JUL/AGO 2022 - Edição 242 Ano 35 - VER EDIÇÃO COMPLETA

NBA Store segue focada em expansão e entretenimento nas lojas

17 de agosto de 2022 | por Solange Bassaneze | Fotos Inovafoto
Após inaugurar novas operações na pandemia, rede mantém mantém os investimentos em 2022 e o foco em experiências para os fãs da liga de basquete

O Brasil é o terceiro maior mercado internacional de varejo da NBA no mundo. A primeira operação da NBA Store foi aberta no BarraShopping em 2016, hoje, são 18 lojas físicas no país, além do NBA Store Truck, única operação sobre rodas da liga no mundo, e do e-commerce. Presente em sete estados, a rede segue com plano de expansão, com previsão de inaugurar novas lojas até o final do ano.

Segundo Sérgio Perrella Filho, vice-presidente de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina, são mais de 45 milhões de fãs no país de acordo com uma pesquisa realizada no início de 2021. O que motivou a marca a investir na abertura de lojas no mercado brasileiro foi a escassez de produtos de basquete diante de um número enorme de apaixonados pela liga. “

A dificuldade de encontrar esses itens nas lojas de material esportivo e nas grandes redes nos motivou a desenvolver um canal próprio”, explica.

Para ele, o diferencial da NBA Store, falando especificamente do Brasil, são as lojas funcionando também como um espaço de experiências. “É um ponto de contato importante com os fãs e um local onde desenvolvemos uma relação mais próxima com eles.”

O perfil do brasileiro, inclusive, se difere dos consumidores de outros países, principalmente no que se refere ao nível de maturidade e ao conhecimento que o fã de cada região tem da marca.

“Possuímos uma base que conhece bastante o esporte, mas há também uma parcela muito grande, cerca de 85%, que não é praticante. Então, isso nos dá a oportunidade de desenvolver e levar o basquete para essa base que ainda não pratica, mas que está conectado com a marca, mostrando a nossa força com um público que está ligado ao lifestyle, à moda, à arte e à música, conexões que a NBA traz para os fãs”, relata Perrella.

Lojas físicas

Ao visitar uma das lojas, o cliente encontra diversas interações e atrações, mas algumas são mais populares, como a que as pessoas podem comparar o tamanho de suas mãos com as dos jogadores.  “É a que mais impacta, surpreende e empolga os fãs. Todas as NBA Store também possuem tabelas oficiais, onde as pessoas podem pegar uma bola, brincar, arremessar e sentir um pouco do que é o jogo. Agora estamos entrando também com a cabine de foto digital, de realidade aumentada, onde os fãs podem escolher e tirar fotos com seus jogadores preferidos, recebendo-as no e-mail para postar nas redes sociais”, conta. 

A NBA Store Arena, loja-conceito inaugurada no ano passado, se tornou um destino no Morumbi Town Shopping, em São Paulo (SP). É a maior unidade física da América Latina com 1.500 m² e que pode vir a ser replicada nas principais capitais do Brasil, inclusive, até o final do ano, o Shopping Uptown Barra, no Rio de Janeiro, vai receber a sua. E marca continua focada na expansão. “Esse formato de operação tem apresentado bom resultado de vendas, mas, mais do que isso, tem estreitado nossa relação o público, que permanece por mais tempo no espaço, que oferece uma série de atividades e eventos. Então, com certeza, tanto nós quanto a operadora do shopping, a Gazit, estamos muito felizes com a loja”, afirma Perrella.

Resultados e novos investimentos

As vendas em 2022 já alcançaram um patamar acima do período pré-pandemia e seguem em crescente, assim como o fluxo.

Com a venda combinada aos atrativos, o tempo de permanência do cliente em loja tem aumentado significativamente. “O retorno que temos tido é muito positivo e estamos felizes com os resultados. Com os esforços direcionados ao digital durante o isolamento social, as vendas on-line seguem crescendo. Essa combinação é importante para o resultado porque mais do que vender um produto, o objetivo é proporcionar algo diferente, único e novo para os fãs. Por isso, o ponto de venda é muito importante nessa conexão.” O e-commerce (lojanba.com) é feito em parceria com a NetShoes. 

Das 18 operações, 16 ficam em shoppings centers, uma em outlet e outra em uma galeria.

“Escolhemos os shoppings por acreditarmos que esses espaços também estão passando por um momento de transformação para se tornarem centros de entretenimento e pensando na experiência do consumidor, na gastronomia, nos esportes… É um lugar que faz parte da rotina do brasileiro e traz mais segurança para o consumidor passar o seu tempo. Temos planos de lojas de rua, mas os shoppings são muito importantes na estratégia de crescimento”, afirma Perrella.

Boa parte da expansão aconteceu durante a pandemia. “Claro que isso exigiu uma série de cuidados e detalhes na operação, em razão do momento que vivíamos e ainda vivemos, mas a expansão foi acelerada também em razão das conversas com os shoppings, que trouxeram novos pontos e condições comerciais dentro da nossa realidade. Com o nosso negócio crescendo, conseguimos aumentar a nossa rede de varejo.”

Com mais de 3 mil itens licenciados e oficiais, os ‘campeões de vendas’ são principalmente as regatas, que remetem diretamente à NBA e são usadas dentro de quadra pelos jogadores. “Mas a cultura do tênis também está muito forte. Regatas, tênis, camisetas, bonés… Está tudo muito em alta e vendemos tudo muito bem. Eu diria que regatas e calçados são os nossos ‘carros-chefes’.”

O retorno presencial do grande evento

A NBA House 2022, que aconteceu em junho no estacionamento do shopping paulistano Eldorado, recebeu mais de 40 mil pessoas no período das finais de 2022.

“Foi muito bom poder reencontrar nosso público depois de tanto tempo. Foram três anos desde o último evento neste formato e preparamos um espaço para celebrar as finais e o aniversário de 75 anos, além de oferecer experiências para os fãs de todas as idades. A NBA House é a maior ativação da liga no mundo hoje e encontramos no Shopping Eldorado uma área que atendia bem o evento e todas as suas necessidades, especialmente pensando no conforto.”

Projetos no basquete

As lojas da NBA são centros de convivência para aqueles que gostam da NBA em diversos níveis. Não é preciso ser um apaixonado por basquete ou um praticante para se conectar com a liga hoje. Mas uma parcela importante da base de fãs é formada por core fans de NBA. Por isso, a marca mantém dois projetos muito sólidos no país: o NBA Basketball School, que são os núcleos de desenvolvimento de basquete, e o jr. nba, um programa de massificação do esporte a partir da capacitação on-line.

Em breve, além de novas lojas, a marca terá ainda um grande parque temático da NBA em Gramado, região serrana do Rio Grande do Sul, com quase 4 mil m². A previsão de inauguração é para o segundo semestre. Que venham mais lojas e experiências Brasil afora

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