Gli Orsi, o shopping italiano que reúne experiências de compras, arquitetura e design
Localizado em uma charmosa e pequena província na Itália, o shopping center é um atrativo para moradores e turistas
A Itália é um dos países preferidos dos brasileiros quando o destino é a Europa. O povo, a cultura, as cidades, a história, a arte, tudo é encantador. O turista se sente acolhido e vivencia experiências marcantes por onde passa. A cidade de Biella, que fica na região de Piemonte a 100 quilômetros de Milão, é onde te levaremos hoje para conhecer o Gli Orsi, um empreendimento da Sonae Sierra.
Inaugurado em 2008 e com investimento de mais de 100 milhões de euros, o shopping tem a arquitetura influenciada pelo patrimônio histórico e cultural local. O projeto homenageia a natureza e o legado têxtil da cidade, reconhecidos internacionalmente. “Essa antiga tradição foi uma importante fonte de inspiração no estudo do empreendimento, que incorpora as cores e a textura dos tecidos na fachada externa e no piso do interior”, afirma o gerente Alessandro D’Angelico. O nome Gli Orsi (Os Ursos) também carrega um significado: se refere ao brasão de armas de Biella, ilustrado por um urso, que simboliza força, grandeza e coragem.
Localizado em uma área privilegiada, no início da Strada Trossi, uma importante referência comercial da província, o shopping é um complexo composto por quatro construções divididas por áreas internas e externas. Além disso, possui também uma praça de alimentação com vista para o amplo pátio central. “São mais de 41 mil m2 de ABL, com um mix variado com 106 lojas. Ao todo, são cerca de 6,2 milhões de visitantes por ano, a maioria da Itália, mas recebemos também estrangeiros, especialmente da França”, conta o gerente. As âncoras são Euronics, Cisalfa Sport, Conbipel, OVS, H&M, Scarpe&Scarpe, C&A, Flying Tiger Copenhagen, Casa, Calliope, Terranova, Deichmann e Jysk. Na praça de alimentação, as principais operações são Old Wild West, Fratelli La Bufala, Da Giovanni, Burger King e Billy Tacos. Para conveniência dos frequentadores, há ainda o supermercado Ipercoop.
Pandemia
Assim como muitos países, a Itália foi duramente impactada pela crise sanitária e até novembro deste ano mais de 133 mil pessoas foram vítimas da Covid-19. Diante desse cenário, as medidas impostas para a reabertura foram bem rígidas. Os protocolos de limpeza e higiene foram aprimorados e diversos procedimentos foram implementados, bem similares aos dos shoppings brasileiros, como o uso de dispensers de álcool em gel, medidas para promover o distanciamento social e a troca do ar condicionado com o ar externo a cada 20 minutos. Além destes protocolos, o shopping Gli Orsi usou o sistema de rádio interno para divulgar com frequência mensagens de boas práticas no combate ao coronavírus.
“Graças a todas estas medidas tomadas, obtivemos pelo segundo ano consecutivo, a certificação da SGS (Hygiene Monitored and Disinfection Assessment Mark – Marca de Avaliação de Monitoramento de Higiene e Desinfecção), que comprova o cumprimento rigoroso dos protocolos e regulamentos mais modernos, tranquilizando os stakeholders sobre o nosso compromisso com a segurança e a prevenção”, destaca Angelico. A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificações.
E isso foi fundamental para o público se sentir seguro. O gerente relembra que, após a desconfiança inicial, compreensível devido ao momento difícil e delicado que todos estavam passando, uma campanha de comunicação maciça trouxe essa segurança e fez, assim, com que os visitantes passassem a frequentar regularmente o empreendimento.
O empreendimento também promoveu muitas iniciativas e ações on-line, para envolver clientes. “Em 1 de março de 2021, ativamos o Online Shopping e os consumidores puderam começar a comprar nas lojas ou mesmo encomendar o almoço ou jantar nos restaurantes participantes com a opção de receber em casa ou retirar no shopping.”
Nas fases mais difíceis, de acordo com o Angelico, o shopping fez tratativas individuais com cada lojista, avaliou o desempenho, deu apoio para a reabertura e analisou as necessidades de todos, inclusive, do ponto de vista econômico. Em setembro deste ano, a taxa de vacância estava em 6,7%. O shopping também tem buscado alternativas para levar mais entretenimento e lazer aos clientes neste momento, mas, com todos os cuidados de limitar o contato físico e seguindo as orientações do governo local.
O shopping já foi concebido de acordo com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Sonae Sierra, que é aplicado em todos os países em que a companhia atua e tem o objetivo de melhorar a ecoeficiência, promover o controle de impactos ambientais e dar continuidade aos compromissos assumidos. Assim, a sustentabilidade sempre foi um pilar do empreendimento.
O Gli Orsi também sempre se envolveu com as questões de saúde e, diante da situação, não poderia ser diferente. “Queremos estar na linha de frente e fazer a nossa parte em prol da comunidade. No ano passado, apoiamos a Campanha de Vacinação contra a Gripe com um posto dentro do mall. Além disso, apoiamos a comunidade e as famílias mais necessitadas por meio de ações voluntárias como arrecadação de alimentos, por exemplo.”
Se for visitar essa província de Piemonte, no norte da Itália, aproveite para ver como o Gli Orsi reúne arquitetura, design, compras e gastronomia em um espaço agradável.