Vila do Conde Porto Fashion Outlet se destaca no mercado português pelo conceito premium
Ativo passa por nova expansão e foca cada vez mais na experiência do cliente
Viagem marcada para a Europa e, obviamente, o roteiro contempla tempo para as compras. Com muitas opções, geralmente, é normal visitar um grande número de lojas. Mas, alguns turistas gostam de reservar um período do dia para conhecer um outlet da região. Por isso, desta vez, o destino escolhido é o Vila do Conde Porto Fashion Outlet, que teve um representante em palestra virtual no 3º Encontro de Outlets, da Abrasce, agora em outubro, em Campo Largo (PR). O ativo recebe mais de 5 milhões de visitantes por ano e 17% das vendas das lojas são feitas por turistas, baseando-se em dados de Tax Free e Unicre. França, Espanha e Brasil lideram no ranking deste centro comercial, que faz parte do portfólio dos 11 ativos do Grupo VIA Outlets e, em Portugal, é gerido em conjunto com o Freeport Lisboa Fashion Outlet. Localizado em Vila do Conde, no norte do país, tem uma área de abrangência que inclui a região metropolitana da cidade de Porto e principais centros urbanos circundantes, até a região da Galiza, na Espanha.
Inaugurado em 2004, passou pela primeira expansão em 2009 e foi adquirido pela companhia em 2017. Com isso, a VIA Outlets colocou em prática seu compromisso com os 3 R’s: Remodelação, Remerchandising e Remarketing. Em 2021, concluiu a etapa da remodelação, tornando-o mais acolhedor, elegante e convidativo. Houve a entrada de mais de 25 novas marcas como BOSS, Under Armour, Gant, Chicco, Lindt, Karl Lagerfeld, The Cosmetics Company by Estée Lauder, Swarovski, Façonnable, entre outras, mas também mudanças de muitas lojas já existentes e dez grandes marcas aumentaram a ABL, como Asics, Furla, Levi’s, demonstrando confiança no projeto.
“Alguns exemplos concretos comprovam o sucesso da nossa estratégia. Em particular, a Lindt, que abriu a sua primeira loja física em Portugal conosco, ou em marcas como a Michael Kors, Guess, Levi’s e Boss, que têm no nosso centro as maiores lojas da marca no país ou, no caso da Levi’s, no mercado ibérico”, relembra Jorge Pinto Fernandes, Portugal Business Director da VIA Outlets.
A área de restaurantes do Vila do Conde Porto Fashion Outlet foi desenhada para acompanhar o posicionamento e responder a uma procura mais exigente e sofisticada, diferentemente de um food court. Entre as opções gastronômicas, há o Vila 953, que celebra a herança portuguesa num ambiente acolhedor e contemporâneo, pelas mãos do Chef Nuno Matos e de sua equipe; o Andiamo, com arquitetura pensada de forma minuciosa; a lendária TAVI, confeitaria da Foz, uma zona emblemática da cidade do Porto; o Starbucks, inaugurado em julho; entre outras.
“Queremos elevar a nossa oferta nacional, apostando num conceito premium que é transversal à experiência de compra. Queremos que os nossos visitantes se identifiquem de imediato que estão num espaço VIA Outlets, o que significa concretizar o verdadeiro axioma do grupo: ‘Beautifully Local’, um resgate de elementos de tradições locais para a arquitetura.”
O Vila do Conde Porto Fashion Outlet está inserido numa região muito rica, como é o caso das cidades de Vila do Conde e do Porto, onde a arquitetura é única e existe uma forte presença cultural relacionada com o mar. E isso é trazido para seu interior. Há três grandes instalações artísticas, que pendem do teto – em grandes estruturas de ferro e cetim vermelho, iluminadas a partir de luzes LED. “Trata-se de “Memórias do Mar”, obra de arte contemporânea criada por Cristina Rodrigues, uma homenagem ao conselho de Vila do Conde e à sua tradição marítima. Tem ainda um componente sonoro, criado pelo músico e compositor Manuel Faria, para aprofundar a experiência de quem se cruza com as obras numa visita ao centro, com sons do universo marítimo. Com o novo projeto de arquitetura, vamos poder ir mais longe e trazer mais desta inspiração”, conta.
Obras em andamento no Vila do Conde Porto Fashion Outlet
O centro comercial passa por nova expansão, com previsão de ser concluída no último trimestre de 2025. De acordo com Fernandes, excelentes indicadores proporcionaram confiança para avançar com este projeto. “O fato de ser um espaço de referência a norte do país e Galiza, com grande notoriedade e resultados consolidados e termos tido muitas marcas interessadas, assim como as já existentes querendo aumentar a ABL, permitindo-nos trabalhar de uma forma diferente e trazer uma vivência nova que consideramos necessária para criar o destino de compra a que nos propomos.”
A expansão irá aumentar a ABL em 6.500 ㎡, totalizando 10 mil ㎡ de área construída, ocupados por 31 novas lojas e quatro novos espaços de restaurantes. “A sustentabilidade também faz parte do novo projeto e está integrada em todos os aspetos da gestão. Desde os materiais utilizados à eficiência energética, passando pelo respeito à tradição regional, pela inspiração na arquitetura e inclusão de espaços verdes, mas também ao nível do bem-estar, proporcionando aos visitantes espaços mais confortáveis e iluminados.”
Atualmente, o outlet tem 27.500 ㎡ ABL e 115 operações. Entre as âncoras, estão Adidas, Boss, Lacoste, Levi’s, Michael Kors, Nike, Polo Ralph Lauren… Por isso, é preciso de tempo para aproveitar ao máximo o que o Vila do Conde Porto Outlet Fashion oferece.
Resultados
De acordo com Fernandes, desde a aquisição, a performance do centro comercial tem melhorado ano após ano, com exceção de 2020 e 2021, devido à pandemia.
“Se compararmos 2023 com o ano anterior à aquisição (2016), o crescimento das vendas foi de 50% e uma compra média com alta 32%. Em 2023, batemos novamente o recorde de vendas das marcas e temos como objetivo bater um novo recorde este ano. Esses índices são fruto da implementação de estratégia dos “3R” da VIA Outlets, que permitiu um reposicionamento e a conquista de novos clientes”, pontua.
O ativo conta ainda com o programa de fidelidade Fashion Club, que celebra cinco anos de existência em Portugal. Com 340 mil membros no país, já terá permitido poupanças acumuladas superiores a Є 4 milhões ao longo de meia década de existência. “Criado em 2019, ele permite somar 5% do valor das compras em saldo, assim como utilizar os créditos acumulados para descontos adicionais de até 25% em compras futuras. Créditos extra e uma surpresa especial no dia de aniversário do membro também fazem parte dos benefícios, entre outros.”
Investimentos em omnicanalidade estão na estratégia do empreendimento, por meio da comunicação e de plataformas, mas também realizados em conjunto com as lojas. A venda virtual pode ter diversos formatos.
O ESG
A política do VIA Outlets se baseia em quatro pilares: edifícios sustentáveis, consumidores conscientes, comunidades resilientes e o envolvimento dos stakeholders. “Esse último pilar é a base da nossa estratégia pela importância do papel ativo que todas as partes da cadeia de valor têm na definição da nossa estratégia de sustentabilidade. Trabalhamos continuamente na implementação e partilha de relatórios, formação e contínua sensibilização para aumentar a compreensão dos nossos objetivos e ações e fomentar a participação eficaz de todos”, diz.
Tudo segue critérios rigorosos, demonstrados por meio de certificações de boas práticas. “Alcançamos o nível máximo da certificação BREEAM – Outstanding (Excepcional), colocando-o entre os dez edifícios comerciais melhores classificados a nível internacional em termos de sustentabilidade.
Em eficiência energética, a aplicação película solar em 5 mil ㎡, permitiu uma redução de 12,3% consumo de energia por ano, e os 962 painéis fotovoltaicos instalados em um área de 6,700 ㎡ produzem uma média anual de 680Mwh, o que equivale ao abastecimento de 200 casas. Com essas e outras medidas, conseguiram reduzir em 30% ao ano a compra de energia. A eficiência hídrica é outro ponto visto com muito atenção e conta com equipamentos para redução do consumo de água como torneiras de baixo fluxo; rega inteligente com controle meteorológico, eletroválvulas em todas os WC’s para controle de fugas e evitar o desperdício de água, entre outros equipamentos e soluções.
Há também um forte trabalho desenvolvimento em relação aos resíduos.
“Apostamos na redução e valorização deles, pois acreditamos que fazer novo a partir do que já existe é o princípio de uma mudança positiva e de um futuro mais sustentável. Fazemos uma gestão de resíduos a 100%, sendo que 77% são recicláveis e 33% servem para a produção de energia (queima). A nossa parceria de 10 anos com a Veolia permitiu-nos recolher mais de 10 mil toneladas de resíduos para reciclagem e valorização energética. Apenas nos últimos dois anos, foi possível passar de uma taxa de reciclagem de 60% para mais de 75% e foi criada uma nova sala de triagem para recuperação de mais resíduos”, explica Fernandes.
Há ainda cuidados com a biodiversidade da região e uma estufa para reproduzir e tratar as plantas. “Em Portugal todas as espécies de morcegos possuem estatuto de conservação. Em um estudo, foi verificado que nos encontramos a 1,3km de uma área protegida. Fomos responsáveis pela instalação de quatro caixas de abrigo que permitirá reunir as condições ideais de habitat bem como monitorá-las.”
Pensando na acessibilidade, há pontos de recarga para patinetes elétricos, além, claro, da estação de metrô, que reduz muito o tráfego. “Com o objetivo de nos tornarmos uma referência em acessibilidade e atendimento das pessoas com deficiência motora, estabelecemos uma parceria com a Associação Salvador que, mais do que avaliar o grau de cumprimento da legislação portuguesa, permitiu implementar mudanças que tornam o centro um espaço que responde ao universo da diversidade funcional.” Há ainda um serviço de assistência personalizada aos visitantes com deficiência visual e com mobilidade reduzida, para que tenham uma experiência de compra tranquila e confortável. O local é agradável e vale a pena ser visitado por tudo o que oferece, claro, inclusive, com o grande atrativo dos descontos.