Estudo da Abrasce traça o perfil deste consumidor em uma análise profunda com muitos dados sobre hábitos e comportamentos
De forma inédita, a Abrasce lança a pesquisa ‘O Comportamento dos Frequentadores de Outlets”. Conhecer o perfil destes visitantes é mais um demonstrativo de que a associação se posiciona como representante deste segmento relevante e pujante, que vem, inclusive, crescendo com expansões e
greenfields. A entidade atua em diversas frentes, como monitoramento, capacitação, desenvolvimento de estudos, organização de encontros e debates constantes por meio de um comitê consistente, formado por representantes de players deste segmento. Ao apresentar esse levantamento, realizado pela Fronte Pesquisa e encomendado pela área de Inteligência de Mercado, corrobora esse compromisso.
“Esse segmento vem passando por transformações assim como os shoppings e, hoje, diferentemente dos Estados Unidos e da Europa, os empreendedores brasileiros têm uma visão diferenciada para atender o público, indo além de uma demanda de compras, preço e marcas. Estão apostando no pioneirismo ao investirem em lazer, entretenimento e gastronomia. Por isso, a pesquisa vem chancelar algumas destas iniciativas e também trazer insights. Ela ainda nos norteia e passa a ser a primeira de uma série histórica”, pontua Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce.
Utilizando a metodologia quantitativa e contemplando o período de maio e junho de 2024, o estudo teve 1.100 respondentes, todos consumidores de outlets, com mais de 17 anos, que visitaram pelo menos um dos 17 ativos deste segmento nos últimos 12 meses e tem renda superior a dois salários mínimos. Considerou o público-alvo de 11 estados que abrigam, pelo menos, um destes equipamentos.

Atualmente, o Sudeste (SP, RJ e MG) se mantém na liderança com nove empreendimentos; a região Sul (PR, SC e RS) conta com quatro; e, juntos, Nordeste (BA, CE e PE) e Centro-Oeste (GO e DF), também têm quatro ativos. O estudo traz ainda detalhes sobre gênero, faixa etária, escolaridade, renda e classe socioeconômica do visitante. Há muitos dados interessantes sobre hábitos e comportamentos, como, por exemplo, ao demonstrar que 66% planejam essa visita; 55% costumam ir uma vez por ano e 50% têm como hábito levar o pet, sendo que 27% valorizam o espaço pet. Já 64% declaram que conhecem esses locais por meio de indicação de pessoas.
“Ainda que apresentem comportamentos diferentes, dependendo do estado, ouvimos as regiões em que esses empreendimentos estão localizados. A associação tem esse dever de promover materiais fidedignos bem elaborados, que podem ajudar na tomada de decisão e em questões estratégicas. O estudo serve ainda como balizador para o empreendedor, que pode compará-los com seus KPI’s. Esse levantamento proporciona um entendimento mais profundo e mapeia cada vez mais e melhor esse segmento”, enaltece Mônica.
Nos últimos anos, a gastronomia também tem ganhado mais relevância no mix e isso reflete nas respostas desta amostra, demonstrando o quanto ela é significativa para esse frequentador. 62% afirmam que a variedade de restaurantes pode ser um fator decisivo na escolha do empreendimento e 78% costumam se alimentar na Praça de Alimentação. Por ser um passeio em família, 38% dos frequentadores utilizam as áreas de recreação infantil.
Tendo o desconto como principal atrativo, é comum os outlets fazerem auditorias nas lojas e há um cuidado com os produtos oferecidos. Com isso, muitas marcas produzem itens para serem comercializados exclusivamente nestas operações – os chamados made for outlet. Como o fator preço é algo estratégico para toda essa cadeia, a pesquisa mostra que o consumidor também está atento a isso, já que 79% pesquisam o preço antes de ir até o local. Entre os itens mais buscados, estão vestuário (64%) e calçados (60%).
Nesta jornada, o levantamento mostra ainda que, em média, o tempo de permanência é 3 horas 14 minutos e as pessoas chegam a se deslocar em até 1h29 já que esses empreendimentos, geralmente, ficam localizados em pontos estratégicos de rodovias, tendo uma área de abrangência que engloba outras cidades.
Mesmo com uma grande quantidade de operações, o frequentador entra, em média, 6,5 lojas e compra em 3,3 lojas. É um indicador que ele tem um objetivo. Na hora do pagamento, a preferência ainda é pelo cartão de crédito, com 72%, mas muitos também utilizam o PIX, que se popularizou no país desde seu lançamento, em 2020. Atualmente, esse método está na preferência de 47% dos frequentadores de outlet.
O ‘Comportamento dos Frequentadores de Outlets’ foi apresentado por Juliana Piai, sócia-diretora,
com exclusividade, em 2 de outubro, durante o 3º Encontro de Outlets. Ele já se encontra disponível
para os associados baixá-lo gratuitamente na área restrita do site da Abrasce. Quem não é
associado pode adquiri-lo por R$ 399. “Essa pesquisa vem em um momento de franco crescimento do segmento, quando ele tem despertado o interesse de mais empreendedores e lojistas.”
Mais um evento marcante
Realizado pela primeira vez fora do estado de São Paulo, o 3º Encontro de Outlets teve 62 participantes, reunindo profissionais deste segmento e varejistas. O evento aconteceu no City Center Outlet Premium, em Campo Largo (PR), e a Abrasce preparou um dia com muitas atividades, envolvendo conteúdo, visita técnica e networking.

Segundo Mônica, esse número de convidados é similar ao de edições anteriores, o que demonstra a força deste tema. Logo cedo, foi oferecido o transporte de Curitiba ao local de destino e todos foram recepcionados com um welcome coffee. Após a abertura oficial do evento, Juliana Piai compartilhou e detalhou o estudo completo aos presentes. Manhã encerrada e pausa para um delicioso almoço oferecido pelo Grupo Tacla.

Em seguida, foram convidados a assistir uma palestra virtual com os representantes do grupo português Via Outlet. “Entendemos ser importante trazer a visão internacional de uma referência em Portugal”, pontua Mônica. Após esse momento de conexão, o grupo seguiu para uma visita técnica guiada pelo empreendimento. Para finalizar o dia, a Abrasce promoveu um happy hour em Curitiba (PR).
