Abrasce apresenta a pesquisa “Mix dos Shoppings: Impacto das Franquias”
Estudo mapeia cerca de 25 mil marcas distintas em shoppings, destacando as oportunidades para as franquias no setor
A Abrasce realizou o estudo “Mix dos shoppings: impacto das franquias”, com a AGP Pesquisas, para mapear as marcas presentes nos shopping centers do Brasil. O levantamento, que abrangeu 98% dos 639 shoppings do país, aconteceu entre 18 de fevereiro e 20 de abril deste ano, e teve como objetivo identificar o total de marcas e as mais presentes no setor.
A pesquisa adotou a metodologia de desk research, analisando os sites dos shoppings para levantar dados sobre as marcas e seus segmentos. O estudo identificou cerca de 25 mil marcas distintas (franquias e não-franquias), com 94% categorizadas de acordo com o Plano de Mix da Abrasce, atualizado em 2022. Com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi possível fazer uma análise com foco em franquias, proporcionando uma visão detalhada do impacto do sistema de franchising no setor de shoppings.
Crescimento contínuo
Entre os principais pontos, destaca-se que, em 2014, quando esse estudo foi realizado pela primeira vez, o número de marcas distintas era de 18,4 mil. Dez anos depois, observou-se um crescimento significativo de 35%, totalizando cerca de 25 mil marcas presentes em shoppings.
A categoria Alimentação lidera com mais de 4,4 mil marcas distintas nos malls, o que representa aproximadamente 18% do total de marcas. Na sequência, aparecem os segmentos de Serviços e Conveniência com 3.825 mil marcas (15,4%) e Vestuário com 3.819 marcas (15,3%).
“Os dados revelam não apenas a diversidade impressionante das marcas nos empreendimentos, mas também destacam a oportunidade significativa para pequenas e médias empresas: 79% das marcas operam com apenas uma loja, ressaltando o potencial de crescimento e a determinação do empreendedorismo individual no dinâmico setor de shopping centers”, comenta Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Dentre as 50 marcas mais presentes nos shoppings, há forte presença das franquias nesse contexto, representando 36 das principais, o que evidencia a relevância do modelo nestes ativos.
Distribuição das franquias
Dentre as 1.395 marcas afiliadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), 530 têm presença em shoppings, correspondendo a 38% do total de marcas da entidade. Considerando uma marca por empreendimento, as franquias representam mais de 27% das lojas nos shopping centers em geral, distribuídas em dez categorias principais.
Categoria | Quantidade de marcas de franquias distintas | Média de lojas de franquias por marca |
Alimentação e bebidas | 204 | 34,6 |
Serviços e conveniência | 110 | 19,2 |
Vestuário | 58 | 50,4 |
Calçados | 37 | 79,4 |
Artigos para o lar, decoração e presentes | 31 | 29 |
Perfumaria e cosméticos | 19 | 77,7 |
Óticas | 19 | 27,9 |
Acessórios | 15 | 60,6 |
Brinquedos e artigos infantis | 3 | 91,3 |
Artigos de viagens | 3 | 87 |
Outros** | 31 | 22,2 |
Total | 530 | 37,9 |
O estudo destaca ainda que, das 13 marcas que estão presentes em mais de 50% dos shoppings, nove são franquias. Além disso, entre as categorias, considerando o total de lojas em shoppings, observa-se que as categorias com maior peso das franquias são: Calçados (55%), Alimentação (48%) e Perfumaria e Cosméticos (44%).
Em termos de representação de franquias nos empreendimentos, O Boticário lidera, estando presente em 76% dos shoppings em operação no país. Em seguida, destacam-se Cacau Show (71%), Chilli Beans (62%), Burger King (61%), McDonald’s (58%), Lupo (55%), Espaço Laser (54%), Havaianas (52%), Hering (50%) e CVC (48%).
Para Glauco Humai, este mapeamento é um marco para o setor de shopping centers no Brasil, pois fornece uma visão detalhada das marcas que compõem o mercado, permitindo identificar tendências e oportunidades e auxiliando os stakeholders a tomarem decisões mais assertivas. “O impacto das franquias é muito importante, representando 27% das lojas nos shoppings. Isso demonstra a força e a adaptabilidade do modelo no Brasil, promovendo inovação e oferecendo aos consumidores uma vasta gama de opções de produtos e serviços. Além disso, impulsiona a economia, gera empregos, promove o empreendedorismo e contribui para a diversificação e o dinamismo dos shopping centers em todo o país”, afirma Humai.
Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “este estudo evidencia dois pontos basilares do franchising: a fortaleza e a atratividade de suas marcas, que ajudam a atrair consumidores e completam o mix dos pontos comerciais em que atuam, e a capilaridade, chegando a cada vez mais regiões do país. Se considerarmos o mercado de franquias como um todo, não apenas associados da ABF, projetamos que a participação de franquias no mix dos malls chegue a 32%. Outro dado que reforça o peso das franquias no setor de shoppings, é que das 15 principais categorias, as marcas que são franquias associadas à ABF lideram oito categorias”.
A pesquisa “Mix dos Shoppings: Impacto das Franquias” está disponível em formato pocket, gratuitamente, no site da Abrasce. A versão completa está acessível com exclusividade para os associados na área restrita do site da Abrasce. Os demais interessados podem adquirir a íntegra da pesquisa no site.