JAN/FEV 2022 - Edição 239 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Outlets como destinos turísticos

9 de fevereiro de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação

Queridinho dos brasileiros, os outlets, a exemplo do que já acontece nos mercados internacionais, têm se tornado ponto de parada obrigatória de turistas que visitam as regiões onde estão instalados. Graças a um combo convidativo: fácil acesso, descontos e preços competitivos, ambiente agradável e atendimento de qualidade

Visitar um outlet no exterior sempre fez parte do roteiro de viagem do brasileiro. Com o crescimento deste segmento no Brasil, esse hábito de consumo passou a ser praticado por aqui também e os outlets viraram destinos turísticos e de compras. É um segmento que só cresce no país e agrada muito o público. Com a pandemia e a alta do dólar e do euro, o consumidor tem evitado viajar para fora do país, o que favoreceu o turismo nacional e também a preferência pelos outlets brasileiros. Os descontos de até 80% o ano inteiro – e com o benefício do parcelamento – atraem muitos visitantes para esses locais, que ficam localizados, geralmente, em rodovias com alto tráfego de veículos. O mix completo, que envolve alimentação, lojas e serviços, torna o passeio em família ainda mais agradável. 

No litoral catarinense

De olho nesse segmento promissor no Brasil, o Grupo Tacla escolheu a cidade de Porto Belo (SC) para implantar seu primeiro outlet, inaugurado em dezembro de 2017. Por estar posicionado entre o litoral norte catarinense com destaque para o Balneário Camboriú e a capital Florianópolis, o Porto Belo Outlet Premium tem uma área de influência potencializada ainda por estar às margens da BR-101, rota econômica e turística. 

Porto Belo Outlet Premium - Outlets como destinos turísticos - Revista Shopping Centers
Aos finais de semana, o Porto Belo Outlet Premium (SC) oferece um transfer gratuito que parte das cidades de Florianópolis, Itapema e Balneário Camboriú 

Além disso, o empreendimento conta com três aeroportos nas proximidades e aproveita o fluxo de turistas que chegam pelo mar em cruzeiros e daqueles que vão para o Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina.

“Somos um outlet com projeto 100% americano, com marcas nacionais e internacionais. O passeio é ao ar livre, ora aberto ora fechado, que contribui para a ventilação natural, cheio de vegetação, superagradável para as famílias que visitam o litoral catarinense. Praias, parques, museus, vasta rede hoteleira, aeroportos… todos integrados e em sinergia para a melhor permanência do cliente. Também possuímos facilidades para clientes de outras cidades e estados, além de serviços exclusivos e gratuitos para agências de transporte receptivo, guias e motoristas”, destaca a gerente de marketing do Porto Belo Outlet Premium, Aline Righi.

A localização em um dos destinos do país que mais recebem estrangeiros do Mercosul também é mais um ponto favorável.

“A área primária de atendimento do Porto Belo Outlet Premium é de até 150 km, ou seja, pessoas viajam até 1h30min para nos visitar. Porém, atendemos clientes de todo Brasil e Mercosul. Os turistas da Argentina, Chile e Paraguai são os que mais nos visitam devido à permanência em nossas praias”, explica.

O TripAdvisor também serve de termômetro para o Porto Belo Outlet Premium. “É  o principal meio on-line que nos avalia anualmente desde 2017. Já recebemos a certificação da plataforma por três anos consecutivos e seguimos para mais um reconhecimento. Entendemos que esta ferramenta nos auxilia, validando nosso destino como um dos melhores centros de compras do estado de Santa Catarina e um dos 10 melhores destinos para se visitar”, reforça Aline.

Com a retomada e as datas festivas de fim de ano, a jornada de compra dos clientes neste centro comercial também mudou em 2021. “Famílias em férias começaram a nos visitar, aumentando o tempo de permanência e de compras. Todos participam da experiência de estar em um outlet, até mesmo os bichinhos de estimação. Por isso, inauguramos um pet park”, destaca. O local tem infraestrutura bem confortável para receber os clientes que estão em trânsito e procuram uma parada com serviços. Hoje o outlet conta com 105 operações e deverá inaugurar ainda em fevereiro a rede de farmácia Capitão Saúde e um Starbucks.  

Para 2022, a expectativa segue muito positiva. “Entendemos que o mercado procura ambientes com arquitetura aberta para um passeio mais tranquilo e busca por oportunidades de compras mais inteligente. Além das duas novas operações, estamos com mais três grandes marcas chegando e ainda um posto de gasolina Premium da rede Juninho, com uma arquitetura futurista e inovadora, completando o mix de serviços aos clientes e turistas que trafegam na BR-101”, conta Aline.

Outlet em Santa Catarina  - Outlets como destinos turísticos - Revista Shopping Centers
Como o estado de Santa Catarina é um grande player do mercado têxtil de cama, mesa, banho e vestuário, o empreendimento tem essas marcas em suas operações

Bem próximo da capital paulista

O Catarina Fashion Outlet possui um mix diferenciado de lojas com grandes grifes nacionais e internacionais que praticam descontos de até 80% e por isso é um destino muito procurado no interior de São Paulo. “A localização no km 60 da Rodovia Castelo Branco é acessível para moradores da capital e de outras grandes cidades do interior paulista, além de favorecer o fluxo de visitantes de fora do estado que estão de passagem por São Paulo. O ambiente é um diferencial: amplas alamedas ao ar livre, com paisagismo e arquitetura diferenciados, características já consagradas dos projetos desenvolvidos pela JHSF Malls. Além da gastronomia que conta com diversas opções de restaurantes, desde o fast-food até churrascaria”, detalha Walter Borghi, diretor executivo da JHSF Mall. 

Catarina Fashion Outlet  - Outlets como destinos turísticos - Revista Shopping Centers
O Catarina Fashion Outlet oferece transfer gratuito partindo de São Paulo, com pontos de embarque no Terminal Turístico Barra Funda ou na Avenida Doutor Arnaldo, altura do nº 1.432. Para ter acesso ao serviço, é preciso agendar, checar as datas disponíveis e os locais de embarque no site do empreendimento

Com arquitetura de Paulo Baruki e paisagismo de Maria João D’Orey, o Catarina Fashion Outlet, inaugurado em 18 de outubro de 2014, contou com sua primeira expansão em 2015 e, em agosto de 2018, abriu sua segunda expansão ao público, chegando a cerca de 30 mil m² de área bruta locável (ABL). A terceira expansão está em andamento, com finalização prevista para dezembro de 2022.

Catarina Fashion Outlet - Revista Shopping Centers
O Catarina Fashion Outlet usa o TripAdvisor como termômetro para entender a experiência do consumidor e entende que o site também funciona como um canal importante de pesquisa para quem vai visitar o local pela primeira vez e busca por informações e dicas
São Paulo Catarina Aeroporto  - Outlets como destinos turísticos - Revista Shopping Centers
Em dezembro de 2019 foi inaugurado o São Paulo Catarina Aeroporto, dedicado à aviação executiva, que faz parte do Empreendimento Urbanístico Integrado Catarina, composto pelo Catarina Fashion Outlet e pelo Catarina Corporate Center, e também traz fluxo para o empreendimento | Foto: Adorni Films

Atualmente, o outlet conta com 140 lojas e 35 quiosques que concentram mais de 200 operações, entre elas, 32 operações de gastronomia. Em 2021, com a retomada e o fim do ano, o fluxo de carros e o tempo de permanência não aumentaram, mas houve crescimento no número visitantes e do ticket médio. 

Segundo Borghi, esse incremento se deve a diversos fatores. Foram muitos meses de portas fechadas e, com isso, um estoque alto de produtos acumulou nas lojas, principalmente nas internacionais. Com isso, a oferta ficou bastante atrativa. O fato de as pessoas não estarem viajando, também aumentou o ritmo de compra no Brasil.

“Além disso, muitas lojas reabriram suas portas com mercadorias compradas antes da alta do dólar e euro e, com isso, com preços muito competitivos e ainda mais descontos sobre os preços originais. A impossibilidade de viagens e compras no exterior e aumento do dólar e do euro ajudaram muito no aquecimento do setor de outlets no Brasil. E isso foi percebido especialmente no Catarina Fashion Outlet, que, mesmo com a pandemia e após ter passado dois meses fechado, entregou o resultado previsto para o ano inteiro aberto em 2021”, detalha o diretor executivo.  

Para 2022, a expectativa é da continuidade do crescimento constante das vendas. “Estamos tão positivos que teremos a expansão com mais 24 mil m² de ABL e mais 155 operações”, conta Borghi.

No Nordeste

O Recife Outlet, primeiro modelo premium de Pernambuco, foi inaugurado em maio de 2021 com a pandemia em curso. O empreendimento, que fica a 22 km de Recife, se tornou o destino de muitos moradores da regiões e de turistas.  Fica na BR-232, que interliga a capital do estado a Caruaru. “Nossa área de abrangência envolve 115 munícipios, inclusive dos estados da Paraíba e de Alagoas, considerando quem está de carro e ou de excursão. Além disso, recebemos turistas que vêm de avião e aproveitam para conhecer o lugar durante a viagem. Mesmo com a pandemia e as restrições, tivemos um boom na abertura. Sentimos queda de fluxo em agosto e setembro, mas tivemos uma melhora significativa no final do ano com as flexibilizações”, relata o superintendente Marco Sodré. 

Esse aumento do fluxo traz uma boa expectativa para 2022. “Fez com que olhássemos para esse ano com mais esperança de que a economia volta ao normal. As eleições serão um divisor de águas para definir o futuro político do país. Para nós, será um ano de solidificação da marca”, fala.

Para atrair ainda mais público, o empreendimento tem promovido alguns eventos como a feira de carros esportivos e o parque infantil e, agora, o investimento está sendo na construção de um parque para pets. Segundo Sodré, o Recife Outlet também tem se beneficiado com o fluxo de muitos clientes que deixaram de viajar ao exterior. 

Marco Sodré Recife Outlet  - Outlets como destinos turísticos - Revista Shopping Centers
Marco Sodré, superintendente do Recife Outlet (PE)

Localizado em um terreno de 50 hectares, o Recife Outlet tem 13,5 mil m2 de ABL – já com expansão para 30 mil m2 prevista – e conta com 56 operações, sendo seis de alimentação. 

Para 2022

Rafael Ferreira Engenharia  - Outlets como destinos turísticos - Revista Shopping Centers
Rafael Ferreira, diretor executivo da Ferreira Engenharia

Em setembro do ano passado, o governador João Doria assinou um decreto que instituiu o Distrito Turístico de Olímpia, o primeiro de São Paulo e um marco para o desenvolvimento do município de Olímpia. Os parques aquáticos temáticos e com águas termais são os principais atrativos e levam cerca de 3 milhões de visitantes por ano à cidade.

“Nos Estados Unidos, há muitos outlets em Orlando devido aos parques. Como há muitos turistas, existe uma pré-disposição de gastar. Olímpia é a Orlando brasileira com projeções de receber 6 milhões de turistas até 2026”, afirma o diretor executivo da Ferreira Engenharia, Rafael Ferreira.

A demanda de investimento na região é tão alta que o governo aprovou, inclusive, a construção de um aeroporto internacional na cidade. 

Não ao acaso e depois de uma análise minuciosa de mercado, a Ferreira Engenharia, que atua no ramo imobiliário e de varejo desde 1997, decidiu investir no primeiro leisure outlet do Brasil, na cidade de Olímpia. O Olímpia Garden Outlet já está em fase de implantação e deve ser inaugurado no final de 2022. “Contratamos o Ibope Inteligência, que nos deu previsão de vendas de R$ 1.528 por m2 ao mês em uma ABL de 18 mil m2. Então, aprofundamos a pesquisa sobre a cidade e decidimos investir”, explica o diretor executivo. “O terreno tem 130 mil m2 e iniciaremos com 19 mil m2 de ABL já com um projeto de expansão previsto de 10 mil m2. A área de influência irá abranger toda a região noroeste do estado de São Paulo. Além disso, vamos receber os turistas de cidades mais distantes, especialmente da capital, já que 25% dos visitantes de Olímpia são da cidade de São Paulo”, explica Ferreira. Cercado por um espaço verde, o empreendimento contará ainda com uma grande área de mata nativa, o que tornará o passeio ainda mais convidativo. 

Com investimento de R$ 120 milhões e geração de mais de 800 empregos diretos, o empreendimento deve ainda receber parte dos 2 milhões de turistas da festa do peão, que acontece todos os anos em Barretos, cidade próxima de Olímpia. Serão 107 operações, sendo 15 quiosques e uma praça de alimentação climatizada com 17 restaurantes, além de 1.200 vagas de estacionamento. 

No Sul

Aníbal Tacla  - Outlets como destinos turísticos - Revista Shopping Centers
Aníbal Tacla, diretor do Grupo Tacla

O estado do Paraná ganhará seu primeiro outlet, o City Center Outlet Premium, segundo investimento do Grupo Tacla neste segmento e com inauguração planejada para 2022 . O empreendimento será um destino de compras e de turismo, graças à ampla área de abrangência. “Com obras avançadas, fica na BR-277, que é a principal conexão com todo interior do estado e por onde circulam mais de 1 milhão de veículos de passeio por mês, além da área de influência de 3,7 milhões de pessoas”, pontu o diretor do Grupo Tacla, Aníbal Tacla.

Campo Largo foi a cidade escolhida para a implantação do novo greenfield. “O município em 140 mil habitantes e mais de 30 cidades com grande potencial de consumo, além, é claro, de Curitiba que fica há apenas 25 minutos e tem o quarto maior PIB do país”, explica. Além da localização estratégica, o City Center Outlet Premium também segue outro padrão dos modelos americanos: o conceito village, com áreas ao livre e fechadas, que proporcionam um passeio agradável e seguro. 

City Center Outlet Premium  - Outlets como destinos turísticos - Revista Shopping Centers
O City Center Outlet Premium (PR) tem ainda mais de 170 mil m2 de área verde

Com previsão de inauguração no final de 2022, as obras estão aceleradas e a comercialização já começou, sendo que as negociações com algumas grandes marcas já estão consolidadas. Serão 140 lojas de marcas nacionais e internacionais que vão oferecer descontos de até 70% o ano inteiro. “A pandemia afetou planos e datas no mundo todo, mas a recuperação tem nos surpreendido positivamente, principalmente pelo interesse das marcas no segmento outlet”, destaca Tacla. 

O empreendimento contará ainda com 2.500 vagas de estacionamento e 19 restaurantes, será pet friendly e terá ainda quatro salas de cinema Multiplex,. Será um dos maiores outlets do país, em um terreno com mais de 290 mil m2, sendo 74 mil m2 de área construída e 33 mil m2 de ABL. Gerará ainda, aproximadamente, 1.500 novos postos direto de trabalho. 

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