
O papel do líder para realizar uma boa gestão de equipe
O profissional precisa gerir sua equipe com maestria, enfrentar desafios e dificuldades de forma equilibrada e dar o exemplo sempre
Líder, pessoa com autoridade para comandar ou coordenar, cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outros indivíduos. O significado da palavra já demonstra a responsabilidade e as atribuições que o cargo exige.
A primeira delas é fomentar o interesse da equipe na participação, na realização de metas e objetivos, independentemente da área de atuação, pois não existe liderança sozinha.
Líder x Gestor
“O papel do líder é universal em qualquer lugar que ele esteja. Ele orquestra todo um grupo para que as atividades importantes sejam realizadas para alcançar os resultados necessários”, afirma Anna Cherubina Scofano, consultora e professora de Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com Luciana Lima, professora de Estratégia de Pessoas do Insper, as atribuições do líder são divididas em hard skills (expertise técnica) e soft skills (competências de comunicação, pessoas e engajamento).
Apesar de teoricamente ambos estarem em campos de estudo diferentes, são essas habilidades que geram a separação entre ser gestor e ser líder. “Na prática, o líder deve gerir suas equipes e o gestor deve liderar sua equipe”, diz.
Cuidando de pessoas
Dessa forma, o maior espelho da liderança é a equipe. Se o time está mal-humorado e infeliz significa que essas pessoas não estão sendo bem cuidadas. Neste momento, deve-se avaliar se elas estão no lugar certo e o líder deve dar o caminho e a liberdade para que cada uma siga seu rumo.

“Por isso, essa tomada de decisão é muito importante assim como o processo seletivo. O líder atua de forma muito eficaz quando participa do processo de seleção.
É preciso saber escolher as pessoas certas, tratá-las bem, valorizá-las e, inclusive, desafiá-las para que se sintam autoconfiantes.”
Liderando pelo exemplo
Quem está nesta posição deve sempre dar o exemplo. “As pessoas só assumem compromissos apenas por meio da confiança, logo, o exemplo por parte da liderança é um gatilho para o estabelecimento de uma relação favorável aos resultados do negócio”, relata Luciana.
No caso de shopping centers, um local em que o público vai para fazer compras, se divertir e se entreter, o atendimento é a palavra-chave. “O gestor que atua nesse segmento deve considerar como alavanca de performance um bom planejamento de equipes”, complementa.
A docente também destaca a importância do foco no desenvolvimento de competências voltadas para a venda e para a busca do comprometimento dos membros do seu time.
Pressão
Os líderes também precisam estar preparados para a demanda excessiva e trabalhar sob pressão, por isso, a capacitação contínua é necessária. Em uma era tecnológica tão avançada, alguns ensinamentos do passado ainda continuam e devem permanecer vivos. Os bons tratos e a relação interpessoal respeitosa e de valorização com os colaboradores, são alguns exemplos. “Nada substituirá o olho no olho, respeito, educação, trato e firmeza quando necessária no momento de dar um feedback. O líder deve ter sempre uma postura construtiva”, ressalta Anna.
Ainda segundo Luciana, por isso, esse cargo exige que esse profissional busque aprimorar, formalmente, seus conhecimentos e experiências no planejamento de pessoas e gestão do desempenho.
Se algo não vai bem
Quando existe ausência de confiança no líder, se afeta o comprometimento da equipe e o turnover e absenteísmo aumentam, por exemplo. Os três erros mais comuns cometidos pelo líder são: assumir promessa fora de sua autonomia; não estabelecer uma rotina de conversas para alinhamento de desempenho com o time; e comportar-se de forma oposta ao discurso de valores organizacionais.
Além disso, uma má liderança pode ter seus custos aumentados, sua receita reduzida e deixar de expandir os ganhos. A melhor maneira de perceber os erros e acertos é por meio do autoconhecimento.
Preparando um líder
Mas como as empresas devem preparar um líder? “Deve-se identificar as alavancas pessoais de performance. Ou seja, aquilo que de fato o torna especial, conectando-as com o papel de liderança”, explica Luciana.
Para ela, as ações seguintes são constatar oportunidades para tornar essas alavancas fontes geradoras de resultados para a organização e sistematizar o processo de alinhamento de expectativas. “Seguindo esses passos, serão proporcionadas as experiências de aprimoramento de carreira como líder”, destaca.
Além disso, é preciso detectar os talentos que podem futuramente assumir essa posição. A melhor forma de fazer isso é gerar oportunidade de desenvolvimento de competências que estejam relacionadas ao próximo nível de desafio na carreira deste profissional.
O gestor não deve ter medo de ser substituído por um novo talento, pois, se esse temor existir, o profissional não irá demostrar suas habilidades e todo o time sairá perdendo.
“O primeiro ponto é entender que ele é um aliado e deve trabalhar alinhado. Uma andorinha só não faz verão, principalmente em se tratando de equipe!” conclui Anna.
Treinamento direcionado
A Iguatemi Empresa de Shopping Centers criou o Programa Lidera, com o objetivo de capacitar a primeira liderança da companhia. A iniciativa se baseou em diversos estudos sobre desenvolvimentos de líderes que indicam que a transição mais difícil na estrutura organizacional é a ocupação de cargos de comando ou chefia.
“Diante disso, se preocupou em dar suporte e qualificação aos chamados ‘primeiros líderes’, para que possam exercer uma gestão sólida e com excelência”, explica Vivian Broge, diretora de Recursos Humanos da Iguatemi.
O treinamento se dá em oito módulos, que abordam temas como engajamento, pessoas, desenvolvimento de talentos, entrega de resultados e construção do futuro. A primeira fase contou com seis módulos com quatro horas de duração cada e contou com a participação de 293 líderes.
“Abordamos temáticas fundamentais para o desenvolvimento de um bom líder: autoconhecimento e comunicação não-violenta. Em seguida, tivemos a presença de especialistas e teóricos. Para 2020, já possuímos dois módulos de conclusão que serão dedicados à comunicação e excelência em serviços”, relata a diretora de RH.
Resultados
O Programa Lidera foi muito bem recebido pelos colaboradores e o resultado foi extremamente positivo. A troca de experiências tornou o encontro ainda mais relevante. Segundo levantamento realizado, o índice de satisfação dos participantes foi superior a 90%. “Outras áreas da companhia, inclusive, já conseguem visualizar ganhos e transformações significativas no desenvolvimento da liderança”, complementa Vivian.
Além do Lidera, a Iguatemi ainda promove duas de trilhas de desenvolvimento focadas na qualificação da liderança para o nível gerencial e para os executivos.
“É importante capacitar os líderes para que, progressivamente, consigam enfrentar a complexidade de desafios que serão expostos no momento que assumem um cargo de gestão. Além da complexidade diária da operação, eles devem estar capacitados para lidar com a inclusão de colaboradores e valorização da diversidade como forma de gerar sinergia e integração dos negócios.”
Aprimoramento o ano todo
A Ancar Ivanhoe também se preocupa com a qualificação de seus profissionais e oferece diversos cursos em sua Universidade Corporativa, a maioria são EAD (Ensino à Distância). Para líderes, dispõe de cursos para todas as áreas, desde negócios, holding até comercial.
Para manter o conteúdo atualizado e alinhado às inovações do mercado, mantém parcerias com diversas instituições. Entre elas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Ibemec.
“Acreditamos que só as pessoas que entendem do negócio e que estão motivadas conseguem repassar a visão da empresa e motivar os seus colaboradores”, afirma Leia Cardoso, gerente corporativa de Recursos Humanos da Ancar Ivanhoe. Ela ainda destaca: Nosso objetivo é fornecer conteúdo para que os líderes se sintam mais confiantes e seguros na liderança de suas equipes para perpetuar a nossa cultura e modelo de negócio”.

“Temos 24 shoppings em nosso portfólio, isso significa que existe uma grande margem para remanejamento de pessoal e muitas oportunidades surgem internamente. Por isso, o nosso foco é promover o desenvolvimento de cada um.”
Acompanhamento individual
A Ancar Ivanhoe tem mais de 2.500 colaboradores ativos na Universidade Corporativa. Ela está disponível para todos os colaboradores, com diferentes frentes e assuntos. Por meio da instituição de ensino e o Programa de Mentoring, a Ancar Ivanhoe realiza regularmente processos de avaliação de desempenho com toda a equipe.
Assim, consegue acompanhar o desenvolvimento de cada um, indicando o que precisa ser melhorado e reconhecendo em que o profissional está se destacando. Essa análise também é um termômetro para descobrir talentos.
Competências
Para ser líder na empresa, o colaborador precisa ter uma série de atribuições como competências de resultados, proatividade, competência interpessoal, intrapessoal e cognitiva, inteligência social, capacidade de negociação, comunicação efetiva, manejo emocional, tomada de decisão estratégica, entre outras.
“O líder precisa ainda fomentar o aprendizado e crescimento de sua equipe a partir de uma análise apropriada das necessidades de cada pessoa e da organização, ter capacidade para delegar atividades de maneira precisa e criar cenários de confianças sustentáveis para enfrentar novas experiências e desafios”, ressalta Leia.