Momentos esportivos relevantes para o setor
Após uma retomada com público expressivo em eventos de atividade física no ano passado, os empreendimentos esperam repetir o mesmo sucesso em 2023
Práticas esportivas fazem parte do cronograma de muitos shoppings pelo país e voltaram com força em 2022. Esse ritmo deve continuar em 2023 e o público fica de olho na programação, que envolve corridas, caminhadas, ciclismo e aulas das mais diversas modalidades. Esses eventos trazem fluxo e vendas para o mall, ao mesmo tempo, reafirmam o comprometimento com o bem-estar e a saúde da população.
Referência no país
O Shopping SP Market é pioneiro na manutenção de uma agenda anual de atividades esportivas. Há 12 anos conta com corridas e passeios de bikes que contemplam os mais diversos públicos, frequentadores ou não.
“A SP RUN foi a primeira e reúne anualmente mais de dez mil corredores, em duas edições anuais. A SP Kids RUN existe faz 6 anos e atrai cerca de 4,5 mil pessoas. A SP Dog RUN está na sua sétima edição e contou com mais de 4 mil tutores com seus pets em 2022. A Pink RUN, direcionada ao público feminino com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce para cura do câncer de mama, é o nosso fenômeno amado. Durante a quarta edição, bateu recorde de público, com mais de cinco mil mulheres presentes no shopping”, detalha Maíra Santos, gerente de marketing do Shopping SP Market.
A Fuse Eventos Esportivos é a parceira contratada pelo empreendimento para realização das ações. De acordo com Maíra, havia uma demanda reprimida, que pode ser medida pelas centenas de e-mails que recebiam mensalmente questionando sobre o retorno.
“O público estava ansioso pelo reencontro e os excelentes números de 2022 foram resultados do sucesso das ações aliado à longa espera.”
Para 2023, o objetivo é ampliar a agenda e, no primeiro semestre, já estão previstas a 17ª SP RUN, em fevereiro, a Dog Run, em maio, e o SP By Bike, com data ainda a definir.
Essa programação inspiradora confirma e legitima a preocupação do SP Market em fazer parte da vida das pessoas, proporcionar opções de lazer para toda a família e, principalmente, manter o foco na saúde e bem-estar de todos. “Apesar de sermos um espaço de consumo, somos também um ambiente de convivência, de experiências, de memórias afetivas e, principalmente, de extensão da casa das pessoas. E os varejistas se beneficiam muito com o consumo trazido pelos atletas e seus acompanhantes uma vez que há um aumento de público significativo antes, durante e depois do evento.”
Em diferentes localidades
O Santander Track&Field Run Series, maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas, retomou suas atividades em janeiro de 2022 após quase dois anos de pausa devido às restrições impostas pela pandemia. Foram milhares de participantes em 88 etapas. Para 2023, a programação também envolverá diversos passos, que podem ser conferidos no app TF Sports. Em muitas provas, os shoppings são parceiros.
O Shopping da Ilha, por exemplo, realiza há 4 anos as edições da Santander Track&Field Run Series. “É um dos eventos mais procurados por clientes amantes de corrida em São Luís (MA) e a procura só aumenta ao longo dos anos. Em 2022, batemos recorde de inscritos com mais de 1.500 participantes, além de realizarmos pela primeira vez a edição da Corrida Kids. Esse mercado voltou mais forte e mais ativo em 2022”, diz Marcelo Rennó, diretor de operações e digital na Shoppings Sá Cavalcante.
Outros dois ativos da Sá Cavalcante no Espírito Santo também realizaram eventos marcantes no ano passado. O Shopping Moxuara teve a Maratoninha Capixaba e o Shopping Praia da Costa promoveu a Travessia João Moreno. “A adesão tem sido bastante positiva com um público mais interessado no assunto. Na Maratoninha Capixaba, que consiste em uma manhã de maratonas destinadas às crianças, tivemos mais de 500 crianças participantes com suas famílias”, relembra Rennó.
Para 2023, o Shopping Moxuara terá um calendário recheado de programações, com destaque para os torneios de campeonatos de Beach Tennis, e a previsão é manter a parceria com a Santander Track&Field Run Series no Shopping da Ilha. Além de promoverem a saúde e o bem-estar, atraem um público familiar e há geração de fluxo e vendas no ato da troca do kit – para alguns eventos – como a realizada dentro do Shopping Praia da Costa para a Travessia João Moreno. “Traz ainda aproximação e vínculo com nosso público-alvo, reforço da nossa marca e apropriação da nossa região primária. Fora isso, proporcionam experiências exclusivas aos nossos clientes, associando a imagem do empreendimento à qualidade de vida, incentivo ao bem-estar e à prática de esportes”, destaca Rennó.
O Parque D. Pedro Shopping também recebeu em 2022 duas edições o Santander Track&Field Run Series, incluindo uma meia maratona. Além disso, sempre promove eventos, em parceria com lojistas, na Praça BeGreen, como atividades esportivas, culturais, entre outros. Já teve duas edições de aula especial gratuita de yoga e uma aula gratuita de muay thai, todas em parceria com a academia Bodytech e a Decatlhon. Fora isso, os participantes puderam contar com descontos exclusivos em lojas de suplementos e moda fitness do mix.
Segundo Marcelo Zaffalon, superintendente do Parque D. Pedro Shopping, o incentivo à prática de esportes sempre fez parte da história empreendimento.
“Em 2021, como as pessoas estavam inseguras com as atividades coletivas, não tivemos nenhuma e nos programamos para retomá-las em 2022. Além de contarmos com uma grande participação, essas ações ajudaram nossos clientes, funcionários e colaboradores a reduzirem o estresse e fugirem da rotina, afinal, o nosso empreendimento sempre visa proporcionar novas experiências e incentivar práticas mais saudáveis”, diz Zaffalon.
Todas as nossas ações contaram com o máximo de inscritos, somente a primeira etapa da Santander Track&Field Run Series teve 2,6 mil participantes.
“Para 2023, já está confirmada uma nova edição da meia maratona, em abril, e outros eventos em parceria com a Bodytech e Decathlon. Somos o maior shopping de Campinas e região e temos o compromisso, desde o início de nossa história há 20 anos, de sermos mais que um espaço de experiências memoráveis. Oferecemos aos nossos visitantes e colaboradores uma experiência única, incentivando a adoção de hábitos saudáveis, a prática esportiva, as atividades culturais e outras, seja por eventos ou com campanhas de conscientização.”
O Via Parque Shopping é mais um empreendimento que começou a ter um calendário pensando nas famílias e no bem-estar de seus clientes, sendo que o esporte é um derivado disso. Desde 2021 são ministradas aulas gratuitas de yoga mensalmente na Varanda Be Green, uma área ao ar livre. Com vagas limitadas, os clientes precisam se inscrever pelo site do empreendimento. As aulas reuniram 500 alunos em 2022 e o programa continua com a mesma frequência esse ano.
O Via Parque Shopping também organizou a Corrida BeGreen Kids no relançamento do BeGreen, e, em novembro de 2022, aconteceu uma aula da Smart Truck, projeto social da SmartFit, em que professores levam atividade física e dança (zumba e fit dance) em evento gratuito e aberto ao público em vans adaptadas. Segundo Rodrigo Machado, superintendente do Via Parque Shopping, essas iniciativas estão ligadas ao posicionamento do empreendimento em promover atividades voltadas ao público e existe ainda uma perspectiva de agregar novas operações de esporte ao mix em um futuro não tão distante.
O Shopping Taboão também passou a promover anualmente uma corrida feminina ‘Mulheres Largam na Frente’, que já teve duas edições e é limitada a 1 mil participantes.
“Sentimos que havia uma demanda reprimida no ano passado e o clima de eventos coletivos é sempre muito bacana. Em 2023, teremos mais uma edição dessa corrida feminina, prevista para março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Esses eventos têm o poder de fazer o empreendimento expandir barreiras, fidelizando os frequentadores tanto da cidade como do entorno, mas também trazendo público de várias regiões”, diz Mariuche Ismerim, gerente de marketing do Shopping Taboão.
Enfim, essa pauta está no radar de ativos de todo o país e a tendência é de apostarem ainda mais nessas atividades ao longo do tempo, beneficiando os participantes, lojistas, parceiros e todo o negócio.