MAI/JUN 2023 - Edição 247 Ano 36 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Primeiro Congresso Internacional da CLICC recebe delegação brasileira

9 de junho de 2023 | por Bruna Minelvino / Fotos: Divulgação CLICC

O 1º Congresso Internacional da CLICC (Cámara Latinoamericana de Centros Comerciales) aconteceu em 27 e 28 de abril, em Cartagena, na Colômbia, e destacou os principais desafios e tendências que irão reger o futuro do setor na América Latina. 

Palestras, workshops e visitas técnicas pelos centros comerciais de Cartagena fizeram parte da programação da delegação brasileira, com agenda especialmente elaborada pela Abrasce. O grupo, de cerca de 20 executivos e empresários brasileiros que trabalham no setor ou prestam serviços aos shopping centers, participou de atividades exclusivas como visitas guiadas a empreendimentos relevantes, além de eventos particulares como passeios privados de barco pela costa caribenha, jantares e muito networking. 

A partir de uma iniciativa da Abrasce em articulação com a CLICC, e contando com a expertise da Varejo 180, empresa especializada em levar delegações para fora do Brasil, a programação foi especialmente pensada para os executivos de shopping centers do nosso país. A associação brasileira, representada pelas executivas Gabriella Oliveira e Mônica Vianna, apresentou um Panorama do setor na América Latina que é resultado de um trabalho conjunto das associações de toda a América Latina em prol dos interesses comuns do setor em nível regional.

1º Congresso de Shopping Centers da América Latina revista shopping centers abrasce
Mais de 800 empresários e líderes do setor de 18 países, projetaram o futuro no 1º Congresso de Shopping Centers da América Latina

Ainda durante o congresso, foi anunciado oficialmente o local da próxima edição do evento que, em 2024, terá o Brasil como sede. Também foram apresentados os critérios e categorias do CLICC Awards, uma nova linha de atuação da Câmara, que reconhecerá a excelência nos projetos de maior destaque na região e entregará o prêmio CLICC para algumas categorias, a partir do ano que vem. 

Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce, destacou a participação da Abrasce no Panorama Latinoamericano de Centros Comerciales: “A CLICC tem como objetivo reforçar o setor na América Latina como um todo. Nesse sentido, a Abrasce patrocinou um estudo para a CLICC que nos mostra que temos mais de 2 mil shoppings. Sabemos que as nossas questões no Brasil são muito similares aos países vizinhos, então é importante nos unirmos como setor para que tenhamos mais força. Além de tornar o mercado muito dinâmico, com muitas trocas de informações”.

mônica vianna revista shopping centers abrasce
Mônica Vianna, gerente de Relacionamento e Insights da Abrasce e membro dos Comitês Acadêmico e do Prêmio 

Gabriella Oliveira, gerente de Planejamento e Operações da Abrasce, reforçou a importância do congresso para o mercado brasileiro. “O Primeiro Congresso Latino-Americano de Centros Comerciais foi, sem dúvida, um encontro que fomentou muita troca de conteúdo e informação. Esse intercâmbio entre países só fortalece nosso setor e nos permite conhecer melhores práticas que podem alavancar os negócios, ter clareza dos ambientes regulatórios, estar conectado às tendências e inovações. Trazer um evento desse porte para o Brasil nos permite reunir aqui, em nossa casa, todos os países da América Latina, sendo palco para muita troca de informações e networking.”

Gabriella Oliveira, gerente de Planejamento e Operações da Abrasce

Participação brasileira no evento 

Congresso Internacional da CLICC delegação brasileira revista shopping centers abrasce
Parte do grupo da delegação brasileira 

Após dois dias de visitas técnicas, o Congresso cedeu o palco para várias apresentações de latinos, incluindo brasileiros como speakers. 

