
Albrook Mall, um gigante da América Latina
O shopping panamenho em que o cliente encontra absolutamente tudo
São várias surpresas que os estrangeiros encontram ao visitar a cidade do Panamá, que passou a entrar no roteiro dos brasileiros faz alguns anos, principalmente quando os viajantes estão de passagem com destino ao Caribe.
O turista encontra uma infraestrutura moderna com arranhas-céus, ampla rede hoteleira e uma das maiores engenharias do mundo, o Canal do Panamá, ao mesmo tempo, pode conhecer locais históricos como Panamá Viejo e Casco Antiguo com uma floresta tropical presente no perímetro urbano.
Além de poder apreciar o que a região oferece, é um lugar maravilhoso para fazer compras.
Um dos locais mais visitados é o Albrook Mall, o maior shopping da América Latina.

Segundo Nadkyi Duque, diretora de mercado e vendas do empreendimento, ter um ativo desse porte no Panamá é motivo de orgulho, especialmente por estar em um país tão pequeno com apenas 4 milhões de habitantes. “O Panamá é considerado um dos melhores destinos de compras devido à grande variedade de shoppings, qualidade, marcas e preços.” O empreendimento tem mais de 307 mil m2 de área total e quase 203 mil m2 de ABL (Área Bruta Locável).

Ao longo de 20 anos, já passou por seis expansões e, com a última, passou a estar conectado ao Marriot Hotel Panamá, que conta com 341 quartos. “A inauguração de cada nova etapa, o crescimento e o fluxo de clientes fazem parte dos momentos mais memoráveis do Albrook Mall.”

Mix

Com 700 operações, tem lojas-âncoras com ABL entre 5 mil m2 e 10 mil m2. São elas: Madison, El Costo, Titan, Comway, Stevens, Oca Loca e Dorians.
Não faltam opções gastronômicas para todos os gostos. São três grandes food courts com 144 restaurantes, em que os clientes encontram desde culinária variada, fast-food, sorveterias, cafeterias até gastronomia nacional, internacional e gourmet.
O empreendimento possui ainda um grande leque de entretenimento e lazer, com brinquedos em duas praças de alimentação, salão de festas para aniversários, dois trenzinhos, animadores, mascotes, boliche, cinema, parque de trampolim e atividades radicais, ginásio e casino.
Como os blocos do mall são divididos por nome de animais, em cada entrada, há uma réplica em tamanho natural identificando a área do mall.


Retomada
O fluxo mensal do ativo é de 2,8 milhões de pessoas, ou seja, recebe mais de 33 milhões de visitantes por ano. “Esse índice está 10% abaixo do período pré-pandemia. Entre os estrangeiros, temos turistas de diferentes países como Equador, Colômbia, México, Brasil, Costa Rica, Peru, Argentina, Guatemala, Chile, Uruguai, entre outros. E o hotel trouxe mais turistas, pois proporciona a facilidade de estar diretamente ligado ao centro comercial, possibilitando o cliente fazer compras num só local”, conta Nadkyi. O Albrook Mall tem ainda um programa de desconto exclusivo para turistas.

A taxa de ocupação está em 90%. “Temos lojas disponíveis na última etapa do mall, onde fica localizado o hotel.” Em relação às compras digitais, é algo que não foi desenvolvido plenamente pelos varejistas e tem tido pouca penetração no mercado. No entanto, a diretora diz que o comportamento do consumidor mudou.

“Está mais sensível aos preços, estabelece prioridades, está mais exigente, faz comparativos de preços, seu poder de compra se encontra limitado. O ano de 2022 foi ainda de recuperação para atingir valores semelhantes a 2019. Esse ano tem sido de sustentabilidade dos negócios e, em alguns casos, temos crescimento entre 10% e 20%, mas ainda com muitos desafios.”
Ações ambientais e sociais
Há um grande trabalho sendo feito relacionado às questões de sustentabilidade, como, por exemplo, as práticas voltadas aos resíduos recicláveis. O paisagismo também está presente no terreno do ativo, sendo adornado com muitas palmeiras.
Em termos de responsabilidade social, tem como foco as pessoas e conta com uma agenda anual repleta de eventos que promovem a cultura, o esporte, o empreendedorismo, as doações assim como campanhas de vacinação, de cuidados com os animais e o meio ambiente, entre outros. “Contamos com parcerias que desenvolvem atividades em conjunto como Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, Instituto de La Mujer, Unicef, Fundação Cre Milagro, Aldeas Infantiles SOS e Teletón.”