JAN/FEV 2023 - Edição 245 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

A revolução trazida pelos painéis de LED

9 de fevereiro de 2023 | por Por Solange Bassaneze Fotos Divulgação
Com diversas possibilidades, essa tecnologia inovou a comunicação e a interatividade com o público no varejo e em shopping centers

O uso de painéis de LED está consolidado no setor de shopping centers e, cada vez mais, é possível ver shoppings e varejistas de todo o país investindo nessa tecnologia.

A empresa The LED teve seu primeiro painel instalado no Shopping Villa Lobos, em 2011, com o objetivo de substituir uma empena estática. Desde então, as soluções oferecidas para o segmento cresceram muito, com destaque para o mega banner suspenso, dupla face, ideal para ser instalado em grandes vãos.

“Está em alta também a coluna de LED com borda infinita, ideal para praças de alimentação”, afirma Richard Albanesi, fundador e CEO da The LED.

Há ainda uma gama de produtos como banners suspensos para corredores, totens para sinalização e autoatendimento, instalações instagramáveis e experiências imersivas. 

banner painéis de LED abrasce

A Prime Led também oferece soluções customizadas para shoppings e lojas, incluindo, inclusive, projetos estruturais, sistema de gestão de conteúdo, manutenção e fornecimento de peças de reposição. Além disso, faz a locação para eventos internos, oferecendo gestão de projeto e suportes técnico e de gerenciamento de conteúdo.

“Existe um volume crescente de adesão – não é só em shoppings, devido ao aumento da necessidade de otimização dos recursos, concorrência globalizada e tendência tecnológica. Sempre estamos em busca de novas tecnologias, inovações, treinamentos e criação de soluções visuais. Com experiência de mais de 25 anos no mercado audiovisual, participamos ativamente da implantação de mais de 1 mil projetos”, diz Daniel Martins, proprietário da Prime Led.
A Prime Led tem clientes varejistas como Nike, Vivara, Motorola e Lenovo
Richard Albanesi, fundador e CEO da The LED

Para antecipar tendências e oferecer ao mercado soluções de comunicação interativa completas, integradas e customizadas, a The LED tem feito investimentos expressivos. “Em 2021, injetamos R$ 40 milhões no aumento de capacidade de produção, somados a outros R$ 70 milhões aportados em 2022, e prevendo, para 2023, mais R$ 100 milhões que visam atender o aumento de demanda e consolidar a liderança de mercado”, conta Albanesi.

Atualmente, a companhia atende grandes grupos empreendedores de shopping centers, que somam mais de 120 ativos em todo Brasil. A The LED investe, ainda, em facilidades e agilidade proporcionadas pela tecnologia 5G, reforçando a aposta na inteligência de dados e nas possibilidades que ela oferece para conhecer melhor o consumidor e detectar estratégias de abordagem mais assertivas.

“Mais do que um fornecedor, queremos ser um parceiro comprometido com as necessidades estratégicas e comerciais do cliente e com os resultados que ele espera em termos de engajamento, fidelização e monetização do negócio”, enaltece o CEO da The LED.

Impacto positivo

O setor de shopping centers foi um dos primeiros a entenderem as vantagens da adoção de painéis de LED em substituição aos materiais estáticos. Eles oferecem uma série de benefícios: aumento expressivo da conexão com o consumidor de forma tecnológica e interativa, alto brilho e nitidez de imagens que atraem a atenção do público, possibilidade de veiculação de diversos conteúdos concomitantemente e gestão remota que permite a inclusão e a troca de conteúdo em tempo real ou de forma programada.

Equipamentos instalados na entrada do estacionamento do Downtown em projeto da The LED

Segundo Martins, essa forma de divulgação traz ainda outras vantagens em relação aos meios tradicionais de conteúdo estático como otimização, assertividade na comunicação dirigida ao público-alvo, diversidade de conteúdos conforme a demanda comercial ou institucional e sustentabilidade já que não gera resíduo.

O varejo também tem investido nessa tendência. “O crescimento pós-pandemia está forte e isso é visível para todos que frequentam shoppings, bastando andar pelos corredores e verificar quantas lojas já substituíram comunicação visual estática por digital. As grandes redes varejistas também já o adotaram como parte integrante da comunicação visual, destacando-se Riachuelo, Casas Bahia, Hering e Sephora, entre outras”, relata o fundador e CEO da The LED.

As tendências objetivam, cada vez mais, a geração de engajamento entre o público com experiências imersivas, gamificação nas promoções e uso de tecnologias para aumento da inteligência de dados. Na Prime Led, o que tem saído mais como novidade técnica são os modelos curvos, flexíveis e de altíssima definição de imagem. 

Cases

O destaque da The LED no segmento é o túnel de LED produzido para o Shopping Cidade Jardim, em parceria com JHSF, projeto que recentemente conquistou o prêmio máximo – Case do Ano – do Popai 2022.

Túnel do Shopping Cidade Jardim 
“Considerado o maior túnel de LED instalado em um centro comercial em todo o mundo, a ação demandou 380 m2 de painéis em curva e transformou a área que liga o estacionamento à entrada do empreendimento em uma referência em novas experiências imersivas e sensoriais para o consumidor”, explica o CEO. 
Outro case da The LED é o mega painel da fachada no ParkJacarepaguá 

Presente em mais de 50 shopping centers, a Prime Led desenvolveu também projetos muito interessantes como os modelos dupla face tipo mega banner com espessura total de 5,4 cm em tamanhos variáveis e personalizados, instalou painéis de flexíveis para quiosques Motorola e Lenovo no MorumbiShopping, Parque D. Pedro Shopping, Park Shopping Barigui, Iguatemi Fortaleza, Shopping da Bahia, entre outros, e ainda utilizou ticker LED de alta definição em todas as lojas Nike inauguradas em 2022.

Loja conceito da Nike no Shopping Ibirapuera, projeto da Prime Led

Custo x Benefício

Os painéis são bastante competitivos em relação aos monitores e até mesmo à mídia estática. “Além de aumentar a visibilidade dos produtos e promoções, permitem a exploração de publicidade dentro do PDV, criando fontes de receita para o empresário. Calculamos que, na última década, ficaram 70% mais baratos em dólar. Hoje, a média do valor do m2 varia de R$ 10 mil a R$ 18 mil, dependendo do tipo de equipamento. O aluguel mensal custa a partir de R$ 350 o m²”, explica Albanesi. 

Segundo Martins, apesar dos custos iniciais de aquisição serem relativamente elevados, a vida útil do painel de LED é de 10 anos, o que faz com que esses valores sejam facilmente diluídos. “Fora isso, por serem digitais, a rotatividade e simultaneidade de anunciantes é muito elevada, o que possibilita a geração de recursos de forma exponencial”, complementa.

Daniel Martins, proprietário da Prime Led

Instalação 

Eles são muito versáteis em relação à adequação aos espaços e à facilidade de instalação. No caso dos shoppings, as restrições de horários e a possível complexidade das estruturas de fixação podem demandar um pouco mais de tempo.

Mega banner no átrio do Shopping Eldorado

Em fachadas, geralmente, são maiores do que os convencionais, fato que requer um projeto específico para atender as demandas de visibilidade e impacto almejados.

“Os modelos outdoor são resistentes à chuva, ao sol e às intempéries”, afirma Martins. Outra vantagem é a baixa manutenção.
De acordo com a Albanesi, as limitações de tamanho são impactadas muito mais pelos locais escolhidos. Hoje o maior tamanho que a The LED instalou no Brasil está no Allianz Parque, de 608 m2, que compõe o anel inferior da arena. ”

Em shopping center, é o túnel do Shopping Cidade Jardim. 

Os maiores da Prime Led são dois mega banners dupla face instalados nos átrios de entrada do Shopping Eldorado com 4 m de largura x 7 m de altura. 

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