JAN/FEV 2023 - Edição 245 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Arkadia Centro Comercial, um shopping construído dentro dos padrões de sustentabilidade

9 de fevereiro de 2023 | por Por Solange Bassaneze Fotos Divulgação
Conheça esse belíssimo empreendimento na agradável cidade colombiana Medellín

Na Colômbia, o que não faltam são boas opções de shopping centers. Impossível visitar o país e não colocar alguns no roteiro de viagem. O Arkadia Centro Comercial, situado em Medellín, é um dos mais novos. Foi inaugurado em 13 de novembro de 2019, ou seja, poucos meses antes da crise sanitária chegar ao país. 

arkadia centro comercial internacional revista shopping centers abrasce

O ativo da companhia Cimento possui características únicas e inovadoras em termos de construção, design e mix. Segundo a gerente Patricia Melo, o Arkadia tornou-se uma referência no munícipio, pois foi o primeiro empreendimento do setor a ser construído e operado tendo a sustentabilidade como meta.

“Além de ser um ponto de encontro para viver uma experiência completa de compras, entretenimento e gastronomia, é um exemplo do compromisso da Cimento em desenvolver projetos imobiliários de alto padrão que cuidam do meio ambiente.”
visão interna arkadia centro comercial
O empreendimento possui 150 mil m2 de área construída e 2.400 vagas no estacionamento

Com mais de 50 mil m2 de ABL, conta com 200 operações e tem como âncoras Euro, Cinemark, Falabella e H&M. A taxa de ocupação é de 99,6%, o que é mais um demonstrativo do sucesso do mall, que tem ainda 5 mil m2 destinados a escritórios e consultórios médicos. E há planos de expansão para uma área do empreendimento, que ainda será comunicada.

projeto arquitetônico inovador
O projeto arquitetônico da Arkadia privilegia a entrada de luz natural

O ano de 2022 foi muito positivo para os negócios. O fluxo seguiu em crescimento acelerado com alta de 21% comparado a 2021 e de 117% em relação a 2020. As vendas tiveram acréscimo de 33% em comparação a 2021. 

A Black Friday também gerou 12% a mais de tráfego e um crescimento médio de 10% nas vendas em 2022. Como teve ainda Copa do Mundo, o Arkadia Centro Comercial transmitiu os jogos em telas gigantes, instaladas no Distrito 80, um dos lugares mais memoráveis do mall.

“É uma área de lifestyle que engloba uma variedade de conceitos gastronômicos, incluindo festivais, experiências culturais, entretenimento, concertos, feiras, música ao vivo, entre outros. Conta com sete restaurantes, um café, uma sorveteria e um cinema, marcas renomadas que apoiam o posicionamento desde grande centro de convivência. É o lugar perfeito para celebrar com os amigos e familiares momentos especiais”, enaltece Patricia.

O empreendimento conta ainda com mais operações de alimentação como fast-foods, restaurantes, cafés e sorveterias. 

praça de alimentação do arkadia centro comercial
Os visitantes encontram um mix gastronômico bem variado 

A data mais importante 

Assim como em todo o varejo, o Natal é uma época de grande impacto para as vendas e o Arkadia se prepara para oferecer uma experiência incrível aos clientes, sempre com o conceito mais tradicional do Natal com Papai Noel e os Elfos.

“Fazemos questão de levar a magia do Natal aos nossos clientes com entretenimento, experiências tradicionais como fazer biscoitos, desfrutar do café da manhã com o Papai Noel ou participar da oficina em que se monta um urso de Natal. O fluxo aumenta cerca de 27% em relação à média anual e 47% em vendas”, relata Patricia. 

Em 2022, o evento do Show da Patrulha Canina, com a visita dos personagens, também trouxe um público expressivo de adultos e crianças, o que gerou um crescimento de 46% comparado à média do ano.

Forte posicionamento

O Arkadia investe grande parte de seus esforços no entretenimento, oferecendo opções para toda a família. O cinema da rede Cinemark tem nove salas, sendo que três são Prime e uma XD Bistro. “Como o entretenimento é dos nossos pilares mais importantes, no decorrer do ano, há ainda atividades sazonais, como piscina de bolinhas, trampolins e parque de dinossauros. Contamos ainda com outras marcas que oferecem lazer aos clientes: La Industria Bolera, com 11 pistas de boliche, e o Play Time, um parque de diversões”, conta a gerente. 

carrossel clássico

Inovação

Para apoiar os varejistas durante a pandemia, a companhia investiu no aplicativo Arkadia a un Clic. “Não era apenas mais uma plataforma de e-commerce, mas um serviço personalizado, através do qual o shopping procurava criar uma experiência para seus compradores, aproximando-os de suas marcas e aconselhando-os.” O personal shopper estava disponível para ajudar os clientes em todas as operações do mall e era possível retirar a compra no mesmo dia sem sair do carro pelo serviço de drive-thru.

visão dos andares do arkadia centro comercial

Patricia reforça ainda o quanto o comportamento do consumidor tem instigado à evolução do setor de shopping centers. “A forma como o cliente interage com as marcas mudou drasticamente nas últimas décadas. O uso de tecnologia mais avançada, a facilidade de compra de produtos e serviços – independentemente da localização – e novas formas de publicidade têm exposto consumidores e empresas a novas dinâmicas. Mas justamente quando pensávamos que tínhamos tudo resolvido, a Covid-19 apareceu para sacudir mais uma vez esta dinâmica. Arkadia tem sido capaz de responder às novas necessidades de seus compradores, inovando em marcas de impacto e também na criação de espaços de experiência, onde as pessoas podem se reconectar com a família e os amigos.”

Sustentabilidade

O Arkadia Centro Comercial já foi projetado considerando as exigências da certificação LEED (Leader in Energy Efficiency and Sustainable Design) e o empreendimento foi classificado na categoria Ouro em 2021, o que indica que foi construído sob rígidos padrões de eco-eficiência.

fachada durante a noite

Logo na fachada, um jardim vertical de 1.200 m2 mostra essa preocupação com o meio ambiente. Foram plantadas 180 espécies, sendo que cerca de 30 delas são nativas. O estacionamento tem 200 vagas para bicicletas e também vagas preferenciais para veículos de baixa emissão de carbono. Há ainda uma grande economia gerada com o sistema de captação de água das chuvas, estimada entre $16.500.000 e $6.500.000 em média por mês.

“Em setembro, por exemplo, devido à onda de inverno, 72% do total do recurso utilizado foram provenientes da captação da água pluvial. Em energia, existe uma redução anual de cerca de 28% do que seria consumido por uma infraestrutura tradicional, graças ao sistema de iluminação natural e ao uso de tecnologias LED.”

Além disso, existe um meticuloso gerenciamento de resíduos que torna possível a reciclagem.

sustentabilidade e inovação no arkadia centro comercial
E Patricia enaltece: “A sustentabilidade deve ir além de cuidar e aproveitar ao máximo os recursos naturais. Deve ser uma filosofia de vida que não só seja incorporada como uma ideologia, mas também implementada na prática na vida cotidiana e, o mais importante, que seja transmitida aos funcionários.”
  • GOSTOU? COMPARTILHE: