MAI/JUN 2021 – Edição 235 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Plataforma inédita de marketplace é lançada para shoppings

10 de junho de 2021 | por Mariana Alves | Fotos: Divulgação
Empório Clube, iniciativa em parceria com a Delfos Inovação, é a 1ª plataforma B2B exclusiva para o setor

A Abrasce, em parceria com a Delfos Inovação, lançou, em 19 de maio, o primeiro marketplace B2B voltado exclusivamente para shopping centers, o Empório Clube. A plataforma foi pensada para digitalizar o processo de compras dos empreendimentos, unindo as duas pontas da cadeia produtiva – compradores e fornecedores. 

Empório Clube Abrasce - Revista Shopping Centers
O Empório Clube é a primeira plataforma de marketplace B2B exclusiva para shopping centers

Atualmente, a ferramenta está disponível apenas para associados Abrasce. Mas, em breve, estará disponível para todos os shoppings do país. “Esse é um clube de compras coletivas de produtos e serviços exclusivos para os shoppings. A plataforma está começando e prevemos um desenvolvimento muito rápido dela nos próximos meses. Queremos que ela se consolide nos próximos anos como a grande plataforma B2B do setor e, quem sabe, até do varejo, no futuro”, afirmou Glauco Humai, presidente da Abrasce, durante webinar de lançamento. 

Solução customizada  

Glauco Humai, presidente da Abrasce - Revista Shopping Centers
Glauco Humai, presidente da Abrasce

Com a pandemia de Covid-19, os processos de digitalização aconteceram de forma ainda mais acentuada. E com os shoppings não foi diferente. Muitos empreendimentos lançaram seus marketplaces entre 2020 e 2021, além de outras iniciativas e soluções para melhor atender seus clientes. “Drive thru, lockers, delivery, compras pelo WhatsApp, plataformas de marketplace, entre tantas outras soluções que os shoppings desenvolveram de maneira muito rápida, serão incorporadas permanentemente”, disse Humai. 

Com soluções customizadas focadas no backoffice dos shoppings, a ideia do Empório Clube foi concebida. “Queremos facilitar o trabalho que o consumidor não vê, mas que é importante para trazer mais comodidade, menos custos para o lojista e maior facilidade nas operações dos shoppings”, resumiu.

Vantagens

Fabiano Brandão, gerente de Projetos & Inovação do Empório Clube - Revista Shopping Centers
Fabiano Brandão, gerente de Projetos & Inovação da Delfos Inovação e do Empório Clube

Além de adquirir produtos verificados a preços competitivos, os compradores poderão avaliar os produtos e serviços. “A ideia é trazer esse portfólio exclusivo de itens, mas trazer também preço, condição e comparativos mais rápidos. Ter o mesmo item e poder comparar preço, condições e frete, por exemplo, deixando tudo de forma mais ágil no processo de decisão de compra”, explicou Fabiano Brandão, gerente de Projetos & Inovação da Delfos Inovação e do Empório Clube.  

Outra grande vantagem da ferramenta é que ela é totalmente voltada para o setor. “A categorização dos produtos é pensada de acordo com a realidade dos shoppings. Também é possível fazer compras por itens ou por lotes, que é uma característica comum do setor”, enumerou Brandão. 

A plataforma também é responsável pela curadoria do conteúdo, trazendo apenas fornecedores que estejam aptos para atender as demandas dos shoppings. Isso quer dizer que a qualidade dos produtos, documentação e demais credenciais dos fornecedores já foram verificadas. 

Além disso, o pagamento é feito para o Empório Clube e só é liberado para o fornecedor após a entrega do produto ou serviço, o que traz segurança para os dois lados. 

Leonardo Hermeto, diretor da Vertical Shopping da Group Software

Processo digitalizado

Leonardo Hermeto, diretor da Vertical Shopping da Group Software, também participou do evento e destacou a importância de se sistematizar o processo de compras, ou seja, colocá-lo dentro de um software que controle todas as etapas. 

“O objetivo principal de colocar as vendas em um sistema digital é gerenciar todo o processo, toda a cadeia relativa às compras. Isso inclui a manutenção dos fornecedores, as requisições de orçamentos ou cotações, até o recebimento do produto ou serviço”, destacou Hermeto. 

Entre os benefícios da sistematização das compras, o diretor destacou:  

  • Redução de custos – avaliação de fornecedores, permitindo uma decisão mais rápida e assertiva e aumento da concorrência entre fornecedores;
  • Segurança na decisão – redução de análises manuais ao visualizar dados e estatísticas apresentados no sistema e quais são as melhores opções para cada operação analisada; 
  • Maior governança – registros de quem fez o que e quando;
  • Redução de tempo de recebimento de produtos e serviços;
  • Medição dos tempos entre todas as etapas de compra – melhor análise do processo como um todo e, consequentemente, diminuição dos prazos e percepção de qualidade pelos requisitantes. 

A plataforma de compras vem para auxiliar os shoppings em todo esse processo de digitalização de compras. “O Empório Clube permite que os shoppings tenham de forma organizada todas as suas compras – as recorrentes, as especiais, quantidades, preços e fornecedores. Isso vai facilitar o inventário, orçamento, busca por novos produtos e fornecedores”, declarou Humai. 

Para acessar a plataforma, basta clicar aqui.

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