JAN/FEV 2021 - Edição 233 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Saúde dentro do mall

15 de fevereiro de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação
Clínicas e laboratórios em shoppings ganham a preferência dos clientes e muitas operações viram âncoras dos empreendimentos

No início eram apenas as farmácias. Já nos últimos anos, laboratórios e clínicas médicas e odontológicas passaram a agregar o mix dos shoppings com mais intensidade. Muitos clientes escolhem se consultar e realizar exames nesses locais pela conveniência, o que acaba trazendo mais fluxo para o mall e ainda fidelizando os consumidores. Com dizia o velho ditado, saúde em primeiro lugar! E essas operações também vão ganhando o espaço de âncoras em muitos shoppings no Brasil. 

Pioneira

A Multiplan foi vanguardista nesse ponto. Investiu em um centro médico no BarraShopping ainda na década de 1990. O complexo passou por expansão em 2016, aumentando ainda mais a oferta de serviços médicos no empreendimento. “O BarraShopping tem o conceito ‘aqui eu resolvo a minha vida’ pelo mix completo de serviços, compras, lazer, restaurantes, opções de entretenimento e também pela possibilidade de realizar consultas e exames laboratoriais e médicos. São dois Centros Médicos de alto padrão”, afirma Juliana Vasconcelos, superintendente do BarraShopping e NewYorkCityCenter.

Centros Médicos BarraShopping Multiplan - Revista Shopping Centers
Os Centros Médicos I e II do BarraShopping são referência na América Latina

O local abriga ainda um centro de convenções totalmente aparelhado, em que é possível realizar cursos, palestras, seminários e conferências.  Outra vantagem é que espaço está disponível tanto para profissionais da área médica assim como para empresas, universidades e demais instituições. Tem ainda um auditório para 180 pessoas. Os dois Centros recebem diariamente mais de 10 mil pessoas. Possuem cerca de 50 clínicas de diversas especialidades, laboratórios (inclusive, com serviços de diagnósticos por imagem) e uma unidade de internação para emergências pediátricas com centro cirúrgico, além do Day Hospital. São mais 150 médicos no atendimento. 

Centro Médico II BarraShopping Multiplan - Revista Shopping Centers
Área interna do Centro Médico II 

O BarraShopping é o maior complexo multiuso do país com mais de 700 lojas e 78.213 m2 de ABL. “Além da tradição na cidade do Rio de Janeiro e da extensa gama de especialidades, o conforto, a segurança e a praticidade também contam na hora do cliente optar pelo local. Em um mesmo dia, o paciente pode passar por consulta, realizar exames e ainda tomar um café ou fazer compras enquanto aguarda o resultado”, explica Juliana.

Seguindo esse mesmo modelo, a Multiplan implementou um Centro Médico no RibeirãoShopping em 2017. O empreendimento atende toda a macrorregião de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Conta com clínicas, Hospital Day, centro de imagens, laboratório de análises clínicas, um centro de pesquisas e o Arya Spa. 

Dentro do primeiro life center do país

Clínica Einsten Shopping Parque da Cidade - Revista Shopping Centers
Clínica Einstein no Shopping Parque da Cidade
Saúde no Mall Mirela Gedeon Cubilhas, diretora de marketing da Enashopp - Revista Shopping Centers
Mirela Gedeon Cubilhas, diretora de marketing da Enashopp

O Shopping Parque da Cidade, localizado na capital paulista, conta com a renomada Clínica Einstein há mais de um ano. O fluxo médio de pessoas que utilizam os serviços médicos da unidade representa cerca de 10% do total de visitantes do empreendimento. Segundo Mirela Gedeon Cubilhas, diretora de marketing da Enashopp, a expectativa é que, ao longo dos próximos meses, com a retomada gradual das atividades, esse número aumente. “A unidade tem 2.496 m2 de ABL e a administração está bastante otimista com o resultado alcançado até aqui. Desta forma, existe a previsão de expansão com acréscimo de 410 m2. Atualmente, ter uma clínica médica no tenant mix é importante para qualquer shopping, ainda mais quando se trata de uma instituição renomada como a Clínica Einstein que tem tradição, competência e seriedade.”

Isso reforça ainda mais o conceito de life center, que vai além das premissas que definem um shopping center. Este tipo de empreendimento privilegia qualidade de vida e praticidade, incluindo gastronomia, conveniência, entretenimento e serviços, sem abrir mão do mix de moda, acessórios e presentes.

Essa é uma tendência mundial que tem tido muito sucesso no Brasil. “Estamos aplicando essa experiência em diversos empreendimentos que a Enashopp administra. O Shopping Barra, em Salvador (BA), possui uma clínica especializada em dermatologia, sendo uma das mais requisitados do estado, e um centro médico com várias especialidades. Ainda em Salvador, temos operações de saúde no Shopping Piedade e Shopping Itaigara”, reforça Mirela.

Sempre atento no consumidor

Nos empreendimentos da Ancar Ivanhoe, as operações de saúde representam 7% do portfólio da empresa, entre clínicas de várias especialidades, laboratórios e farmácias. “A entrada das operações de saúde marca uma nova fase da indústria, que segue adequando o seu mix de lojas para atender a um novo consumidor, que investe cada vez mais em autocuidado”, comenta Evandro Ferrer, CEO da Ancar Ivanhoe.

Saúde no Mall Evandro Ferrer CEO Ancar Ivanhoe - Revista Shopping Centers
Evandro Ferrer, CEO da Ancar Ivanhoe

Segundo ele, as drogarias ainda são as operações mais representativas no segmento de saúde. Mas, as clínicas médicas e laboratórios vêm ganhando espaço por agregarem facilidade e conveniência aos equipamentos. “O segredo está em colocar as necessidades e os desejos dos consumidores no centro da nossa estratégia e transformar o shopping em um facilitador da vida do cliente. Oferecemos modelos de serviços que façam sentido para a rotina deste consumidor sempre com cuidado nos detalhes, valorização do ambiente e excelência no atendimento”, pontua. 

Ferrer destaca que a Ancar sempre busca se diferenciar com qualidade e gerar identificação com o estilo de vida dos moradores do bairro do entorno dos empreendimentos. “Com a dificuldade de locomoção nos centros urbanos associada a uma menor disponibilidade de tempo das pessoas, ficou clara a oportunidade dos shopping centers em serem grandes facilitadores.  Esses locais oferecem aos clientes a oportunidade de trabalhar, estudar, tirar documentos, se divertir, comer, comprar e até ir a uma consulta médica. Por esse motivo, o conceito multiuso já é uma realidade muito tangível nas cidades brasileiras e, assim como vários aspectos do nosso negócio, o mix de lojas vem se transformando e as operações de saúde começam a ser mais representativas.”

Referência no Grande ABC Paulista

O CDB Medicina Diagnóstica tem uma megaunidade no Golden Square Shopping, em São Bernardo do Campo (SP). Segundo Rogério Betto França, diretor administrativo, a empresa decidiu investir em uma operação no empreendimento para aumentar sua capilaridade e dar comodidade aos clientes. “As vantagens de operar em um shopping são a estrutura e o fluxo do local, principalmente aos finais de semana, quando as pessoas aproveitam para fazer as suas compras e realizam os seus exames”, destaca França. O paciente também leva em consideração a praticidade ao escolher a megaunidade do CDB. “Ele tem segurança, facilidade de acesso, comodidade e, claro, a confiança no serviço oferecido pelo laboratório. Sabe que será bem atendido e terá o diagnóstico de qualidade, independentemente do local”, detalha o diretor administrativo. 

Com a pandemia, houve o aumento na demanda de testes por Covid-19. “Criamos o modelo drive-thru para os exames de RT-PCR, teste rápido e sorológicos, facilitando a coleta e mantendo um fluxo seguro”, conta. 

CDB Golden Square Shopping - Revista Shopping Centers
Megaunidade do CDB no Golden Square Shopping

Atendimento no mesmo dia

Desde o seu surgimento, o dr.consulta é um dos modelos de negócios mais replicados. Presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tem sete unidades em shoppings e oferece consultas médicas e odontológicas e exames que podem ser agendados para o mesmo dia. De acordo com Luiz Henrique Monteiro, head de Inteligência e Expansão do dr.consulta, o estacionamento, a facilidade de acesso e, principalmente, a segurança do paciente são as principais vantagens de operar em um shopping. “São centros de conveniência para o paciente com fácil acesso, sendo muitas vezes integrados ao transporte público. Estes pontos são muito importantes quando pensamos na localização de nossos centros médicos de uma forma geral”, revela.

As unidades em shoppings estão dentro do ranking dos cinco centro médicos do dr.consulta com maior número de atendimentos. “No início da pandemia, houve uma queda nos atendimentos de todas as unidades de saúde devido à orientação de permanecer em casa e pelo desconhecimento que tínhamos da doença. Com o passar dos meses, a demanda foi retomando e, hoje, já estamos em patamares iguais ao da pré-pandemia.” Para 2021, ainda não há um plano de expansão, mas, segundo Monteiro, sempre estão abertos para avaliar as oportunidades que aparecem. 

Saúde no Mall Dr. Consulta SP Market - Revista Shopping Centers
Unidade do Dr.Consulta no SP Market
  • GOSTOU? COMPARTILHE: