
Rooftops sob a perspectiva dos players de shopping centers
Eles agregam experiência ao cliente, trazem fluxo e vendas e exploram a beleza das cidades
Os rooftops sempre foram um atrativo nas cidades e uma experiência muito bem avaliada pelos clientes, especialmente quando envolvem a gastronomia, tornando o passeio ainda mais completo e envolvente. Depois da pandemia, mais shoppings despertaram esse olhar para as áreas abertas e alguns empreendimentos viram que suas coberturas poderiam ser exploradas seguindo esse conceito. Confira alguns projetos inspiradores.
Terraço Botafogo

Inaugurado em dezembro de 2022, no Botafogo Praia Shopping, o Terraço Botafogo é mais um dos projetos realizados pela Ancar Ivanhoe, que viu a necessidade de criar conexão com a natureza em espaços ao ar livre em seus empreendimentos. O local se tornou queridinho do público e passou a fazer parte da programação pós-praia e receber turistas, executivos, grupos de amigos e famílias. “O pontapé inicial para sua construção aconteceu quando a praça de alimentação do oitavo piso foi reformada e o impacto dessa vista foi muito importante. Enxergamos ali um potencial do ativo. O Pão de Açúcar sempre esteve ali, a ótica para ele foi que mudou”, explica Cecília Ligiero, superintendente do Botafogo Praia Shopping.

Como o espaço era utilizado como casa de máquinas com equipamentos de ar-condicionado, foi feita uma reengenharia do local e a área de 500 m2 ganhou duas operações: o bar Brewteco e o bar da Heineken, também operado pelo Brewteco, com decoração supermoderna e aconchegante, com vista ampla de um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro.
E tem feito sucesso absoluto, superando as expectativas. “Fizemos um bom trabalho de divulgação e estamos colhendo os frutos até hoje. O Terraço Botafogo é bastante comentado e procurado. E, o melhor de tudo, o público reconhece esse espaço como seu.”

Também sempre foi pensado como um ambiente inclusivo, que traduzisse o lado democrático e eclético do bairro de Botafogo. “Foi idealizado para que fosse um lugar para o morador e para o turista apreciarem a cidade de um ângulo diferente, acessível e atraente, e, além de tudo, que tivesse essa sinergia com o shopping e nosso público local. E funcionou”, conta Cecília.

O rooftop tem gerado ainda mais fluxo e vendas, pois houve a preocupação em trazer um operador que atraísse diferentes públicos. “Pensamos em unir qualidade e despojamento. E o ambiente e o cenário cooperam para que as pessoas permaneçam por mais tempo no mall. Estamos ainda trabalhando na revitalização do empreendimento como um todo, inclusive, no mix de novas lojas, novos restaurantes, atração para crianças e mais eventos. Isso tudo faz com que o cliente venha participar desse novo momento, nos proporcionando muitos resultados e atendendo cada vez mais às nossas expectativas de negócios”, explica a superintendente do Botafogo Praia Shopping.

Agora, em 2023, continua o trabalho de ativação de mais marcas no Terraço Botafogo, pois há ainda espaço para novos parceiros.
Terraço do PAN
A saída de um restaurante com 400 m2 de ABL no fim de 2019 e a busca por áreas abertas pelos consumidores devido à pandemia motivaram o Pantanal Shopping a investir em um projeto maior, indo muito além de simplesmente ocupar a vacância por outra marca renomada. A ideia foi fazer um foodhall em que se aproveitasse a paisagem do Chapada dos Guimarães ao fundo, algo que antes não era possível. Esse estudo deu origem ao Terraço do PAN, que virou point de Cuiabá e é primeiro rooftop do estado do Mato Grosso. Com o clima de boteco, os clientes podem degustar pratos e petiscos da culinária local e bebidas em um ambiente muito aconchegante.

“O projeto representa um momento de virada do empreendimento, atendendo a necessidade de consumidor e, ao mesmo tempo, seguindo essa tendência internacional. Além dos desafios operacionais e de custo, também tivemos que criar um ambiente agradável, diante do calor que faz na cidade. Foram feitos estudos da incidência solar, criamos áreas de sombra e colocamos floreiras para tirar a aridez do local. Além disso, planejamos um parquinho de livre acesso para as crianças e deslocamos as antenas, que ocupavam anteriormente esse local”, detalha César Moraes, superintendente do Pantanal Shopping.




O Terraço do PAN virou um sucesso desde a inauguração, inclusive, é responsável por impulsionar as vendas das operações da Praça de Alimentação, cujo crescimento foi de 30%. Além disso, é possível associar que a taxa de ocupação do mall também se elevou no ano passado. “Fechamos o ano de 2022 com apenas quatro lojas vagas, e conseguimos, por exemplo, trazer um grande player de calçados para uma área de expansão que nunca tinha sido locada.”
O rooftop conta ainda com espaço para shows e se tornou não só uma área contemplativa e de gastronomia como também uma propriedade de mídia. “Já fizemos desfile de moda, lançamento imobiliário, eventos com influenciadores e jornalistas, mesa redonda de futebol… Isso abre o leque de oportunidades. O que era só para trazer o melhor da gastronomia também mudou o mindset para inúmeras alternativas”, pontua Moraes. O Terraço do PAN levou o troféu Prata no Prêmio Abrasce 2022 na categoria Expansão e Revitalização.
“Investimos nessa área para termos o melhor público de Cuiabá e o projeto foi tão positivo que o Pantanal Shopping entrega esse ano ainda a Rua do PAN com cinco restaurantes nacionais”, ressalta.

Rooftop Jardim Pamplona

O Jardim Pamplona Shopping ocupa o mesmo endereço onde funcionou uma operação do hipermercado Carrefour na capital paulista. Em dezembro de 2015, passou por uma reforma completa e o novo empreendimento foi inaugurado em 2017, sendo o primeiro shopping dos Jardins, região nobre de São Paulo. Como a experiência do cliente sempre foi uma prioridade, o projeto contemplou um ambiente de convivência ao ar livre com uma vista panorâmica para o bairro, sem deixar de lado o conforto e a segurança.

“Dizem que a cidade é mais bonita vista de cima e nós podemos concordar ao ver o lindo visual dos Jardins que temos do Rooftop do Jardim Pamplona Shopping. O nosso espaço vem mostrando cada vez mais sua versatilidade. Além de ser uma boa opção de gastronomia para a região, vem se consolidando também como uma referência de entretenimento, arte e cultura. Já foi palco de gravação de DVD, festivais, evento de saúde e bem-estar…”, conta Marina de Moraes Leitão, coordenadora de marketing do Jardim Pamplona Shopping.
O rooftop é um dos grandes diferenciais do empreendimento, sendo considerado até uma parada ‘obrigatória’. “Quem o descobre se torna apreciador do nosso espaço e vivencia novas experiências a cada visita.” Além disso, ele incrementa o fluxo e as vendas. “Hoje, representa cerca de 15% das vendas de todo o empreendimento, que possui 5 andares e, aproximadamente, 80 lojas”, detalha a coordenadora de marketing. E as novidades não param ao longo de todo ano com um calendário repleto de atrações como eventos e festivais, sempre divulgados pelo site e redes sociais do shopping.

Espaço Priceless Mastercard
Localizado no centro histórico da maior cidade do país, o Shopping Light trouxe uma nova proposta para o rooftop em outubro de 2021. De acordo com Mia Stark, CEO da Gazit Brasil, já se notava essa busca do consumidor por espaços nas alturas com vista exclusiva. Então, a companhia investiu na revitalização do acesso ao espaço, o que inclui os elevadores de época.

“Esse movimento atraiu a atenção de grandes marcas, da qual conseguimos viabilizar essa parceria com o Espaço Priceless Mastercard. Sabemos do potencial de nosso ativo e queríamos algo exclusivo para o local.”
Anteriormente, a cobertura contava com uma academia e, muitas vezes, foi utilizada como espaço de eventos tanto pelo shopping como para locações pontuais para festas, cerimônias, festivais musicais e gastronômicos. Essas ativações deram grande visibilidade para o ativo e, consequentemente, proporcionou esta negociação.
“Ao entrar, os clientes são recepcionados por um portal laranja e, em seguida, podem acessar o elevador tombado de 1929, com partes originais preservadas, chegando ao Abaru, que conta com um bar e restaurante, ou ao Notiê, restaurante com um menu degustação. Além disso, o Espaço Priceless possui uma área exclusiva para eventos, com mais de 354 m² de área coberta e 393 m² de terraço panorâmico com vista privilegiada.”

Desde sua inauguração, tem sido um local de destino. A adesão tem sido excelente e o público fica encantado com a experiência, a arquitetura, a decoração, o acesso via elevador histórico e preservado, e, principalmente, com a gastronomia.

“A presença do Espaço Priceless trouxe um aumento no fluxo e nas vendas. É um complemento importante para nosso mix”, ressalta a CEO da Gazit Brasil. Em 2023, o Espaço Priceless apresentará algumas novidades, incluindo, parcerias com chefs internacionais para eventos exclusivos. “O primeiro aconteceu em abril com o renomado chef peruano Jaime Pesaque, do premiado restaurante Mayta. O Arraiá no Alto está confirmado para junho. O grande destaque do ano será a troca de temporada, com um encerramento digno da atual, inspirada na grande Amazônia, e um lançamento grandioso da próxima. As datas serão anunciadas em breve”, conta Mia.

Rooftops do Pontal Shopping
Primeiro life center do Rio Grande do Sul, o Pontal Shopping foi inaugurado em 26 de abril e faz parte do complexo multiuso, que iniciou suas operações em maio do ano passado, com Leroy Merlin, Parque Pontal e Átrio, hotel Double Tree by Hilton e a torre de escritórios.

Construído na orla do lago Guaíba, o empreendimento já foi planejado para tirar o melhor proveito de uma das vistas mais privilegiadas da cidade de Porto Alegre.

Com isso, criaram dois rooftops para que o cliente pudesse apreciar a paisagem do alto. “A localização que temos, aliado às tendências mundiais e desejos da população por espaços cada vez mais abertos, foram aspectos fundamentais para a nossa tomada de decisão.
O cliente encontra uma vista deslumbrante para o skyline de Porto Alegre e o lago Guaíba, além de nosso parque de 29 mil m2 que está conectado ao nosso empreendimento”, afirma Angelo Boff, sócio-diretor da SVB Par, empreendedora do Pontal Shopping.
O primeiro rooftop está localizado no terceiro piso do shopping e tem 1 mil m2, estando interligado à praça de alimentação e aos restaurantes. O outro fica quarto andar com 1.100 m2 conectado ao restaurante do hotel e ao centro de eventos.

E eles rapidamente se tornaram locais procurados com muita frequência pelo público. “Se demonstram como verdadeiros selfie point e social hubs.” Boff acredita ainda que eles devem impactar positivamente o shopping já que é um atributo de diferenciação importante para a atração de fluxo e encantamento do cliente.
