MAR/ABR 2024 - Edição 252 Ano 37 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Boletim de Tendências e Oportunidades mapeia mais de cem marcas restaurantes e bares com serviços em shoppings

5 de abril de 2024 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
Além de ganhar força no mix e trazer fluxo, essas operações influenciam na escolha do consumidor

A busca por alimentação é o terceiro motivo que faz o visitante ir ao shopping center, de acordo com a pesquisa realizada pela Abrasce sobre o comportamento do frequentador. Acompanhando o movimento do mercado em aumentar essa oferta com uma experiência além da Praça de Alimentação, a entidade lançou a segunda edição do Boletim de Tendências e Oportunidades – Gastronomia Restaurantes e Bares com Serviços, com o apoio da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. 

Boletim de Tendências e Oportunidades revista shopping centers abrasce
“Já observávamos esse movimento em várias frentes, por isso, decidimos focar nesse tema, para que os shoppings se mantenham cada vez mais atualizados. O Boletim é um guia para que possam acompanhar o que tem sido feito e olhem para os seus empreendimentos analisando o que é possível aplicar e entender em que nível está. A ideia não é de que faça tudo”, destaca Caroline Louise Gulisz, coordenadora de Inteligência de Mercado da Abrasce.

Como forma de auxiliar o setor, o levantamento traz os principais players de bares e restaurantes com serviços que investem em shoppings. Foram mais de cem marcas mapeadas.

Apenas de culinária internacional são mais de 13 especialidades. “Conforme nos aprofundamos, trouxemos também restaurantes temáticos, sendo que a maioria apareceu depois da pandemia.” Esse modelo de negócio oferece uma experiência diferente, que atrai uma parcela interessante dos consumidores em busca de viver algo inédito. De acordo com o Censo Brasileiro de Shopping Centers, 46% da gastronomia fica fora da praça de alimentação, o que corresponde a quase 9 mil operações. Fora isso, são pontos com Área Bruta Locável bem interessante para o segmento de shopping centers e muitas delas se tornam operações de destino. 

Mesmo os grandes players de restaurantes e bares já presentes nesse ambiente têm ainda muitos shoppings em que podem investir.

“É um mercado pulverizado com muitas oportunidades. Nosso objetivo é que isso possa reverberar e os shoppings consigam trazer mais essas operações. Tivemos cuidado de trazer operadores de todo Brasil todo, pois esse movimento é nacional”, relata Caroline.

O estudo mostra ainda os fatores que mais influenciam na decisão do consumidor em sair para se alimentar fora do lar dependendo da ocasião. Além de trazer o perfil desse consumo, o Boletim apresenta como elas estão localizadas nos malls, podendo ser em alamedas e espaços gastronômicos, food halls, terraços gourmet e rooftops. Muitas vezes, oferecem atrativos a mais para o consumidor, como áreas pet friendly e espaço kids. 

Após o lançamento, a Abrasce organizou no fim do ano passado um Study Tour Gastronômico para que os participantes pudessem vivenciar na prática como isso vem sendo aplicado no segmento, o que foi muito produtivo, as visitas envolveram operações do ABC Paulista e da cidade de São Paulo, como Fábrica de Dengo, Vassoura Quebrada, Eat Ásia, Beco, Jurrassic Park Burger Restaurant e Champions League Experience Brasil. 

Foi quase um ano de pesquisa para concluir a segunda edição do Boletim de Tendências e Oportunidades, por isso, se for associado, saiba que pode baixar o estudo gratuitamente na área restrita do site da Abrasce. Para os demais interessados, o e-book pode ser adquirido por R$ 300 na loja virtual.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: