumidor. Quando estiver em Santiago, não deixe de visitar e conhecer o Parque Arauco Kennedy, com certeza, ficará com vontade de voltar!