JUL/AGO 2023 - Edição 248 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Albrook Mall, um gigante da América Latina

7 de agosto de 2023 | por Solange Bassaneze / Fotos: Divulgação
O shopping panamenho em que o cliente encontra absolutamente tudo

São várias surpresas que os estrangeiros encontram ao visitar a cidade do Panamá, que passou a entrar no roteiro dos brasileiros faz alguns anos, principalmente quando os viajantes estão de passagem com destino ao Caribe.

O turista encontra uma infraestrutura moderna com arranhas-céus, ampla rede hoteleira e uma das maiores engenharias do mundo, o Canal do Panamá, ao mesmo tempo, pode conhecer locais históricos como Panamá Viejo e Casco Antiguo com uma floresta tropical presente no perímetro urbano.

Além de poder apreciar o que a região oferece, é um lugar maravilhoso para fazer compras.

Um dos locais mais visitados é o Albrook Mall, o maior shopping da América Latina.

albrook mall revista shopping centers
São várias alternativas para se chegar ao Albrook Mall, inclusive, por transporte público

Segundo Nadkyi Duque, diretora de mercado e vendas do empreendimento, ter um ativo desse porte no Panamá é motivo de orgulho, especialmente por estar em um país tão pequeno com apenas 4 milhões de habitantes. “O Panamá é considerado um dos melhores destinos de compras devido à grande variedade de shoppings, qualidade, marcas e preços.” O empreendimento tem mais de 307 mil m2 de área total e quase 203 mil m2 de ABL (Área Bruta Locável). 

estacionamento albrook mall revista shopping centers abrasce
O empreendimento conta com um amplo estacionamento

Ao longo de 20 anos, já passou por seis expansões e, com a última, passou a estar conectado ao Marriot Hotel Panamá, que conta com 341 quartos. “A inauguração de cada nova etapa, o crescimento e o fluxo de clientes fazem parte dos momentos mais memoráveis do Albrook Mall.” 

Marriot Hotel Panamá
Ao fundo, fica o Marriot Hotel Panamá

Mix

Nadkyi Duque, diretora comercial e de marketing do Albrook Mall
Nadkyi Duque, diretora mercado e vendas do Albrook Mall

Com 700 operações, tem lojas-âncoras com ABL entre 5 mil m2 e 10 mil m2. São elas: Madison, El Costo, Titan, Comway, Stevens, Oca Loca e Dorians.

Não faltam opções gastronômicas para todos os gostos. São três grandes food courts com 144 restaurantes, em que os clientes encontram desde culinária variada, fast-food, sorveterias, cafeterias até gastronomia nacional, internacional e gourmet.

O empreendimento possui ainda um grande leque de entretenimento e lazer, com brinquedos em duas praças de alimentação, salão de festas para aniversários, dois trenzinhos, animadores, mascotes, boliche, cinema, parque de trampolim e atividades radicais, ginásio e casino.

Como os blocos do mall são divididos por nome de animais, em cada entrada, há uma réplica em tamanho natural identificando a área do mall.

Retomada

O fluxo mensal do ativo é de 2,8 milhões de pessoas, ou seja, recebe mais de 33 milhões de visitantes por ano. “Esse índice está 10% abaixo do período pré-pandemia. Entre os estrangeiros, temos turistas de diferentes países como Equador, Colômbia, México, Brasil, Costa Rica, Peru, Argentina, Guatemala, Chile, Uruguai, entre outros. E o hotel trouxe mais turistas, pois proporciona a facilidade de estar diretamente ligado ao centro comercial, possibilitando o cliente fazer compras num só local”, conta Nadkyi. O Albrook Mall tem ainda um programa de desconto exclusivo para turistas. 

O empreendimento tem dois pisos e blocos setorizados por animais
O empreendimento tem dois pisos e blocos setorizados por animais 

A taxa de ocupação está em 90%. “Temos lojas disponíveis na última etapa do mall, onde fica localizado o hotel.” Em relação às compras digitais, é algo que não foi desenvolvido plenamente pelos varejistas e tem tido pouca penetração no mercado. No entanto, a diretora diz que o comportamento do consumidor mudou.

Há muitos quiosques presentes nos corredores
Há muitos quiosques presentes nos corredores
“Está mais sensível aos preços, estabelece prioridades, está mais exigente, faz comparativos de preços, seu poder de compra se encontra limitado. O ano de 2022 foi ainda de recuperação para atingir valores semelhantes a 2019. Esse ano tem sido de sustentabilidade dos negócios e, em alguns casos, temos crescimento entre 10% e 20%, mas ainda com muitos desafios.”

Ações ambientais e sociais

Há um grande trabalho sendo feito relacionado às questões de sustentabilidade, como, por exemplo, as práticas voltadas aos resíduos recicláveis. O paisagismo também está presente no terreno do ativo, sendo adornado com muitas palmeiras.

Em termos de responsabilidade social, tem como foco as pessoas e conta com uma agenda anual repleta de eventos que promovem a cultura, o esporte, o empreendedorismo, as doações assim como campanhas de vacinação, de cuidados com os animais e o meio ambiente, entre outros. “Contamos com parcerias que desenvolvem atividades em conjunto como Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, Instituto de La Mujer, Unicef, Fundação Cre Milagro, Aldeas Infantiles SOS e Teletón.”

  • GOSTOU? COMPARTILHE: