Marcas e empresas fornecedoras especializadas levam seus lançamentos para a Exposhopping
A operação diária de um shopping demanda parceiros dos mais diversos segmentos e a feira proporcionou esse encontro
Foram três dias intensos de muito networking na Exposhopping, que contou com mais de 10 mil visitantes no período de 22 a 24 de junho. Os fornecedores da indústria de shopping centers aproveitaram esse momento para mostrar ao mercado as novidades nas mais diversas áreas. Além dos parceiros que já participam de outras edições do evento promovido pela Abrasce, a exposição deste ano também contou com empresas que tiveram essa experiência pela primeira vez por acreditarem na força e na projeção para um público altamente qualificado.
As marcas patrocinadoras Platinum e Diamante, inclusive, destacaram a importância da maior feira do segmento da América Latina.
Como a Intranet Mall, há 16 anos no mercado e com presença em 220 shoppings.
“É importante mostrar que sobrevivemos à pandemia e ver que o setor também superou esse momento de crise. Nesses últimos dois anos, não tivemos nenhum contrato rescindido. Todos os nossos clientes cresceram e contrataram novos módulos. Conseguimos trabalhar cada vez mais em soluções para no pós-pandemia ter mais digitalização”, recorda o CEO Cassiano Antequeira.
Assim sendo, a companhia reforçou a relevância da plataforma Intranet Mall, que agora conta com novos módulos e funcionalidades, caso de Obras e Reformas, Notificações e Tickets de Atendimento. E aproveitou a ocasião para divulgar mais o sistema Scardlet, que permite o autoatendimento na retirada de carrinhos, cadeiras de rodas, carrinhos de pet etc.
A CBRE, multinacional centenária e presente no Brasil há mais de 40 anos, e que sempre acompanha a Exposhopping. Com longo know-how em comercialização e inteligência de mercado, a companhia atende atualmente 150 malls.
“A indústria de shopping centers é muito importante para nós, e fazemos questão de sempre estarmos juntos. Atendemos um número bastante expressivo de empreendimentos, e isso tem crescido ano após ano. Fazemos avaliação de imóveis para várias empresas do setor com diversos fins e também temos uma área de comercialização de lojas e venda de shoppings. Viemos para entender o momento de cada player e ver como podemos ajudá-los”, fala Eduardo Christiano, diretor da CBRE.
De acordo com Frank Luis Ribeiro, diretor executivo de vendas e de marketing da G4S no Brasil, esse retorno gerou muitas expectativas após dois anos pandemia mundial. Voltada para o segmento de segurança e facilities, a empresa atende mais de 800 shoppings no mundo.
“Já atendemos dois grandes grupos de shoppings no Brasil e estamos em franca expansão com a intenção de ampliar a nossa presença no mercado brasileiro.”
As soluções de segurança têm alta escalabilidade, agilidade e tecnologia avançada e as de facilities envolvem a alocação de profissionais de limpeza até o gerenciamento e manutenção predial em áreas críticas.
O Group Software oferece sistemas completos para a administração de shopping centers e marcou presença mais uma vez na feira de negócios, apresentando algumas novidades.
“Uma delas foi o novo módulo de CRM adicionado ao sistema voltado para venda de espaços locatícios nos empreendimentos. Além disso, trouxemos o aplicativo inteligente de medições, um software de vistorias e muitas outras inovações que facilitam processos operacionais e trazem mais produtividade e são integradas ao financeiro”, conta Leonardo Hermeto, diretor da Vertical Shopping e da Group Software.
A Innovate Brazil já estreou na Exposhopping como patrocinadora. Fundada em Vitória (ES), a empresa está há mais de 15 anos inovando com seus painéis de LED.
“Para o evento, trouxemos o painel curvo, que dá um efeito 3D incrível. Ainda somos novos no setor, mas desejamos consolidar nossa marca no mercado, para quando a pessoa pensar em painel de LED, pense em Innovate Brazil”, ressalta a CEO Amanda Almeida, que garante presença nas próximas feiras da Abrasce.
A Napp Solutions também reconhece a relevância do evento. Além de fazer reuniões e reencontrar amigos e players do setor, Bruno Zenatte, cofundador e COO, conta que a Napp cresceu dentro de shopping. “É um pouco da nossa devolução por esse mercado sempre ter nos acolhido muito bem.” E agora a companhia tem investido na triangulação de dados.
“A Napp tem a especialidade de trazer os dados das lojas de forma automática e estamos ampliando nossa tecnologia, criando mais cruzamentos e trazendo mais respostas em real time para os shoppings. Os varejistas são de suma importância para a tecnologia Napp, pois nos integramos a eles para levar os dados aos shoppings”, revela.
Conheça agora os expositores e as principais tendências e novidades apresentadas por eles durante o evento:
CAME Nepos
Uma das patrocinadoras da Exposhopping, a CAME Nepos fez sua primeira participação com a nova marca, já que a Nepos foi adquirida pelo grupo italiano CAME em 2021. A decisão estratégica só fortaleceu a companhia, que oferece soluções completas de controle de acesso de estacionamento. “Temos um software de gestão completo para gerenciar qualquer tipo de operação de estacionamento. Levamos para a feira o acesso com LPR (do inglês “License Plate Recognition”) mensalista, pagamento de valet e uma série de soluções que vão completando nosso produto e nossas funcionalidades”, esclarece Andrea Ajauskas, gerente-geral.
CRMALL
Patrocinadora do evento, a CRMALL, que atende 213 shoppings em todo o Brasil, buscou aumentar o número de clientes por meio de suas inovações. Além de sistemas de autoatendimento, gestão de informação, controle de promoção, a empresa destacou o aplicativo Prizor, que já atingiu 200 mil downloads e mais de 5 mil avaliações. “Temos também o Prizor Web, que é uma versão web para o controle de promoção. Isso sem falar em toda a parte de CRM, gestão de relacionamento com o cliente, envio de e-mail marketing, SMS, ferramentas analíticas de captação de dados e análise etc. Nosso objetivo é sempre fazer o shopping vender mais e o cliente ter uma boa experiência de consumo”, salienta Antonio Carlos Braga Jr., CEO da CRMALL.
EDP
Com sua marca renovada, a EDP apresentou todo seu portfólio. “Temos soluções em comercialização de energia no Mercado Livre. Então, vários dos grandes shoppings que aqui estão já têm contrato de fornecimento conosco. Há também soluções de geração distribuída e, mais recentemente, temos oferecido contratos de energia varejista, que são direcionados especialmente aos consumidores que têm uma grande rede de shoppings ou lojas, ou seja, é muito aderente. Ainda mostramos a nossa solução de distribuição de energia compartilhada, que é uma forma simplificada de aderir a um consórcio de energia utilizando alguma usina solar na qual a EDP está investindo”, explica Diogo Baraban, diretor solar centralizado e comercialização de energia da EDP.
Indigo
Mais uma vez, a Indigo participou como patrocinadora da Exposhopping. De acordo com o diretor executivo Thiago Piovesan, durante a pandemia, a empresa aproveitou para investir mais em tecnologia, inovação e sustentabilidade, inclusive com veículos elétricos que complementam a mobilidade do estacionamento. “A ideia é que uma empresa como a nossa não fique restrita só a receber e parar carros, mas, crie um hub de conexão para outros veículos de deslocamento. Para o evento, trouxemos aplicativo para pagamento, reserva de vagas, acessos de estacionamento. Tudo isso para tentar minimizar o contato em função da pandemia e a receptividade aos novos produtos está muito boa”, conclui Piovesan.
Studio VS
Desde a fundação, em 1986, o Studio VS, apoia as iniciativas do setor de shopping centers, especialmente as ações promovidas da Abrasce, sendo, inclusive, um dos patrocinadores do evento. Cláudio Netto de Souza, gerente de customer success, afirma que o Congresso Internacional de Shopping Centers e a Exposhopping constituem o principal hub de relacionamento de empreendedores, investidores, administradores e prestadores de serviços do setor. “Foi muito gratificante constatar a grande audiência e engajamento, tanto no Congresso, quanto na Exposhopping. Eles proporcionaram uma plataforma adequada e necessária para a discussão sobre a essência e as tendências do setor.”
WPS
Com 21 anos de história e 400 estabelecimentos atendidos, a WPS é uma empresa de automação de estacionamento reconhecida pela criatividade e inovação. E, mais uma vez, a companhia compareceu à Exposhopping para apresentar suas novas tendências. “Destacamos a experiência do usuário. Ou seja, o cliente entra, paga e sai de uma forma fácil, podendo ter uma experiência no caixa de autoatendimento e a possibilidade de fazer uma doação para uma instituição de caridade. Queremos criar inovação e mostrar que estamos sempre em uma missão de vanguarda”, revela Rodrigo Ricardi, diretor de operações da WPS.
Cicloway
Especializada em mobilidade elétrica, a Cicloway apresentou seus veículos de ronda de segurança patrimonial, incluindo motos, segways e patinetes. O destaque da vez ficou por conta do tuk-tuk elétrico. “É veículo de last mile, bem bonito, que pode ser personalizado. Além do impacto visual e da sustentabilidade, ele agrada pela mídia móvel acoplada e rastreio, que consegue mensurar o número de pessoas atingidas. Ou seja, é possível depois analisar sua estratégia de marketing por região”, conta Deborah Benetti, da comunicação e marketing da Cicloway. Outro lançamento da marca foi a Ciclo Wash, uma máquina de lavagem de mãos com display para anúncios. “Ela lava as mãos com apenas 180 ml de água, sendo que em uma lavagem normal, são gastos de de 1,8 a 2 litros. Além disso, ela tem baixa manutenção, pois conta com chip e pode ser monitorada via celular”, acrescenta Maria Tereza Pedretti, da equipe Cicloway.
CPFL Soluções
Estreante e patrocinadora do evento, a CPFL Soluções expôs sua ampla gama de soluções e seu know-how acumulado em mais de 100 anos de história. “O mercado de shopping centers é muito estratégico para nós. Acreditamos bastante na evolução e no crescimento dele e temos muitas soluções que se conectam com as necessidades dos shopping centers, em temas como eficiência energética, consumo mais consciente e redução de custo e consumo”, explica Flavio de Souza, diretor comercial de soluções energéticas da companhia. Assim, a CPFL Soluções aproveitou a Exposhopping para oferecer sistemas de resfriamento, chillers, centrais de água gelada, geradores para a ponta e back-up de energia, venda de energia no Mercado Livre, estrutura elétrica, operação e manutenção.
Embratecc
A Embratecc apresentou o sistema PayIn, uma nova solução para o pagamento do estacionamento. “Ele permite que o usuário efetue o pagamento a partir de um QR Code impresso no ticket, sem a necessidade da instalação de qualquer aplicativo. Além disso, o sistema oferece diversas outras funções – que podem ou não ser utilizadas pelo shopping –, como, por exemplo, cadastro de usuários para obter descontos, pagamento antecipado (ticket pré-pago), opção de tornar-se mensalista etc.”, explica Tiago Ferreira, diretor técnico da Embratecc.
Grupo PareBem
Patrocinador do evento, o Grupo PareBem considera o setor de shopping centers muito importante, especializando-se no atendimento aos empreendimentos – hoje são 75 shoppings atendidos pela companhia. A expectativa é que esse número cresça, graças também às novas soluções apresentadas na Exposhopping. “Nosso foco sempre foi em inovação e tecnologia. Então, temos uma central de controle, que permite o monitoramento remoto de todos os equipamentos do estacionamento. Isso gera eficiência na operação e impacta o resultado financeiro, mas muito mais a experiência do usuário, que tem atendimento rápido e um script pré-determinado. A outra solução é a segmentação de vagas por câmeras. O shopping tem a possibilidade de oferecer diferentes tarifas de acordo com o público que quer atender. Estamos fazendo a segmentação primeiro olhando para o usuário VIP, aquele que quer parar perto dos acessos ao shopping nas vagas mais procuradas”, destaca Marcelo Nunes, CEO do Grupo PareBem.
Perto
Com 30 anos de mercado, a Perto, que era especialista em automação bancária, agora oferece produtos para a área de varejo e estacionamento. Com sede em Gravataí (RS), e 22 filiais Brasil afora, a empresa conta com 400 técnicos para fazer atendimentos personalizados. Na Exposhopping, a Perto apresentou duas inovações. “Trouxemos a Pay Station, uma nova máquina de pagamento por dinheiro, que dá troco em cédulas e moedas, e tem um look apropriado para estacionamento. E também uma máquina de entrada e saída com tela de 32 polegadas touch. Ela possui interação muito maior na chegada ao estacionamento, com uma tela bidirecional. Ou seja, o cliente pega o ticket na entrada e apresenta o ticket na saída, no mesmo local. Se existe débito, a máquina já solicita o pagamento com cartão de crédito com proximity. Em uma mesma máquina temos três funções e isso ajuda muito os operadores e donos de empreendimento com um custo-benefício muito atraente”, frisa Eduardo Vargas, gerente da unidade de parking da Perto.
Spot Metrics
A Spot Metrics desenvolveu diversos produtos desde a última edição presencial da Exposhopping e foi possível mostrar a evolução, por exemplo, dos sistemas voltados a campanhas promocionais. “O CRM oferece métodos mais eficientes em que é possível obter a localização do cliente dentro do shopping, oferecendo uma comunicação mais eficiente e correta, ou seja, falando o que interessa e para quem interessa e ajudando a vender mais”, diz Luiz Friedheim, diretor de operações da Spot Metrics. Além disso, falou sobre mais uma novidade em desenvolvimento: a carteira digital em que lojistas podem receber direto do aplicativo do shopping.
Tapetes Articulados
“Trouxemos como novidade o piso tátil. O nosso tapete já está há 20 anos no mercado e é voltado para áreas de grande fluxo de pessoas. Voltamos à Exposhopping para consolidar o mercado após dois anos de pandemia e tivemos a oportunidade de rever clientes mais antigos e conhecer quem está entrando no mercado. Então, feira teve resultados acima do que esperávamos,” Antônio Inácio Schaan, proprietário da Tapetes Articulados.
Be Sistemas
Fundada em 2016, a Be Sistemas se associou à Abrasce em 2019 e participou da Exposhopping pela primeira vez com o objetivo de fazer muito networking. Para o evento, trouxe um sistema promocional com autonomia do cliente, já que pode fazer tudo sozinho. “E o grande carro-chefe é que podemos fazer a gestão de mall, portal de lojista e marketing, integradas com o shopping, evitando burocracia de utilizar vários sistemas”, relata Francis Guslinski, diretor de TI.
Belimo
Pela segunda vez consecutiva, a Belimo trouxe suas soluções de eficiência energética e segurança para o evento. De acordo com o engenheiro de aplicações da empresa, Leandro Medéa, a Exposhopping é uma prioridade pela proximidade com os tomadores de decisão do setor e pela garantia de resultados. “Destacamos os produtos de medição de energia térmica, para monitoramento e rateio de energia em sistemas de ar-condicionado e a parte de sensores de detecção de gás – tanto para gás de cozinha, quanto para monóxido de carbono em estacionamentos. A Belimo agora tem uma linha específica de sensores, além da área de sensor de temperatura e monitoramento e qualidade do ar”, conclui Medéa.
BRMobility
A BRMobility sempre tem a intenção de inovar, entendendo as dores do mercado e trazendo novas soluções. Entre os lançamentos apresentados na Exposhopping destacam-se: BRMobility Fly, BRTrack e BRVivo. A plataforma BRMobility Fly possibilita o uso de drones para ações como rondas, manutenção e ativações de marketing. “Os voos são automatizados e a central de monitoramento faz o acompanhamento em tempo real, oferecendo eficiência operacional, de gestão e de reconhecimento de imagens”, afirma Rodrigo Andrade, CEO da BRMobility. O BRTrack é dispositivo que transmite áudio e imagem em tempo real. “A intenção inicial era oferecer à central de operação a geolocalização de diciclos elétricos para encaminhar o equipamento mais próximo ao atendimento de uma ocorrência. No entanto, entendemos que poderia auxiliar os vigilantes ao ser acoplada no colete para a captura de imagens e áudio.” Desenvolvido durante a pandemia, BR Vivo é um robô com sistemas de vídeo e áudio e acionamento e gerenciamento remoto, que possibilita a integração em atividades de telepresença, mesmo a longas distâncias.
C+E
Há mais de 25 anos criando experiências aos shoppings de todo o país, a C+E levou o tecnológico e o divertido à Exposhopping. “Os clientes já conhecem as nossas decorações natalinas e a qualidade do nosso trabalho, então, a ideia foi trazer realmente um ambiente imersivo e instagramável, utilizando bolas de RGB, entre outros elementos”, conta Geovana Simões, gerente comercial da C+E. Além das atrações indoor, a C+E conta com a unidade Blachere Iluminação Brasil, especializada em decorações externas. “Como tecnologia está no DNA da companhia, sempre buscamos essa inovação e, por isso, o estande teve essa provocação”, conta Eduardo Morroni, head comercial da Blachere Iluminação Brasil.
Celway
Parceira da Motorola Brasil, a Celway trouxe novos modelos de rádio com tecnologia de ponta embarcada, inclusive, com o portfólio completo e integrado de soluções inteligentes em segurança da Pelco, empresa adquirida em 2020 pela Motorola Solutions. “Apresentamos também a body cam (câmera de uso corporal), para auxiliar na vigilância dos agentes externos e internos e o software de despacho TRBOnet, que auxilia a radiocomunicação, tornando a rede mais inteligente, oferecendo controle de todos os recursos, como, localização indoor e outdoor, escuta remota, relatório de áudio, entre outros”, diz Eduardo Camarneiro, diretor da Celway.
Co.W. Coworking Space
O Co.W. Coworking Space está há mais de 7 anos no mercado com unidades em São Paulo (SP) e Joinville (SC), oferecendo espaços de coworking e sua proposta de escritório flexível também pode funcionar muito bem em shoppings. “Nesse caso, os espaços de trabalho seriam úteis não só para os usuários como também para os lojistas e colaboradores”, diz Renato Auriemo, CEO Co.W. Coworking Space e WiseOffices. Fundada há um ano, a WiseOffices é uma solução criada para o gerenciamento de pessoas e espaços no modelo híbrido. “Esse sistema integrado e inteligente pode ser utilizado em coworkings dentro dos shoppings até mesmo para os escritórios administrativos do empreendimento ou para qualquer empresa que tenha um escritório”, conta.
Comerc Energia
O setor de shopping centers precisa ter uma gestão em energia bem administrada, especialmente por esse custo ser um dos mais representativos do empreendimento. Segundo Marcelo Borges dos Santos, consultor de novos negócios da Comerc Energia, quando se tem um custo de energia competitivo, é possível favorecer os lojistas e ainda aumentar as margens de negócio. E Comerc Energia trabalha essa gestão, dando todo o suporte e, inclusive, mostra como atuar com um portfólio muito maior de prestação de serviço, por exemplo, de instalação de painéis solares, telemetria e também eficiência energética. E a própria Comerc faz investimentos na compra de equipamentos que precisam ser substituídos para economizar energia, sem a necessidade de um capex novo.
Cufa – Favela Holding
“Participamos da Exposhopping justamente para trazer conscientização sobre o potencial de consumo que existe nas favelas e sobre os empreendedores de lá. Como oportunizá-los e inserí-los porque têm muito valor nos serviços e produtos que fazem. O shopping tem imenso poder de vendas, então, como organizar tudo isso com os lojistas e empreendedores do setor? Por isso, estamos aqui ao lado da Favela Holding”, declara Geovana Borges, diretora de relações corporativas institucionais da CUFA. Presente em todo o Brasil, a CUFA é uma ONG que existe há 25 anos e atende mais de 5 mil favelas. “Na Exposhopping nasceram muitas ideias e gostamos bastante da nossa participação, porque as pessoas estão bem abertas ao ESG, entendendo o que é e como funciona. Mesmo porque muitos shoppings têm em seu entorno favelas. E é nessas favelas que está o potencial consumidor desses empreendimentos”, conclui Geovana.
Designcorp Internacional
A Designcorp International, empresa canadense de design de shopping centers presente no Brasil desde 1999, marcou presença novamente na Exposhopping divulgando seu amplo portfólio. O escritório brasileiro já entregou mais de 200 projetos, além de coordenar também as ações em toda América Latina. “Nosso grande diferencial é ter expertise internacional, mas estarmos muito conectados ao mercado brasileiro. Nossa grande mensagem aqui é que os shopping centers devem ser experience centers. As pessoas hoje buscam experiências e o nosso escritório não faz só arquitetura, propomos e desenvolvemos em conjunto com o cliente um produto que faça sentido e se conecte emocionalmente com os seus clientes”, enfatiza Milenna Crespo, vice-presidente da Designcorp International.
Draco
Estreante na Exposhopping, a Draco é especialista na automação de sanitários coletivos e lavatórios profissionais. Enfatizando questões, como inovação e importância da higiene, a marca levou toda sua linha automatizada de torneiras, saboneteiras, válvulas de mictório e descargas com sensor de aproximação. “Estamos há 20 anos no mercado e, hoje, atendemos 25 redes de shopping centers e 164 malls”, revela Jaqueline Rodrigues, gerente de contas da Draco.
Erê Lab
Além de ser uma das empresas parceiras na concepção do Espaço Tendências & Insigths, a Erê Lab também expôs sua nova linha de bancos de mobiliário urbano, Chapa, além de trazer sua especialidade de mobiliários para parquinho. “Sempre com o diferencial do design, os novos bancos foram pensados de uma maneira lúdica para compor com os parques e todos são fabricados apenas com madeira de lei, certificada de uma área de manejo de Rondônia”, diz Helo Paoli, diretora-executiva, sócia e cofundadora da Erê Lab.
Grupo Fluency
O Grupo Fluency atua na área de segurança e facilities no mercado do Rio de Janeiro e resolveu participar da Exposhopping pela primeira vez para mostrar um pouco da expertise com o objetivo de disputar o mercado também em São Paulo. Segundo Rogério Fernandes Farias, CEO da Fluency, a empresa trabalha sempre muito próxima dos clientes e a busca por conhecimento é constante. Na cidade maravilhosa, o grupo atende shoppings como Nova América, Botafogo Praia Shopping, Rio Design Barra e Rio Design Leblon, além de condomínios de luxo e tem uma parceria com a Air France.
IT’S Informov
Com uma trajetória de 30 anos, a IT’S Informov é especializada em obras corporativas, construção de shoppings, retrofits e interiores. Reúne engenharia, arquitetura e design e cria projetos inovadores e autênticos, conforme a cultura de cada empresa. “Foi a primeira vez que participamos e, com certeza, não será a última. O movimento foi muito bom e a exposição que tivemos foi bacana. Já prestamos serviços para grandes empresas de shopping centers e entendemos que temos muito a agregar a todo o segmento”, afirma Daniel Zeppelini Iannicelli, diretor comercial IT’S Informov.
Jayme Lago Mestieri
O escritório JLM Arquitetos teve um bom entendimento das transformações e evolução do setor de shopping centers e chegou à Exposhopping com 12 lançamentos de greenfields que estão sendo construídos pelo Brasil com o conceito de life center. “São empreendimentos que já atendem às novas demandas: de lojistas, que querem pagar menos, de um visitante que busca um espaço de experimentação e de lazer, não só voltado às compras, e também com um capex, um custo de construção, menor”, descreve Jayme Lago Mestieri, sócio titular do escritório JLM Arquitetos. Os novos shoppings estão localizados nas diversas localidades, especialmente em locais em que a economia foi menos impactada. Ter presença na Exposhopping, segundo Mestieri, é fundamental: “A promoção de negócios também precisa do contato físico como mostram os eventos da Abrasce e da ABF.”
Kron Medidores
Especialista no segmento de medição de energia, a Kron Medidores destacou sua novidade: o medidor LoRa. “Ele não necessita de infraestrutura de rede, ou seja, o shopping tem um ganho porque não precisa fazer um cabeamento de rede, o que é bastante custoso. Trouxemos essa tecnologia para a feira e foi muito bem vista”, conta Nelson Milani, gerente comercial da Kron Medidores.
Magic Games
No estande da maior rede de parque indoor do Brasil, um enorme dinossauro chamou a atenção do visitante, anunciando o novo conceito da Magic Games, que agora tem feito parques de 5 mil m² a 10 mil m² fixos e temáticos, podendo ser, inclusive, instalado na área externa do shopping. “Temos o T-Rex Park, voltado para crianças até 12 anos, Dragon Park, acima de 12 anos, já estamos no Shopping D, Via Brasil Shopping, Parque Shopping Bahia e abriremos, em breve, a quarta unidade com 8 mil m² do T-Rex, no Flamboyant Shopping. Com entrada franca, o visitante paga por atividade”, conta Ricardo de Freitas Del Campo, proprietário da Magic Games.
Mais Fluxo e ShopStudio
Especialista em inteligência de dados, a Mais Fluxo oferece plataformas e análises personalizadas para malls. “Hoje, os shoppings precisam muito de informação para entender o comportamento dos clientes no pós-pandemia, afinal tudo muda muito rápido. Fazemos contagem e análise de fluxo de pessoas. No evento, levamos uma câmera de contagem de pessoas para fazer um estudo do fluxo de visitas nesses dias”, ressalta Rafael Amaro, gerente de TI da Mais Fluxo. Em parceria, a ShopStudio estava no mesmo estande, agência de comunicação e marketing com 25 anos de experiência e sempre atualizado com as tendências do mercado. Oferece projetos customizados para cada cliente.
NBA Store
Após a palestra com a participação de Sérgio Perrella Filho, vice-presidente de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina no 17º Congresso Internacional de Shopping Centers, os congressistas e visitantes puderam conhecer mais sobre a proposta da NBA Store em um estande com cesta de basquete e uma loja da NBA Store Truck com alguns dos itens vendidos em lojas. “Para nós, é importante estarmos mais conectados e próximos dos shoppings. Estamos com um conceito diferente de varejo mais voltado na experiência do consumidor e entretenimento e não só a venda de produto. Então, tem sido muito bom contar um pouco dessa história para tentar viabilizar novos negócios e expandir a nossa presença no varejo”, conta.
Norf Tecnologia
Norf Tecnologia desenvolve diversas soluções de monitoramento para shoppings como de energia elétrica para fazer o rateio das contas, consumo de água, nível de abastecimento na cisterna, na caixa d’água e sistema de reuso. “Coletamos todas as informações essenciais para o monitoramento do shopping e encaminhamos tudo para uma só plataforma, que traz tudo em um relatório único e muitas outras facilidades”, explia Rafael Nahid, diretor comercial da Norf Tecnologia.
ParkHelp
De acordo com Bruno Jardim da Cunha Lemos, gerente comercial da ParkHelp no Brasil, novos sensores com câmeras para os estacionamentos de parkings, novos painéis de RGB e matrix foram os lançamentos apresentados aos visitantes. Além disso, era possível saber mais sobre sensores ultrassônicos, bem usuais hoje no mercado.
Pennse
Com mais de 30 anos no mercado, a Pennse Controles participou dessa edição para apresentar soluções inteligentes que desenvolve por meio do uso de produtos de controle de automação para Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio e Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado.
Saint Gobain
Claudia Pigoretti, gerente de especificação e viabilidade de negócios, da Saint Gobain, na divisão de acústica e design, falou sobre as várias soluções de acústica para shoppings e mercado corporativo como os painéis absorvedores sonoros para parede, painéis para forro removíveis e a linha de baffle acústico em espuma melamínica que pode ter cores e formatos diferenciados. “A Saint Gobain engloba as marcas Ecophon e Sonex e há uma gama enorme em que podemos imprimir uma característica única para cada projeto focada nas performances acústicas.”
TBForte
O Cofre Inteligente Multi CNPJ foi a novidade da TBForte, empresa de transporte de valores. Apesar de compartilhado, a operação de cada CNPJ é acompanhada individualmente, de forma automática, transparente e segura. “Ele facilita tremendamente a dinâmica do shopping center, evitando o acesso de diversos carros fortes já que diminuiu a necessidade de horários especiais para a coleta do dinheiro vivo e também o tráfego de vigilantes internamente”, explica Luciano Faria, gerente executivo de Negócios e Relacionamento da TBForte. A solução mantém em um único local o dinheiro em espécie seguro, aumentando a eficiência e agilidade da gestão e armazenagem ainda dentro do centro comercial.
TheLED
A TheLED atua há 12 anos e presta serviços para mais de 130 shoppings. De acordo com o diretor comercial, Roberto Gabrielli, a presença na Exposhopping é praticamente uma obrigatoriedade dada a importância da maior feira do setor na América Latina. “Participamos porque o mercado busca a digitalização e nós inovamos todo dia. Além dos diferentes formatos de painéis, trouxemos ainda a melhoria de resolução. Em 2008, falávamos de P10, que são 10 mm entre os pixels, hoje já temos aqui no estande um painel de 1.2 pixel, o que, em termos de resolução, é 15 vezes melhor do que o primeiro painel que criamos. A tecnologia vem evoluindo a cada dia mais, oferecendo melhor definição de imagem.”
Time Energy
A Time Energy trabalha com a gestão de eficiência energética e trouxe uma solução totalmente orientada e desenhada para shoppings, um segmento de alta complexidade, sempre utilizando inteligência e inovação. “Somos uma startup, então, é uma solução lançada recentemente, que trouxemos para apresentar na Exposhopping”, diz Leandro Silva Pereira, CEO da Time Energy. Em 2020, a Time Energy recebeu aporte financeiro da EDP Ventures Brasil.
Vipex
Reconhecida pelos serviços em transportes de móveis e decoração, a Vipex participou da edição da Exposhopping e levou um de seus caminhões para o Pavilhão Vermelho. De acordo com Sheila Deus, supervisora comercial da Vipex Transportes, a empresa veio em parceria com a Blittzen, empresa de decoração natalina, e é reconhecido por atender o mercado de alto padrão.
Networking no Coquetel Retail Group
Na segunda noite da Exposhopping, aconteceu o Coquetel Retail Group proporcionando uma interação entre executivos dos setores varejista e de shopping centers. Esse momento, apenas para convidados, teve o patrocínio da Ancar Ivanhoe, AD Shopping, Shopping Flamboyant e Linx.
Parceria de sucesso
Conheça as marcas, os grupos empreendedores e os shoppings individuais parceiros da Abrasce nos eventos 17º Congresso Internacional, Prêmio Abrasce e Exposhopping