O Grupo Multiplan subiu ao palco para falar das iniciativas de ESG do ParkShopping Jacarepaguá, com a participação de Vitor de Oliveira Cardoso, gerente de Marketing do Parque Shopping Campo Grande e Parque Jacarepaguá. “As iniciativas ESG nos levaram a criar a Sala do Bem no shopping para apoiar pessoas com autismo, que, em meio às crises, têm um novo lugar para a descompressão. Ela é fruto da nossa percepção em olhar mais e entender melhor alguns casos que aconteciam no mall, que traziam desconforto para pessoas com o transtorno do espectro autista e seus acompanhantes. A Sala do Bem trouxe alívio e compreensão às crises enfrentadas por elas, demonstrando como a responsabilidade social pode transformar a experiência de consumo em um ambiente inclusivo e acolhedor.”

O tema de outlets também foi pautado em workshop com Fernando Godoy, Professor-Associado FGV, USP e IPOG e Diretor Nacional de Operações do Outlet Centers. “Primeiramente, é importante entender o que consideramos um Outlet em sua concepção; mais do que um conjunto de marcas com produtos vendidos a preços mais atrativos do que no mercado tradicional, os Outlet Centers precisam ter mais da metade de sua ABL (Área Bruta Locável) configurada com lojas das marcas que ali operam. E há um ponto de contexto muito relevante para entender como as marcas veem esse segmento atualmente.” 

Além disso, Julio Takano, sócio da Varejo 180, se destacou apresentando cases de varejo desenvolvidos por ele no que acredita ser o futuro do varejo. “Shopping forte é aquele que tem âncoras e satélites fortes e construir um ecossistema de negócios forte, faz parte deste novo desafio com enormes oportunidades para os Centros Comerciais do futuro”, afirmou. 

Complementa ainda Ronald Nossig, sócio da Varejo 180, “A Varejo 180 entende como muito importante essa iniciativa da Abrasce na participação de seus associados no congresso da CLICC para uma troca de experiências que sempre é enriquecedora, não só com os gestores de empreendimentos do Brasil, mas com essa amplitude dos países latino-americanos. Acredito que essa ação só deve se fortalecer e tornar a troca de experiências cada vez mais rica, trazendo também os visitantes de outros países para os empreendimentos brasileiros”. 

Impressões causadas aos convidados brasileiros 

Alguns executivos que fizeram parte da delegação também deixam registradas as suas impressões sobre a participação no Congresso. Segundo Raphael Brotto, diretor geral do Shopping Vitória, o teor das palestras e a metodologia usada no evento foram pontos muito positivos. “O congresso promovido pela CLICC me surpreendeu positivamente em todos os aspectos. Me chamou a atenção a organização e o conteúdo das palestras, bem como, a qualidade dos palestrantes. Excepcional para um primeiro evento”. 

De acordo com Michael Domingues, superintendente do grupo Tacla Shopping, o Congresso ajuda na atualização dos acontecimentos de mercado. “Sempre importante acompanhar e entender as tendências do setor na América Latina, a troca de experiências foi muito válida”. 

A IntranetMall participou do evento como expositora e aproveitou a oportunidade para demonstrar seus produtos e soluções em tecnologia para shopping centers. “Nossos objetivos de participação no evento foram alcançados, porque conseguimos conhecer profissionais de shoppings de vários países da América Latina, entender suas necessidades e propor soluções baseadas nas nossas plataformas”, afirma Cassiano Antequeira, CEO da IntranetMall. 

Sobre o congresso

Durante a abertura do Congresso, Glauco Humai, presidente da Abrasce, que faz parte do Conselho Diretivo da CLICC, participou do evento de forma online. “Esse é um encontro de extrema importância para a América Latina e poder receber vocês aqui no Brasil no próximo Congresso em 2024, é muito gratificante. Estamos muito felizes em fazer parte desse grande evento e contribuir para o crescimento e fortalecimento do setor. Os números apurados pela Abrasce e apresentados durante o Congresso, mostram o tamanho da nossa sinergia para trabalharmos juntos. Contamos com todos os apoiadores para o fortalecimento e consolidação da CLICC, sabemos que existe um tempo de maturação, assim como o próprio shopping, por isso é importante a participação de cada um, para que assim possamos crescer”. 

Glauco Humai, presidente da Abrasce, faz parte do Conselho Diretivo da CLICC revista shopping centers abrasce
Glauco Humai, presidente da Abrasce, faz parte do Conselho Diretivo da CLICC 

Durante a cerimônia de abertura do congresso, o presidente do Conselho de Administração da CLICC, Carlos Hernán Betancourt, falou sobre os desafios que o futuro reserva para a América Latina e pediu ação e reinvenção. “Não podemos ficar na retórica. Estamos aqui para fazer as coisas acontecerem e isso exige esforço e trabalho de todos”. 

Carlos Hernán Betancourt, presidente do Conselho de Administração da CLICC revista shopping centers abrasce
Carlos Hernán Betancourt, presidente do Conselho de Administração da CLICC

Em seguida, os participantes conheceram os avanços obtidos com o Panorama Latino-Americano de Shopping Centers, realizado pela CLICC com o apoio e patrocínio da Abrasce, que mapeou aproximadamente 2 mil shopping centers em toda a região, representando cerca de 62 milhões de m2 de ABL.

Além disso, o evento apresentou dois dias de sessões e oportunidades de negócios e investimentos, que contaram com um pavilhão comercial com mais de 50 fornecedores participantes e uma rica agenda acadêmica em torno de temas de grande relevância para o futuro como: transformação digital, políticas ESG do setor, o valor da diversidade e inclusão, evolução arquitetônica e o impacto do cenário econômico mundial na atividade comercial. 

Conclusões do Congresso  

Esse primeiro congresso mostrou evidências sobre como o setor fortaleceu sua oferta de valor para as comunidades em todos os mercados da América Latina e do Caribe, e como o futuro atravessa a reconfiguração dos shopping centers como espaços de interação social que desempenham um papel determinante no desenvolvimento econômico, social, cultural e urbano.

Parte das grandes reflexões e conclusões do congresso foram voltadas para a relevância da mudança da atualidade, onde é possível perceber um público mais preparado e consciente, com o qual é importante trabalhar em conjunto para criar comunidade focada em cumprir o mesmo objetivo: integrar novas tendências que se tornem material útil e atrativo para o consumidor final.

Para esse grande evento, estiveram presentes cerca de 850 empresários e lideranças do setor, como delegações de 18 países; Brasil, Bolívia, Argentina, Costa Rica, Chile, Guatemala, El Salvador, México, Panamá, Peru, Uruguai, República Dominicana, Paraguai, Venezuela, Estados Unidos, Espanha, França e Holanda, representando cada nação, sendo a primeira vez que convergiram no mesmo local, após a primeira chamada da Câmara Latino-Americana da Indústria de Shopping Centers.

Comitê Consultivo CLICC 2023

No âmbito do 1º Congresso de Shopping Centers da América Latina 2023, organizado pela Câmara Latino-Americana da Indústria de Shopping Centers CLICC, foi realizada a Assembleia Extraordinária para eleger o Comitê Consultivo, órgão que preservará os objetivos fundadores da Câmara, por meio da formulação de políticas e sugestões sobre as linhas de trabalho que devem ser levadas a ser executadas junto ao Conselho de Administração.

Assembleia Extraordinária, eleição do Comitê Consultivo do CLICC 2023 revista shopping centers abrasce
Assembleia Extraordinária, eleição do Comitê Consultivo do CLICC 2023

Na ocasião, foram eleitos sete principais porta-vozes, Arnaldo Jawebaum do IRSA, Paula Fonseca da Aliansce Sonae, David Toledo da Unico Outlet, Juan Francisco Ardón do Grupo Abarca, Juan Pablo Viera da Corporación Favorita, Juan José Calle do Jockey Plaza e César Vásquez do Céntrico; com seus suplentes, Fernando Monedero do Grupo Libertad, Nadkyi Duque do Grupo Los Pueblos, Juanita Gutiérrez da Viva Malls, Luis Villera da Corporación Multi Inversiones, Marianela Berrazueta do Centro Comercial El Recreo, Héctor Terrones da Plaza San Miguel e Edwin Tavarez da Empresas Fonalledas, respectivamente.

Em seguida, foi dada a eleição do presidente e vice-presidente deste Comitê. Foram nomeados, respectivamente: David Toledo, Gerente Geral do Centro Comercial Único, Colômbia, e Luis Villela, Gerente Geral da Corporación Multi Inversiones, Guatemala.

  • GOSTOU? COMPARTILHE: