SET/OUT 2020 - Edição 231 Ano 33 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Os maiores eventos de shopping centers da América Latina à distância de um clique

6 de outubro de 2020 | por Solange Bassaneze | Fotos: Ed Danessi / Divulgação Abrasce
Confira o que a Abrasce preparou para essa experiência inédita e virtual da 16ª edição do Congresso Internacional de Shopping Centers e Exposhopping, os eventos mais importantes do setor
Maiores eventos de Shopping Centers Glauco Humai - Revista Shopping Centers
Glauco Humai, presidente da Abrasce

O ano de 2020 começou com resultados positivos para o setor com uma agenda fechada de eventos de shopping centers programados pela Abrasce. No entanto, com a pandemia, foi necessário adequar a programação, conforme as recomendações do Poder Público, a fim de priorizar a saúde e a segurança dos participantes e de todos os envolvidos na organização e na viabilidade desses encontros. 

Entendendo a necessidade de se adequar diante do cenário desafiador e sem precedentes na história do País, a Abrasce manteve seu compromisso de oferecer a seus associados conteúdos relevantes para a operação dos shopping centers, especialmente diante de tantas mudanças ocasionadas pela crise. “Trabalhamos incansavelmente para diminuir os impactos da pandemia em nosso setor, inclusive elaborando estratégias para realizar o Congresso Internacional de Shopping Centers e a Exposhopping, os principais e maiores eventos do setor da América Latina. Como representantes de um setor conhecido tradicionalmente por promover inovações, nosso objetivo foi pensar em um projeto totalmente novo, que também refletisse sobre o momento no qual estamos todos vivendo”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.  

Em um movimento também inédito na história da associação, a solução foi promover ambos os eventos em uma plataforma totalmente on-line e interativa. “Tivemos que nos preparar e pensar em uma estrutura em que fosse possível oferecer o melhor conteúdo, com a máxima qualidade aos nossos associados, em um curto espaço de tempo, o que exigiu muito planejamento e organização. Faremos um evento robusto, de qualidade, mas também acessível e dentro das limitações que estamos vivenciando”, pontua Gabriella Oliveira, gerente de Planejamento e Operações. 

Para Humai, o novo formato está em sintonia com as principais tendências mundiais para o setor. Além disso, oferece ótimas oportunidades para troca de ideias e experiências, fortes características dos eventos da Abrasce. “Esperamos que todos aproveitem ao máximo, que interajam com palestrantes, visitem a Exposhopping, conheçam as soluções que trouxemos e que se estabeleçam novas oportunidades de negócio. Sobretudo, que as pessoas se permitam vivenciar estes eventos de uma nova forma”, reforça.  

O conteúdo das palestras

Durante o Congresso, serão abordados assuntos relacionados diretamente ao cotidiano das operações, como também aqueles com grande impacto no setor, a exemplo dos reflexos da crise na economia, política, saúde e comportamento dos consumidores. “São temas relevantes e que farão a diferença, servindo de base para novas iniciativas dos empreendimentos, inclusive com algumas perspectivas que deverão nortear todo o setor daqui para frente”, destaca Humai.

A definição destes assuntos, especialmente em um período de constantes mudanças e incertezas, foi um desafio, mas também uma forma que a entidade encontrou de selecionar os temas de maior impacto para os profissionais do setor de shopping centers, direcionando as discussões àqueles mais importantes no momento. “Em um cenário como esse, não poderíamos deixar de trazer experiências de outros países com relação às operações dos shopping centers do exterior, que nos serviram de inspiração para fazer muitos dos trabalhos realizados no Brasil. Também sabíamos, por exemplo, que seria imprescindível abordar assuntos relacionado à inovação e tecnologia, que se tornaram ainda mais importante para o setor nesse momento” completa Gabriella.

Maiores eventos de Shopping Centers Gabriella Oliveira - Revista Shopping Centers
Gabriella Oliveira, gerente de planejamento e operações da Abrasce

Para estruturar e tornar a jornada do evento ainda mais clara e objetiva, cada dia do Congresso terá um tema específico e os participantes poderão escolher em quais dias querem participar. Isso possibilitará tanto uma experiência personalizada, quanto um melhor entendimento do evento como um todo. “Pensamos em um formato único, com uma narrativa que será construída ao longo do evento e não apenas em conteúdos isolados. Por isso, recomendamos que as pessoas assistam e participem de todas as palestras. Assim, será mais fácil ter uma percepção de como os assuntos estão interligados e como eles, juntos, impactam os shopping centers”, explica Humai. 

Para quem preferir, também há a possibilidade de compra de ingressos por dia, conforme o tema de interesse. Os ingressos estão à venda no site congresso.abrasce.com.br. 

Além disso, para garantir a interatividade durante o evento, os participantes poderão fazer comentários e enviar perguntas aos palestrantes em tempo real. “Será possível mandar questões aos palestrantes durante os debates. Essa é mais uma forma de incluir e integrar os participantes ao evento, que, neste sentido, também é colaborativo”, diz Gabriella. 

As inscrições podem ser feitas até no dia do evento. “Essa é uma vantagem deste formato, já que os participantes não precisam se preocupar com a logística para chegar ao local físico e podem assistir às palestras de qualquer lugar, em casa ou no trabalho”, avalia a gerente de Planejamento e Operações.  

A programação completa pode ser vista no site do Congresso.

Feira virtual

A Exposhopping, realizada simultaneamente ao Congresso Internacional de Shopping Centers, também ganhou versão digital e acontecerá de 20 a 23 de outubro, das 8 às 20 horas. “Em sua edição presencial circulam cerca de 15 mil visitantes. Isso inviabilizaria a sua realização neste ano, devido à Covid-19. Então, a associação encontrou novos caminhos para concretizar o evento e fomentar a economia do setor”, relata Kely Vasconcellos, gerente comercial da Abrasce. 

Maiores eventos de Shopping Centers opções de estantes Abrasce - Revista Shopping Centers
Os expositores terão três opções de estandes, que poderão ser totalmente personalizados

Neste formato, o usuário terá uma experiência de imersão 360º, bastante semelhante ao mundo físico, só que em um ambiente virtual 3D. “Poderá navegar entre os estandes e interagir com as empresas expositoras, conhecendo seu catálogo de produtos e serviços. O acesso será gratuito e, para navegar na plataforma, basta fazer um simples cadastro”, explica Humai. 

Cada estande terá objetos em exposição, em que os usuários podem clicar para obter mais informações. Um representante da empresa, em formato de avatar, ficará disponível no estande para conversar em tempo real sobre o serviço ou produto. “Os usuários poderão interagir com esses avatares e os estandes apresentarão ainda diversas possibilidades de comunicação entre o visitante e o expositor. Entre os recursos disponíveis, teremos chat, vídeos, catálogos de produtos, conteúdos interativos e até objetos modelados em 3D com visão 360º”, explica Kely. 

A ideia é facilitar o contato entre as pessoas e permitir que novos negócios sejam criados nesta plataforma on-line. Sempre que um visitante entrar no estande, o expositor poderá visualizar as informações do usuário e iniciar uma conversa por chat. As orientações de navegação e dicas para os usuários serão exibidas no momento do acesso à feira, que poderá ser feito no computador ou celular. 

Para chegar a esse modelo, a área comercial buscou entender as expectativas dos expositores, que foram muito receptivos a esse novo formato. Os recursos utilizados não só enriquecem a experiência do visitante como possibilitam o networking. “O atual contexto é de grande transformação e novas tecnologias despontando. Por isso, a nossa expectativa é trazer as mais avançadas soluções e inovação para o setor, possibilitando a geração de novos negócios”, ressalta Kely. 

Maiores eventos de Shopping Centers Kely Vasconcelos - Revista Shopping Centers
Kely Vasconcellos, gerente comercial da Abrasce

Startups em evidência

A primeira edição do Abrasce Lab aconteceu em 2018, junto à Exposhopping, e reuniu empresas de tecnologia e inovação com soluções para o mercado varejista e para o setor de shopping centers. “Inovamos na forma de apresentar as startups no setor e o resultado foi muito bom para ambos os lados. Realmente, foi um sucesso”, relembra Humai. 

Como o evento será digital pela primeira vez, a entidade ampliou o foco das empresas para oferecer ao usuário diferentes experiências, produtos e serviços voltados à tecnologia. “Contaremos com empresas inovadoras e especializadas nesse momento de transformação que estamos passando. Esperamos que, mais uma vez, novos negócios sejam gerados também por meio desta plataforma”, afirma o presidente. 

Abrascelab
O Abrasce Lab será uma área exclusiva para startups e empresas de tecnologia e inovação. No espaço serão apresentadas soluções para o setor varejista e de shopping centers 

Conhecimento compartilhado

A Universidade Abrasce também terá seu espaço na Exposhopping. Além de poder conhecer e comprar as publicações da associação, o visitante terá a oportunidade de assistir a palestras curtas e gratuitas, especialmente, sobre o dia a dia dos empreendimentos. A programação completa também está no site do Congresso.

“O Brasil é um país de dimensões continentais e, se podemos fazer eventos relevantes para o setor e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso a essa informação, sem exigir grandes investimentos com logística dos participantes, acredito que iremos explorar ainda mais essas possibilidades no futuro”, Glauco Humai. 

Sorteios 

Os inscritos no Congresso poderão concorrer a prêmios durante o evento. “Essa é uma forma de deixar o evento ainda mais interativo e divertido. Assim, vamos incentivar que os participantes naveguem por toda a plataforma e também pela Exposhopping. Queremos garantir que os participantes tenham a experiência completa em nosso evento”, explica Gabriella.

Haverá uma pontuação para determinadas interações dos usuários e ao final de cada dia, quem estiver na faixa de pontuação poderá concorrer a prêmios. As regras e as quantidades de pontos possíveis para cada interação também estarão disponíveis no site do evento. 

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