Queridinho dos brasileiros, os outlets, a exemplo do que já acontece nos mercados internacionais, têm se tornado ponto de parada obrigatória de turistas que visitam as regiões onde estão instalados. Graças a um combo convidativo: fácil acesso, descontos e preços competitivos, ambiente agradável e atendimento de qualidade
Visitar um outlet no exterior sempre fez parte do roteiro de viagem do brasileiro. Com o crescimento deste segmento no Brasil, esse hábito de consumo passou a ser praticado por aqui também e os outlets viraram destinos turísticos e de compras. É um segmento que só cresce no país e agrada muito o público. Com a pandemia e a alta do dólar e do euro, o consumidor tem evitado viajar para fora do país, o que favoreceu o turismo nacional e também a preferência pelos outlets brasileiros. Os descontos de até 80% o ano inteiro – e com o benefício do parcelamento – atraem muitos visitantes para esses locais, que ficam localizados, geralmente, em rodovias com alto tráfego de veículos. O mix completo, que envolve alimentação, lojas e serviços, torna o passeio em família ainda mais agradável.
No litoral catarinense
De olho nesse segmento promissor no Brasil, o Grupo Tacla escolheu a cidade de Porto Belo (SC) para implantar seu primeiro outlet, inaugurado em dezembro de 2017. Por estar posicionado entre o litoral norte catarinense com destaque para o Balneário Camboriú e a capital Florianópolis, o Porto Belo Outlet Premium tem uma área de influência potencializada ainda por estar às margens da BR-101, rota econômica e turística.
Além disso, o empreendimento conta com três aeroportos nas proximidades e aproveita o fluxo de turistas que chegam pelo mar em cruzeiros e daqueles que vão para o Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina.
A localização em um dos destinos do país que mais recebem estrangeiros do Mercosul também é mais um ponto favorável.
“A área primária de atendimento do Porto Belo Outlet Premium é de até 150 km, ou seja, pessoas viajam até 1h30min para nos visitar. Porém, atendemos clientes de todo Brasil e Mercosul. Os turistas da Argentina, Chile e Paraguai são os que mais nos visitam devido à permanência em nossas praias”, explica.
O TripAdvisor também serve de termômetro para o Porto Belo Outlet Premium. “É o principal meio on-line que nos avalia anualmente desde 2017. Já recebemos a certificação da plataforma por três anos consecutivos e seguimos para mais um reconhecimento. Entendemos que esta ferramenta nos auxilia, validando nosso destino como um dos melhores centros de compras do estado de Santa Catarina e um dos 10 melhores destinos para se visitar”, reforça Aline.
Com a retomada e as datas festivas de fim de ano, a jornada de compra dos clientes neste centro comercial também mudou em 2021. “Famílias em férias começaram a nos visitar, aumentando o tempo de permanência e de compras. Todos participam da experiência de estar em um outlet, até mesmo os bichinhos de estimação. Por isso, inauguramos um pet park”, destaca. O local tem infraestrutura bem confortável para receber os clientes que estão em trânsito e procuram uma parada com serviços. Hoje o outlet conta com 105 operações e deverá inaugurar ainda em fevereiro a rede de farmácia Capitão Saúde e um Starbucks.
Para 2022, a expectativa segue muito positiva. “Entendemos que o mercado procura ambientes com arquitetura aberta para um passeio mais tranquilo e busca por oportunidades de compras mais inteligente. Além das duas novas operações, estamos com mais três grandes marcas chegando e ainda um posto de gasolina Premium da rede Juninho, com uma arquitetura futurista e inovadora, completando o mix de serviços aos clientes e turistas que trafegam na BR-101”, conta Aline.
Bem próximo da capital paulista
O Catarina Fashion Outlet possui um mix diferenciado de lojas com grandes grifes nacionais e internacionais que praticam descontos de até 80% e por isso é um destino muito procurado no interior de São Paulo. “A localização no km 60 da Rodovia Castelo Branco é acessível para moradores da capital e de outras grandes cidades do interior paulista, além de favorecer o fluxo de visitantes de fora do estado que estão de passagem por São Paulo. O ambiente é um diferencial: amplas alamedas ao ar livre, com paisagismo e arquitetura diferenciados, características já consagradas dos projetos desenvolvidos pela JHSF Malls. Além da gastronomia que conta com diversas opções de restaurantes, desde o fast-food até churrascaria”, detalha Walter Borghi, diretor executivo da JHSF Mall.
Com arquitetura de Paulo Baruki e paisagismo de Maria João D’Orey, o Catarina Fashion Outlet, inaugurado em 18 de outubro de 2014, contou com sua primeira expansão em 2015 e, em agosto de 2018, abriu sua segunda expansão ao público, chegando a cerca de 30 mil m² de área bruta locável (ABL). A terceira expansão está em andamento, com finalização prevista para dezembro de 2022.
Atualmente, o outlet conta com 140 lojas e 35 quiosques que concentram mais de 200 operações, entre elas, 32 operações de gastronomia. Em 2021, com a retomada e o fim do ano, o fluxo de carros e o tempo de permanência não aumentaram, mas houve crescimento no número visitantes e do ticket médio.
Segundo Borghi, esse incremento se deve a diversos fatores. Foram muitos meses de portas fechadas e, com isso, um estoque alto de produtos acumulou nas lojas, principalmente nas internacionais. Com isso, a oferta ficou bastante atrativa. O fato de as pessoas não estarem viajando, também aumentou o ritmo de compra no Brasil.
“Além disso, muitas lojas reabriram suas portas com mercadorias compradas antes da alta do dólar e euro e, com isso, com preços muito competitivos e ainda mais descontos sobre os preços originais. A impossibilidade de viagens e compras no exterior e aumento do dólar e do euro ajudaram muito no aquecimento do setor de outlets no Brasil. E isso foi percebido especialmente no Catarina Fashion Outlet, que, mesmo com a pandemia e após ter passado dois meses fechado, entregou o resultado previsto para o ano inteiro aberto em 2021”, detalha o diretor executivo.
Para 2022, a expectativa é da continuidade do crescimento constante das vendas. “Estamos tão positivos que teremos a expansão com mais 24 mil m² de ABL e mais 155 operações”, conta Borghi.
No Nordeste
O Recife Outlet, primeiro modelo premium de Pernambuco, foi inaugurado em maio de 2021 com a pandemia em curso. O empreendimento, que fica a 22 km de Recife, se tornou o destino de muitos moradores da regiões e de turistas. Fica na BR-232, que interliga a capital do estado a Caruaru. “Nossa área de abrangência envolve 115 munícipios, inclusive dos estados da Paraíba e de Alagoas, considerando quem está de carro e ou de excursão. Além disso, recebemos turistas que vêm de avião e aproveitam para conhecer o lugar durante a viagem. Mesmo com a pandemia e as restrições, tivemos um boom na abertura. Sentimos queda de fluxo em agosto e setembro, mas tivemos uma melhora significativa no final do ano com as flexibilizações”, relata o superintendente Marco Sodré.
Esse aumento do fluxo traz uma boa expectativa para 2022. “Fez com que olhássemos para esse ano com mais esperança de que a economia volta ao normal. As eleições serão um divisor de águas para definir o futuro político do país. Para nós, será um ano de solidificação da marca”, fala.
Para atrair ainda mais público, o empreendimento tem promovido alguns eventos como a feira de carros esportivos e o parque infantil e, agora, o investimento está sendo na construção de um parque para pets. Segundo Sodré, o Recife Outlet também tem se beneficiado com o fluxo de muitos clientes que deixaram de viajar ao exterior.
Localizado em um terreno de 50 hectares, o Recife Outlet tem 13,5 mil m2 de ABL – já com expansão para 30 mil m2 prevista – e conta com 56 operações, sendo seis de alimentação.
Para 2022
Em setembro do ano passado, o governador João Doria assinou um decreto que instituiu o Distrito Turístico de Olímpia, o primeiro de São Paulo e um marco para o desenvolvimento do município de Olímpia. Os parques aquáticos temáticos e com águas termais são os principais atrativos e levam cerca de 3 milhões de visitantes por ano à cidade.
“Nos Estados Unidos, há muitos outlets em Orlando devido aos parques. Como há muitos turistas, existe uma pré-disposição de gastar. Olímpia é a Orlando brasileira com projeções de receber 6 milhões de turistas até 2026”, afirma o diretor executivo da Ferreira Engenharia, Rafael Ferreira.
A demanda de investimento na região é tão alta que o governo aprovou, inclusive, a construção de um aeroporto internacional na cidade.
Não ao acaso e depois de uma análise minuciosa de mercado, a Ferreira Engenharia, que atua no ramo imobiliário e de varejo desde 1997, decidiu investir no primeiro leisure outlet do Brasil, na cidade de Olímpia. O Olímpia Garden Outlet já está em fase de implantação e deve ser inaugurado no final de 2022. “Contratamos o Ibope Inteligência, que nos deu previsão de vendas de R$ 1.528 por m2 ao mês em uma ABL de 18 mil m2. Então, aprofundamos a pesquisa sobre a cidade e decidimos investir”, explica o diretor executivo. “O terreno tem 130 mil m2 e iniciaremos com 19 mil m2 de ABL já com um projeto de expansão previsto de 10 mil m2. A área de influência irá abranger toda a região noroeste do estado de São Paulo. Além disso, vamos receber os turistas de cidades mais distantes, especialmente da capital, já que 25% dos visitantes de Olímpia são da cidade de São Paulo”, explica Ferreira. Cercado por um espaço verde, o empreendimento contará ainda com uma grande área de mata nativa, o que tornará o passeio ainda mais convidativo.
Com investimento de R$ 120 milhões e geração de mais de 800 empregos diretos, o empreendimento deve ainda receber parte dos 2 milhões de turistas da festa do peão, que acontece todos os anos em Barretos, cidade próxima de Olímpia. Serão 107 operações, sendo 15 quiosques e uma praça de alimentação climatizada com 17 restaurantes, além de 1.200 vagas de estacionamento.
No Sul
O estado do Paraná ganhará seu primeiro outlet, o City Center Outlet Premium, segundo investimento do Grupo Tacla neste segmento e com inauguração planejada para 2022 . O empreendimento será um destino de compras e de turismo, graças à ampla área de abrangência. “Com obras avançadas, fica na BR-277, que é a principal conexão com todo interior do estado e por onde circulam mais de 1 milhão de veículos de passeio por mês, além da área de influência de 3,7 milhões de pessoas”, pontu o diretor do Grupo Tacla, Aníbal Tacla.
Campo Largo foi a cidade escolhida para a implantação do novo greenfield. “O município em 140 mil habitantes e mais de 30 cidades com grande potencial de consumo, além, é claro, de Curitiba que fica há apenas 25 minutos e tem o quarto maior PIB do país”, explica. Além da localização estratégica, o City Center Outlet Premium também segue outro padrão dos modelos americanos: o conceito village, com áreas ao livre e fechadas, que proporcionam um passeio agradável e seguro.
Com previsão de inauguração no final de 2022, as obras estão aceleradas e a comercialização já começou, sendo que as negociações com algumas grandes marcas já estão consolidadas. Serão 140 lojas de marcas nacionais e internacionais que vão oferecer descontos de até 70% o ano inteiro. “A pandemia afetou planos e datas no mundo todo, mas a recuperação tem nos surpreendido positivamente, principalmente pelo interesse das marcas no segmento outlet”, destaca Tacla.
O empreendimento contará ainda com 2.500 vagas de estacionamento e 19 restaurantes, será pet friendly e terá ainda quatro salas de cinema Multiplex,. Será um dos maiores outlets do país, em um terreno com mais de 290 mil m2, sendo 74 mil m2 de área construída e 33 mil m2 de ABL. Gerará ainda, aproximadamente, 1.500 novos postos direto de trabalho.