Viva Envigado, um convite às compras com direito a parque de diversões, complexo esportivo e boa gastronomia
Conheça os diferenciais do maior shopping da Colômbia
Levar experiência é algo inerente no negócio de shopping centers. Mas como fazer isso de uma forma diferente? Para mostrar como o mercado internacional sempre é uma fonte de inspiração e de reinvenção, fomos buscar uma referência nessa edição na encantadora Colômbia e trouxemos o Viva Envigado, ativo do Viva Malls, a maior rede de shopping do país. A marca faz parte do Grupo Éxito e do Fundo Imobiliário Colombia (FIC). O Grupo Éxito é líder nacional no varejo alimentar com uma trajetória de mais de 110 anos e com negócios também no Uruguai e na Argentina.
Segundo Juan Lucas Vega Palacio, vice-presidente de mercado imobiliário do Grupo Éxito, o empreendimento foi concebido e funciona sob a premissa de ser um espaço onde os clientes podem ter diversas experiências. Entre elas, gastronômicas, culturais, tecnológicas, esportivas, de compras e entretenimento. Hoje, o foco principal é em bem-estar e segurança pessoal e relacional, e com diferentes alternativas que levam o melhor do físico ao virtual.
Localizado em Envigado, cidade da região metropolitana de Medellín, é o maior shopping da Colômbia com 139 mil m2 de ABL e 260 mil m2 de área construída. Possui um mix diferenciado com mais de 350 operações, que reúne grandes marcas varejistas e tem como âncoras Decathlon, Cine Colombia com 16 salas, Homecenter, Éxito Wow e H&M.
Lazer garantido
As áreas de entretenimento para a família correspondem a 33% do mix, ficam na cobertura ao ar livre e são destino de muitos visitantes. O Viva Park, maior parque de diversão do país de sua categoria, possui mais de 6 mil m2 e 12 atrações, que vão desde brincadeiras com água, carrinhos de bate-bate, torre de queda livre, zona com fliperamas até uma roda gigante de 20 metros de altura com uma vista linda da cidade. Conta ainda com o Viva Sports, um complexo esportivo de 9 mil m2, composto por um ginásio, cinco quadras de futebol society, pista de corrida, quadra poliesportiva e quadra de vôlei de praia.
“Diante da emergência atual, os espaços de diversão e interação em família foram adaptados com diferentes medidas de segurança, capacidade reduzida e distanciamento. Assim, podemos operar em condições que permitam gerar confiança e tranquilidade.”
Inaugurado em 2018, se consolidou como um dos empreendimentos de maior fluxo da Colômbia e é o ativo líder da Viva Malls, que tem 12 shoppings em operação. Em 2019, recebeu cerca de 32 milhões de pessoas. Em épocas de normalidade, a torre comercial também gera tráfego importante para o mall. São mais de 4 mil pessoas que trabalham no local e se convertem em potenciais clientes.
Para todos os gostos
O shopping possui ainda uma grande variedade gastronômica. No boulevard Calle Bistró há 22 restaurantes gourmets, que complementam as ofertas da praça de alimentação. Com conceito urbano, é inspirado nas charmosas ruas francesas. A Calle Bistró inclui ainda o Bistró Market, um espaço tipo mercado com operações abertas e equipada com mobiliário para compartilhar. “Além disso, o shopping leva o melhor de suas marcas até a casa dos clientes de maneira ágil e confiável por meio dos serviços de Domilicios Viva”, destaca o vice-presidente.
Retomada dos negócios
Durante o primeiro trimestre de 2021, houve uma recuperação gradual das vendas, chegando a variações positivas durante o mês de março. O fluxo também aumentou. “Como medida reativa diante das restrições para conter a pandemia, decretadas pelas autoridades, os comércios vêm implementando estratégias promocionais que influenciam a motivação e a decisão de compra dos clientes, potencializando os resultados.”
Assim mesmo, o empreendimento segue adaptando suas propostas de valor com estratégias que envolvem a omnicanalidade, que foram aceleradas pela pandemia. São vendas on-line, delivery, compre e retire e serviço de personal shopper, por exemplo. “São diferentes opções para que os clientes decidam como, quando e onde comprar. E, por sua vez, as marcas e os aliados comerciais contam com novas alternativas e canais para que retomem as vendas de maneira segura e ágil”, pontua.
Além disso, a integração entre o on e o off-line facilita as compras, gera novas experiências aos clientes, preserva os empregos e ajuda na recuperação econômica, de acordo com Palacio. O shopping segue apostando em inovação e transformação digital para gerar experiência personalizada.
Ao mesmo tempo, mantém desde o início da pandemia rígidos protocolos de biossegurança para preservar a saúde dos visitantes, lojistas e colaboradores, bem similares aos dos shoppings brasileiros. No caso das operações de alimentação, menus digitais através de QRCode foram incorporados para evitar o toque.
Sustentabilidade
De acordo com Palacio, o Viva Envigado sempre agrega valor aos serviços que presta, por isso, orienta suas ações com o objetivo de alcançar o equilíbrio econômico, social e ambiental. Possui certificação LEED Platinum, o maior reconhecimento concedido pelo US Green Building Council. O complexo conta com mais de 1.600 placas solares que podem abastecer cerca de 20% das áreas comuns. Além disso, a iluminação de alta eficiência energética consome 26% a menos de energia do que o estabelecido pela regulamentação internacional.
No consumo de água, a economia chega até 7.900 m3 por ano, o que equivale a três piscinas olímpicas. O projeto de climatização também foi muito bem planejado. É possível controlar a temperatura do primeiro e do segundo piso sem o uso de ar condicionado, já o terceiro piso tem telhados móveis que também permitem regular a temperatura. “Desenvolvemos iniciativas e ativações que promovem o cuidado dos recursos, a reciclagem e a reaproveitamento”, explica Palacio. O empreendimento possui ainda outras iniciativas que comprovam seu compromisso com as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), um dos conceitos que têm mais crescido nas empresas no âmbito global.