NOV/DEZ 2024 - Edição 256 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Quicentro, amado pelos equatorianos e o preferido dos turistas

9 de dezembro de 2024 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
O ativo passou por nova expansão, o que valorizou o mix e lhe concedeu ainda mais prestígio internacional

Situada a 2.800 metros de altitude e cercada por muitas montanhas e vulcões, Quito, a capital do Equador, tem um centro histórico tombado pelo Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade pela Unesco, e, ao mesmo tempo, é uma cidade moderna, com 1,73 milhão de habitantes. Entre os pontos icônicos está o Quicentro Shopping, que se distingue justamente por sua proposta urbano-arquitetônica contemporânea, em que as amplas fachadas e o design biofílico se fundem, criando uma harmonia e diálogo com o entorno. 

quicentro revista shopping centers abrasce

Segundo Cristina Moshenek, gerente de assuntos corporativos da DK Management Services S.A., administradora do ativo, esse conceito gera uma ligação visual com a rua e com o interior do shopping, criando espaços de encontro modernos, inclusivos e vanguardistas.

“O design de interiores gera espaços amplos que abrigam grandes redes nacionais e internacionais de moda e gastronomia, sendo algumas lojas exclusivas no Equador. Essa combinação de fatores tem posicionado o Quicentro como um líder de tendências da indústria do varejo.”

Quase quatro décadas

Inaugurado em 1986, Quicentro tem evoluído ao longo dos anos sempre em busca de atender a necessidade dos visitantes e em ser pioneiro em suas propostas. Entre tantos momentos memoráveis, Cristina relembra o quanto os emblemáticos cânticos de Natal com diversas atividades e a iluminação da árvore  interrompiam as atividades diárias dos habitantes de Quito; passando pelos sorteios de carros.

“E isso nos levou a uma reviravolta total da nossa política de Natal para chegar a uma das atividades que têm maior impacto social na nossa comunidade. Eliminamos os sorteios e os presentes de Natal e passamos a entregar obras de grande impacto para as comunidades do entorno.”
quicentro revista shopping centers abrasce

Foram tantos investimentos com o passar de quase 40 anos, que ficaram poucos vestígios do shopping da década de 1980. “Hoje, temos um shopping moderno, similar aos projetos mais importantes de nível internacional. A última revitalização e expansão aconteceu no ano passado, acrescentando 30.374 ㎡ de área construída, totalizando 133.246 ㎡. Com isso, não só incrementou sua capacidade de lojas e serviços, mas também gerou mais empregos, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.” 

E esse investimento ainda trouxe ainda mais prestígio. O ativo foi premiado pela CLICC e está indicado pelo ICSC (International Council Shopping Centers), segundo Cristina, isso reflete reconhecimento do trabalho realizado e a valorização da contribuição para a indústria não só no Equador, mas também a nível internacional, onde se destaca sua constante inovação, impacto social e contribuições para o desenvolvimento urbano de Quito.

Atualmente, Quicentro conta com 190 operações, distribuídas em 63 mil ㎡ de ABL, incluindo lojas-âncoras nos segmentos de moda, tecnologia, entretenimento e gastronomia. Possui ainda 49 escritórios. São 24 opções gastronômicas, com 19 operações na praça de alimentação e cinco restaurantes, de marcas locais e internacionais.“Orgulhosamente, podemos dizer que temos lojas emblemáticas ou flagships, o que faz com o empreendimento seja considerado uma trendsetter do setor.” Um pouco mais de 30% do mix está focado na gastronomia.

“O empreendimento tem uma oferta de entretenimento muito potente, destacando especialmente o complexo de cinemas, com seis salas Premiere com tecnologia 100% Dolby Atmos, foi o primeiro da América do Sul a criar uma experiência de som envolvente”

Agora, se o consumidor prefere atividade física, há um academia da Phisique, com cerca de 120 equipamentos com três níveis, que ocupam mais de 1.200㎡ e com capacidade de 300 pessoas. É a maior operação da rede de todo o país.

Sempre na programação

Por ser uma referência na capital para a população local e turistas de dentro e de fora do país, recebe um fluxo de 18 milhões de visitantes. O ativo fica localizado no coração da zona financeira mais importante da cidade, muito próximo de hotéis de maior prestígio.

Cristina Moshenek, gerente de assuntos corporativos da DK Management Services S.A.

É considerado um ponto imperdível, sendo visitado por turistas nacionais e estrangeiros. “Oferece uma experiência de compra completa, onde se encontram marcas nacionais reconhecidas assim como as melhores marcas internacionais.”

As vendas seguem com indicadores positivos. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho atual e já atingimos um marco histórico na taxa de ocupação em nossos shoppings. As vendas de nossos inquilinos têm seguido o ritmo esperado, em linha com as condições atuais do mercado, o que demonstra um equilíbrio saudável entre ocupação e vendas.”

Ao mesmo tempo, 2024 foi um ano desafiador para o setor e tiveram que adotar estratégias comerciais resilientes que se adaptam eficaz e atempadamente às mudanças do mercado.

“Para o próximo ano, procuramos consolidar a tendência de crescimento de 2024, com foco na inovação, eficiência, experiência e satisfação do cliente, e manter o nosso posicionamento comercial”, diz Cristina. 

Avanços com o uso da tecnologia

A DK Management Services, administradora do Quicentro Shopping, desenvolveu alguns programas de benefícios para os clientes de acordo com ticket médio e frequência de compra. “Realizamos várias atividades desenhadas por nossos clientes mais fiéis como workshops e cursos, que oferecem experiências diferenciadas, exclusivas e memoráveis. Também contamos com um plano de benefícios para os aniversariantes da base de clientes, onde várias marcas estratégicas têm fortalecido nosso programa de fidelidade.”

De olho ainda na experiência figital, tem investido para reforçar a estratégia de omnicanalidade e proporcionar uma experiência integrada e coerente em todos os pontos de contato com o cliente. Entre elas, destacam-se: o desenvolvimento do app Mi Mall, em que é possível pagar o estacionamento, obter informações de ofertas, eventos e filmes em cartaz no cinema e ter uma atualização contínua do site do ativo; implementação de diretórios digitais; agrupamento da base de dados para enviar mensagens personalizadas por e-mail ou Whatsapp; programas de fidelidade e de experiência do cliente, monitoramento e análise de dados, entre outros.

 O ESG 

Segundo Cristina, o Quicentro prioriza as práticas ambientais e sociais, apoiando o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego digno.

“Estas iniciativas visam melhorar a experiência dos seus visitantes e contribuir para o crescimento da comunidade.  Como exemplo, temos conseguido evitar a utilização de aproximadamente 2 milhões de unidades de plástico descartáveis até agora em 2024, com a iniciativa EcoChoice, implementada na praça de alimentação, onde são utilizados talheres e utensílios de mesa reutilizáveis.”

Paralelamente, trabalha com empresas locais para separar e gerir corretamente os resíduos orgânicos, bem como o papel e o plástico. 

Diante da crise energética que afeta o país, Cristina conta que seguem empenhados em reduzir o consumo e há diversas medidas implementadas como o desligamento de displays em horários específicos, diminuir a iluminação das áreas comuns em horários em que utilizar a luz natural e há um esforço colaborativo de todos parceiros comerciais para que o consumo seja menor. “Procuramos operar da forma mais eficiente possível. Para garantir ainda a produção de energia necessária, estamos fazendo um esforço significativo para armazenar combustível, o que permitirá que o shopping funcione durante os horários estendidos. A equipe de operações trabalha diariamente para efetuar uma manutenção constante dos nossos geradores, com o intuito de minimizar quaisquer contratempos.” Enfim, um shopping que está evoluindo e sempre atento a oferecer a melhor experiência aos seus visitantes. Se visitar Quito, coloque o Quicentro em seu roteiro!

  • GOSTOU? COMPARTILHE: