Les Galeries de la Capitale, uma experiência que reúne compras, gastronomia e parque indoor
Conheça esse incrível empreendimento da Oxford Properties no Canadá
Localizado no coração da cidade de Quebec, Les Galeries de la Capitale é um dos maiores shoppings do Leste do Canadá, com mais de 120 mil m2. O empreendimento recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano. O turismo representa 15% do fluxo, mas apenas 3% são de estrangeiros. Conta com diversas ações de sustentabilidade e tem como âncoras as lojas de departamento norte-americanas Hudson’s Bay, Simons, Toy R’Us, Atmosphere Sports Experts e Best Buy.
Diferenciais
As ofertas de comida e bebida também atraem muitos visitantes. “Recentemente, abrimos a Galeries Gourmandes, uma experiência gastronômica como nenhuma outra, que combina fresh food com opções tradicionais e autênticas dos mercados das cidades”, diz o gerente geral Stephan Landry. No total, são mais de 200 lojas e 25 restaurantes.
Além disso, o entretenimento é mais um diferencial do shopping. O cinema IMAX tem a maior tela do país e oferece uma experiência incrível com som e imagem de altíssima qualidade. E não é só. Conta ainda com Méga Parc, o segundo maior parque indoor da América do Norte. São 18 atrações, incluindo a maior pista de patinação coberta do país, com 750 metros, carrossel, roda-gigante, teleférico e muito mais.
Crise sanitária
Devido à crise sanitária, o Les Galeries de la Capitale ficou fechado do final de março até 25 de maio. O Méga Parc foi reaberto em 2 de julho e o cinema em 24 de agosto. Desta forma, todas as operações voltaram a funcionar, mas ainda em horário reduzido. Os lojistas receberam orientações para se preparar para a retomada.
“Desde a reabertura, todo o time continua trabalhando junto aos varejistas para garantir que a experiência de compra seja a mais segura e tranquila possível. Os esforços estão concentrados, em primeiro lugar, na saúde e na segurança de nossos funcionários e clientes”, destaca Landry.
Além disso, os consumidores podem consultar o Serviço de Atendimento ao Cliente por meio de mensagem para checar se a operação está aberta ou tirar qualquer dúvida. “Como o empreendimento ainda opera em horário reduzido, orientamos que os clientes verifiquem o status da loja antes de visitá-la”, ressalta.
O shopping segue rígido protocolo, muito similar ao do setor no Brasil. Algumas das medidas adotadas são maior frequência de limpeza em áreas de contato e de muito fluxo; sinalização com orientação de fluxo e de distanciamento social; pontos para higienização e lavagem das mãos; otimização do sistema do ar condicionado; e uso de máscaras. Restaurantes oferecem os serviços de takeaway e delivery e alguns varejistas fazem o curbside, onde o lojista entrega a compra para o cliente do lado de fora do mall.
“Nosso foco foi implementar protocolos, práticas e recomendações das autoridades de saúde para aumentar a biossegurança e identificar as melhores medidas para dar suporte às operações de nosso shopping”, ressalta o gerente geral.
Outro efeito sentido pelo empreendimento após o início da pandemia foi no comportamento do consumidor. Assim como no Brasil, apesar do menor tempo de permanência, houve aumento no ticket médio. “Eles vêm com um propósito de compra e ficam menos tempo circulando.”
Avanço no omnichannel
No ano passado, assim como outros shopping centers da Oxford Properties no Canadá, o Les Galeries de La Capitale ganhou uma nova plataforma on-line chamada Pesquise. Encontre. Compre. (em tradução livre). Em 2020, foram adicionadas novas marcas ao marketplace. A ferramenta é fácil de navegar e mais um atrativo para o cliente fazer suas compras.
Sustentabilidade
Les Galeries de la Capitale é o primeiro shopping center de Quebec a ter equipamentos de alta eficiência energética; alto desempenho e baixo consumo de água e energia. “A Praça de Alimentação conta com uma lava-louças com capacidade de lavagem de 14 mil peças por hora, utilizando 94 litros de água, o que equivale a duas colheres (chá) por item”, pontua.
A reciclagem também pode ser feita por todos lojistas e os espaços de compactador foram renovados. Cada restaurante tem uma caixa de compostagem e os resíduos da Praça de Alimentação são separados entre orgânicos e recicláveis. Mais de 90 toneladas de resíduos orgânicos são compostados por ano e 79% dos resíduos secos reciclados. O empreendimento possui a certificação ‘Level 2 Here on Recycle’ e, recentemente, recebeu o GOLD Boma BEST. “É um trabalho conjunto com todos os varejistas.”
O mall ainda tem a loja de departamento Simons, oferecendo uma experiência vanguardista Carbon Free. O projeto sustentável foi pensado para que operação gere a mesma energia que consome, emitindo menos gases de efeito estufa.
O shopping apoia também várias causas sociais por meio de doações, incluindo uma ação de arrecadação de fundos. “Na temporada de Natal, a Reves d’enfants disponibiliza um serviço de embrulho para presentes e o valor arrecadado é destinado à fundação”, enfatiza Landry. O Méga Parc também atende várias crianças da entidade, levando-as para conhecer e brincar o parque de diversões.