JAN/FEV 2023 - Edição 245 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Plié pretende dobrar o número de lojas próprias em 2023

9 de fevereiro de 2023 | por Por Solange Bassaneze Foto Divulgação
Com capilaridade no Brasil e no exterior, marca é referência em lingerie modeladora

Com mais de 20 anos no mercado, a Plié sempre teve como propósito trazer mais segurança e feminilidade às mulheres de todos os biotipos. A lingerie funcional é uma exclusividade da marca. No Brasil, os produtos estão presentes em aproximadamente 5 mil lojas multimarcas, abrangendo a maior parte das cidades do país, e, no exterior, são exportados para 47 países. Em 2016, a companhia passou a ter forte atuação nos canais digitais e, em 2019, investiu na abertura de operações próprias.

Segundo Ron Horovitz, presidente da Plié, diante do potencial de mercado, a empresa entendeu que as clientes precisavam ter uma experiência de compra mais exclusiva.

“Desenvolvemos uma ambientação de loja que traz conforto e segurança às clientes, onde é possível mostrar o diferencial de cada produto. O “respeito às curvas”, que integra parte do nosso logo, direciona toda a nossa criação de produtos, o que faz com que a Plié tenha sempre uma gama de lingeries que vestem perfeitamente cada biotipo feminino. Após o sucesso de 13 lojas próprias, garantindo qualidade de operação e retorno de investimento, optamos por abrir nosso processo de franquia, em 2021.”
Ron Horovitz, presidente da Plié 

Mesmo na pandemia, o plano de expansão continuou. Em 2020, foram inauguradas sete lojas.

“Esse momento foi crucial para ajustarmos nosso modelo de negócio à nova realidade, ampliando nosso mix com lançamentos de linhas fitness e pijamas “loungewear”, além de fortalecer a venda de modeladores e da linha básica, que são nossos carros-chefes.”

Atualmente, são 24 lojas físicas, sendo 13 próprias e 11 franquias. Para a escolha dos pontos de venda, é feito um estudo profundo de região, identificando público-alvo, potencial de consumo, visibilidade, análise e presença de moda íntima na região, além do suporte na negociação dos custos de ocupação diante do faturamento estimado. A grande maioria está localizada em shopping centers. De acordo com o presidente da Plié, entre os principais benefícios desses locais, estão: a segurança, o conforto, a visibilidade da marca e a presença do público-alvo. “Para 2023, o plano de expansão consiste em dobrar a rede de lojas físicas com a abertura de 25 novos pontos de venda.”

Em ascensão

Em 2022, as vendas atingiram os patamares de pré-pandemia. “A recuperação tem sido exponencial. Abertura de lojas físicas aumentou nossa representatividade e qualidade de atendimento em todo Brasil”, explica Horovitz. O fluxo também ficou acima de 2019.

“Com a retomada de eventos, casamentos e festas, o uso de nossas peças se torna fundamental para manter o look elegante e com o caimento perfeito. Ainda tivemos o lançamento de novas linhas de produtos que incrementaram o faturamento de nossas operações.”

Em 2022 teve alta de 25% em relação a 2021. Até fim de novembro de 2022, o desempenho das vendas on-line estava com crescimento de 15% com relação a 2021. “Em 2020, mais que dobramos o investimento no digital em relação ao ano anterior, e, em 2021, o valor foi praticamente o mesmo. Em 2022, com normalização do comércio de rua e a mudança das regras de rastreabilidade da Apple, houve uma diminuição de 20% no investimento em relação ao nosso pico de 2021.” Atualmente, o e-commerce é a principal operação da Plié. 

Arquitetura convidativa

A ambientação das operações é bem diferenciada e se destaca no mix dos shoppings. De acordo com Horovitz, a arquitetura traduz os ideais da Plié como diversidade, simplicidade e qualidade, buscando materializar toda a inovação e tecnologia que são característicos da marca. “Na fachada, o fino tule revela com suavidade o interior da loja e um grande pórtico curvilíneo dá as boas-vindas às clientes. A atmosfera de uma marca ao mesmo tempo tão ‘high tech’e tão ‘high touch’ se dá através da cor delicada das paredes em contraste com o brilho da iluminação de neon e painéis de LED”, relata. 

Mais do que modeladora

A Plié busca trazer conforto físico e emocional para todas as mulheres, sejam PP ou G1, mais seguras com o seu corpo ou nem tanto.

“Por isso, oferecemos o maior número de modelagens de shapewear do mercado, para atender não somente os diversos biotipos, mas as diferentes vontades e necessidades femininas. Além, claro, de ter linhas que acompanham as mulheres em distintos momentos – lingeries sem compressão, com compressão, pijamas, fitness…”

E as campanhas de marketing da marca comunicam muito bem esse propósito e sempre contam com celebridades influentes como a última com Fafá de Belém, Paula Lima, Luiza Possi e Simone Mendes. “Para 2023, vem mais surpresa. Estamos trabalhando para ser uma campanha de bastante impacto, não somente visual, mas também reforçando o posicionamento da marca e dando continuidade nas ações iniciadas neste ano de 2022”, diz. 

Campanha de 2022 com celebridades influentes, usando a linha Amazônia

Com a crise sanitária, a Plié ficou bem atenta às mudanças do comportamento das consumidoras, que buscaram por mais conforto nas roupas e lingeries, o que se prolongou mesmo após a pandemia. “Fora isso, o uso de produtos fitness aumentou consideravelmente, ampliando o seu uso para além das atividades físicas e indo para momentos de lazer ou até mesmo uma reunião mais informal. Por isso, também estamos apostando bastante no mix de linha fitness, que atende o mercado de athleisure”, explica o presidente da Plié.

A empresa 100% brasileira gera aproximadamente 1 mil empregos diretos e indiretos e vende cerca de 3 milhões de peças por ano. Os campeões de venda são os modeladores e os produtos da linha básica. A fábrica, localizada em Franco da Rocha (SP), produz 3 mil SKUs. Para a distribuição, a companhia trabalha com logística própria ou terceirizada, dependendo da região. 

 Franchising

Para ser um franqueado da marca, investimento médio é de R$ 450 mil para uma loja entre 35 e 40 m2, o que pode variar de acordo com o tamanho e estado do ponto e não inclui a aquisição do ponto comercial. Está estimado o capital de giro em um mês de faturamento. A taxa de franquia é de R$ 50 mil e está inclusa no valor do investimento. 

Compromissos ambientais e sociais

A Plié vem construindo uma agenda ESG (Environmental, Social and Governance) nos últimos anos, com destaque para a parte ambiental e social junto à Amazônia e as comunidades ribeirinhas, que iniciou em 2022 e que terá continuidade neste ano através do apoio financeiro aos projetos da Global Shapers Manaus.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: