Primeiros shopping centers de grande porte de cada região do país
Década de 1960 marcou a inauguração de empreendimentos brasileiros desta categoria e também a transição de muitos varejistas para este novo modelo de negócio
O Iguatemi São Paulo foi o primeiro shopping do país, inaugurado em 1966. Na época, os comerciantes da Rua Augusta começaram a migrar para esse novo modelo de negócio. “Além de emprestar uma unicidade, continua sendo o mais rentável shopping do país e a maior referência, pois ocupa o coração do principal mercado brasileiro. Ele sempre lança várias tendências no varejo daqui e de fora do Brasil”, reforça Carlos Jereissati Filho, CEO da Iguatemi Empresa de Shopping Centers. Localizado também na capital paulista, o Shopping Ibirapuera, construído nos anos 1970 por José Isaac Peres, fundador e CEO da Multiplan, é considerado o primeiro empreendimento do Brasil a seguir os padrões internacionais de shopping centers. Pertencente ao mesmo grupo, o BH Shopping foi o primeiro mall do estado de Minas Gerais, que é também um marco no setor por ter se tornado um grande vetor de desenvolvimento urbano, promovendo o crescimento da cidade naquela direção. Ao longo dos quase 50 anos de trajetória da Multiplan, esta passou a ser uma característica comum a outros shoppings da Companhia, como o BarraShopping, no Rio de Janeiro, o MorumbiShopping, em São Paulo, e o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, inaugurados no início da década de 1980.
A rede Iguatemi Shopping Centers também foi pioneira ao construir o primeiro empreendimento com mais de 40.000 m² de ABL no interior do País e o primeiro na região Sul. O Iguatemi Porto Alegre foi inaugurado em 1983 e passou por expansões, trazendo o melhor da marca da companhia com um mix selecionado de marcas nacionais e internacionais.
No Centro-Oeste, o Conjunto Nacional foi o segundo shopping center construído no país e, em novembro deste ano, completa 50 anos. Um marco também para a Abrasce já que a sociedade de Donald Stewart e Sergio Carvalho foi um dos primeiros passos para a fundação da entidade cinco anos depois da abertura do shopping. O empreendimento faz parte do projeto do Plano Piloto, do arquiteto e urbanista Lúcio Costa e foi inaugurado quando Brasília tinha apenas 11 anos. Sua fachada com os painéis luminosos, idealizada pelo artista plástico Athos Bulcão, é um ícone arquitetônico na capital federal. “É um empreendimento muito bem sucedido comercialmente. Não para de se modernizar e se adaptar às novidades do mercado. Durante 15 anos, foi o único de Brasília, o que faz com que tenha um vínculo enorme com a cidade. É um shopping extremamente democrático. Há desde lojas populares até operações de luxo”, destaca Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe.
Salvador foi a cidade escolhida na época por Newton Rique para receber o primeiro empreendimento do Nordeste. O Shopping da Bahia foi inaugurado em 1975 e é um dos empreendimentos da Aliansce Sonae. Com quase 70 mil m2 de ABL, foi pioneiro em trazer marcas importantes do varejo de moda, de entretenimento e de gastronomia, como Pão de Açúcar, Paris 6, Outback, Forever 21 e sala IMAX da UCI Deluxe.
A região Norte do país ganhou o primeiro empreendimento em 1991. O Amazonas Shopping Center completa 30 anos em novembro e é administrado pela brMalls desde 2007. Com mais de 200 operações em 42.700 m2 de ABL e 2 mil vagas de estacionamento, recentemente ganhou uma Alameda Gourmet com o objetivo de reunir restaurantes de gastronomia nacional e internacional. É um importante centro de compras, convivência e conveniência na cidade de Manaus e possui um mix diversificado e com muitos serviços.