Certificação da Abrasce estará disponível em 2025
Iniciativa é voltada para capacitar e reconhecer os profissionais do setor de shopping centers
A Abrasce lança certificação direcionada aos profissionais do setor de shopping centers, realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas in Company e será uma oportunidade inédita no país.
As inscrições começarão no início de 2025. Segundo dados do Censo Brasileiro de Shopping Centers de 2023, são mais de 26 mil empregos diretos gerados na administração dos ativos.
Para poder contemplar os diferentes cargos e experiências, foram criados seis níveis de certificações: Iniciante, Comercial, Finanças, Operações, Marketing e Master. Cada um exige critérios de admissão específicos. Segundo Gabriella Oliveira, diretora de Planejamento Estratégico e Operações da Abrasce, a entidade trabalha de forma árdua em três grandes pilares: defesa do setor, inteligência de mercado e provedora de soluções.
“Em um momento em que está prestes a completar 50 anos (2026), vivendo sua melhor idade, entendemos a importância de capacitar ainda mais esses profissionais. A certificação é consequência de um projeto construído lá atrás, quando a Abrasce foi fundada e que vem amadurecendo.”
A facilitadora do processo é a FGV, eleita a melhor escola de negócios da América Latina e uma das principais instituições de ensino do país. A FGV in Company criou três trilhas de aprendizagem em modo assíncrono em que o profissional é convidado a percorrer e ainda disponibiliza sua biblioteca digital para que cada um possa se aprofundar e adquirir ainda mais conhecimento durante esse processo.
“O gestor precisará percorrer essas trilhas em que eu e o professor e diretor João Lins somos os curadores. A primeira adota cenários gerais de varejo. A segunda engloba gestão com conteúdos gerais. A última traz a gestão com conteúdos bem específicos direcionados para o tema shopping. Mas o participante não fica vinculado apenas às trilhas, podendo se aprofundar mais com a alternativa de consultar a biblioteca digital da FGV, que tem periódicos científicos, repositório digital FGV, títulos da Pearson, Academia CEO, entre outros”, explica Marcelo Ramalho, professor coordenador e conteudista da Fundação Getúlio Vargas in Company.
O sistema tem o recurso de acompanhar o profissional, mas ele tem a autonomia de seguir da forma que prefere. As trilhas têm 8 horas de aprendizagem cada uma e estão conectadas com as questões elaboradas no teste.
Segundo Ramalho, a Abrasce forneceu muitas informações e conteúdos que foram fundamentais para a elaboração das trilhas e das questões. “É uma combinação de conhecimento entre as duas instituições formando esse conteúdo com a validação acadêmica e prática.”
De acordo com Gabriella, a FGV traz o conhecimento técnico de aplicabilidade e dinâmica com os alunos e, por meio da Abrasce, entende o nível de profundidade de cada frente, podendo extrair o melhor resultado e desempenho do participante. “É um trabalho a quatro mãos, trazendo expertise da Abrasce como referência no segmento de shopping e a FGV com a bagagem técnica”, diz. A avaliação conta com 50 questões de múltipla escolha e muda de acordo com o nível de certificação. As questões serão randômicas, ou seja, o sistema embaralhará respostas e questões, garantindo a segurança de todo o processo. A prova será realizada dentro da plataforma da FGV, que é bem amigável e intuitiva, e, em breve, será definido o tempo em que link ficará aberto no momento da avaliação. Ao alcançar o resultado, o participante receberá uma declaração da FGV e, posteriormente, a certificação da Abrasce.
“Reunimos nosso tradicionalismo, conhecimento e embasamento técnico do setor, muito sustentado pelos nossos pilares, pelos valores da associação, e nos juntamos à FGV, que tem um nome extremamente conhecido e muito forte no mercado de educação. A certificação vem chancelar e ser uma referência para os gestores de shopping e para o varejo de forma geral. Esse é um ganho para o profissional que está participando e um ganho para a Abrasce, para o setor e para o FGV, já que estamos nos referindo a um segmento que movimenta o PIB (Produto Interno Bruto) e se mostra muito resiliente”, destaca Gabriella.
De acordo com Ramalho, por um lado, a Abrasce sempre teve essa vontade e esse foco no desenvolvimento profissional do setor em formar os executivos e capacitá-los para atuar no mercado, por outro, a FGV in Company tem esse DNA de customização, trazendo tanto a questão do mercado que mais estudam e pesquisam para dentro do conhecimento acadêmico.
“Para o participante, ele tem uma chancela dupla com maior credibilidade nacional, com a própria associação e a FGV. Tanto a equipe técnica quanto acadêmica são muito qualificadas e capacitadas. Se eu fosse deste mercado, jamais deixaria de fazer uma certificação desta mesmo se tivesse em um nível júnior. Entenderia que é fundamental para o meu desenvolvimento como profissional para que possa crescer dentro do segmento”, pontua o professor.
Para quem quiser tentar essa certificação, o valor da inscrição é de R$1.250 para associados e R$2.500 para não associados. Os participantes do Programa Constelar têm 15% de desconto. Em breve, será lançada a campanha de divulgação. Então, fique atento aos canais oficiais da Abrasce. Essa é mais uma das iniciativas da Universidade Abrasce, o braço de educação da entidade.