JAN/FEV 2020
Edição 227 – Ano 33

PALAVRA_DO PRESIDENTE

UM PASSO À
FRENTE

"Nesta edição, você confere os principais resultados de 2019, além de entrevistas com empreendedores e as inovações e tendências que impactam nosso setor. Boa leitura!"

GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE


DESTAQUES_DO SETOR

EMPREENDEDOR

UMA DÉCADA
PROMISSORA
PARA O
VAREJO

CONVERSAMOS COM EXECUTIVOS DOS MAIORES GRUPOS DE SHOPPING CENTERS DO BRASIL

No último ano, o setor de shopping center registrou crescimento de 7,9% nas vendas, com um faturamento de mais de R$ 192 bilhões. Os resultados positivos foram os melhores dos últimos cinco anos, o que comprova a força deste mercado, mesmo diante de um cenário político e econômico instável. Para esse ano, as perspectivas permanecem altas. Se os sinais de recuperação econômica seguirem as previsões de especialistas, inclusive com a possibilidade de aprovação das reformas no Congresso

os shopping centers deverão surfar na crista dos índices positivos. No entanto, para que isso se concretize, os empreendedores ainda têm algumas lições de casa para fazer. Afinal, no mar de oportunidades que o ano de 2020 traz, os desafios não são pequenos. E, assim como no oceano, quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda.

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CAPA_CINEMA

Quer fazer algo que agrade todo mundo? É só ir ao cinema! Salas cada vez mais modernas, serviços exclusivos, cardápios gourmets ou o combo de pipoca, som e projeção de altíssima qualidade e poltronas mais confortáveis que o sofá da sua sala.

Além, é claro, do mais importante: lançamentos para todos os gostos e públicos, com sessões disponíveis sete dias por semana.

SEM COMPETIÇÃO
Mesmo com vários filmes disponíveis em canais por assinatura e plataformas de streaming, o convite para uma seção de cinema é bem difícil de recusar. Como comprovam os dados, mantem-se um dos programas preferidos dos brasileiros.

Em 2019, mais de 160 milhões de pessoas foram ao cinema e, claro, que boa parte deste número se deve às crianças. As famílias são o público mais representativo nas bilheterias e incluir esse passeio no roteiro só traz benefícios principalmente para os pequenos.

DIVERSÃO
PARA TODAS
AS IDADES!

FAMÍLIAS DOMINAM AS SALAS
DE CINEMA DO BRASIL

Os lançamentos infantis se tornam cada mais expressivos nas bilheterias e levam adultos e crianças para viver a experiência da sétima arte

IMAGINÁRIO INFANTIL
Para a psicóloga, pedagoga e escritora Elizabeth Monteiro, o cinema mexe com todos os sentimentos e desperta todo o tipo de emoções, ajudando às crianças a nomear seus próprios sentimentos.

Ritual em família
Fora isso, o cinema ajuda a despertar o bom gosto pela música, pelas artes visuais e de interpretação e, inclusive, desenvolve o pensamento crítico do público infantil. Além disso, segundo Elizabeth, o ritual de ir ao cinema é ainda um momento da harmonia familiar. Neste momento, o adulto também revive a infância, despertando a criança que tem dentro dele. Por isso, é um programa tão agradável.

Classificação etária
Em 2019, os filmes infantis tiveram números expressivos nas bilheterias e, em 2020, já estão programados grandes lançamentos. O ano já começou com Frozen 2 e Sonic – O Filme.

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O período de férias escolares, o Dia das Crianças, Carnaval e alguns feriados estendidos são de alta demanda. As datas representam as melhores bilheterias, o que exige o reforço da equipe em até 30%. Além das crianças terem mais tempo livre, há um movimento do mercado distribuidor nestas datas.

“À medida que se identifica com os personagens, vai se conhecendo e elaborando os próprios conflitos. Ela sente que o personagem está falando dela assim como nos contos de fadas, só que o cinema traz isso com mais detalhes, dinamismo e vivacidade.

Além disso, o cinema provoca a catarse, que é a explosão de uma emoção de forma descontrolada, trazendo um grande alívio para a pessoa” - Elizabeth Monteiro

CAPA_CINEMA

DIVERSÃO
PARA TODAS
AS IDADES!

FAMÍLIAS DOMINAM AS SALAS
DE CINEMA DO BRASIL

Os lançamentos infantis se tornam cada mais expressivos nas bilheterias e levam adultos e crianças para viver a experiência da sétima arte

Quer fazer algo que agrade todo mundo? É só ir ao cinema! Salas cada vez mais modernas, serviços exclusivos, cardápios gourmets ou o combo de pipoca, som e projeção de altíssima qualidade e poltronas mais confortáveis que o sofá da sua sala.

Além, é claro, do mais importante: lançamentos para todos os gostos e públicos, com sessões disponíveis sete dias por semana.

SEM COMPETIÇÃO
Mesmo com vários filmes disponíveis em canais por assinatura e plataformas de streaming, o convite para uma seção de cinema é bem difícil de recusar. Como comprovam os dados, mantem-se um dos programas preferidos dos brasileiros.

Em 2019, mais de 160 milhões de pessoas foram ao cinema e, claro, que boa parte deste número se deve às crianças. As famílias são o público mais representativo nas bilheterias e incluir esse passeio no roteiro só traz benefícios principalmente para os pequenos.

IMAGINÁRIO INFANTIL
Para a psicóloga, pedagoga e escritora Elizabeth Monteiro, o cinema mexe com todos os sentimentos e desperta todo o tipo de emoções, ajudando às crianças a nomear seus próprios sentimentos.

Ritual em família
Fora isso, o cinema ajuda a despertar o bom gosto pela música, pelas artes visuais e de interpretação e, inclusive, desenvolve o pensamento crítico do público infantil. Além disso, segundo Elizabeth, o ritual de ir ao cinema é ainda um momento da harmonia familiar. Neste momento, o adulto também revive a infância, despertando a criança que tem dentro dele. Por isso, é um programa tão agradável.

Classificação etária
Em 2019, os filmes infantis tiveram números expressivos nas bilheterias e, em 2020, já estão programados grandes lançamentos. O ano já começou com Frozen 2 e Sonic – O Filme.

O período de férias escolares, o Dia das Crianças, Carnaval e alguns feriados estendidos são de alta demanda. As datas representam as melhores bilheterias, o que exige o reforço da equipe em até 30%. Além das crianças terem mais tempo livre, há um movimento do mercado distribuidor nestas datas.

“À medida que se identifica com os personagens, vai se conhecendo e elaborando os próprios conflitos. Ela sente que o personagem está falando dela assim como nos contos de fadas, só que o cinema traz isso com mais detalhes, dinamismo e vivacidade.

Além disso, o cinema provoca a catarse, que é a explosão de uma emoção de forma descontrolada, trazendo um grande alívio para a pessoa” - Elizabeth Monteiro

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ARTIGO_JURÍDICO

TIRE SUAS
DÚVIDAS
SOBRE A
LGPD

LEI GERAL DE PROTEÇÃO
DE DADOS ENTRA EM VIGOR
NO BRASIL A PARTIR DE
AGOSTO DESSE ANO

A Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) exige que as empresas mudem sua cultura interna e passem a incorporar no seu dia a dia práticas específicas voltadas à privacidade, à segurança de dados pessoais (definidos na LGPD como informações relacionadas a pessoa natural identificada ou identificável) e de forma a assegurar ao titular o exercício de seus direitos.

Isso porque a LGPD é aplicável a qualquer operação de tratamento (por exemplo, a coleta, produção, utilização, reprodução, eliminação) de dados pessoais que preencha um dos seguintes requisitos: seja realizada no Brasil; tenha por objetivo a oferta de bens ou serviços ou ainda o tratamento de dados de indivíduos no Brasil; seja referente a dados pessoais coletados no Brasil. A LGPD somente não é aplicável em situações excepcionais previstas no Art. 4º da mesma lei.

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“Para adequação
das empresas a essas
exigências da LGPD,
é necessária revisão,
adaptação e,
possivelmente,
a criação de novos
procedimentos
internos.”

ESTHER
JERUSSALMY
CUNHA

ESCRITÓRIO
LO BAPTISTA.

DEFESA_DO SETOR

EM CONSTANTE
EXPANSÃO!

Censo Abrasce: setor de shopping centers registra alta de 7,9% nas vendas em 2019

O setor de shopping centers registrou a maior alta dos últimos quatro anos em vendas, com um faturamento de pouco mais de R$ 192 bilhões em 2019. Segundo dados do Censo Brasileiro de Shopping Centers, lançado em janeiro de 2020, o aumento foi de 7,9% no ano passado, em comparação ao mesmo período de 2018.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado estão a expansão do volume de crédito, a redução da inflação e o crescimento da confiança do consumidor. Além disso, as vendas em datas comemorativas também tiveram um impacto positivo, com destaque para Black Friday (+19,7), Dia das Crianças (+9.9%) e Dia das Mães (+9.4%).

Além disso, a criação da Semana do Brasil, entre 6 e 15 de setembro, trouxe um crescimento de 16,8% em relação ao mesmo período de 2018. “Esses dados demonstram a força dos shoppings no Brasil, que mesmo em períodos de crise permaneceram com rendimento estável”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

GESTÃO_E OPERAÇÃO

ESTACIONAMENTO
DO FUTURO!

O ESPAÇO SEGUIRÁ A TENDÊNCIA
DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
DO CONSUMIDOR

A primeira e a última experiência do consumidor no shopping acontecem sempre no estacionamento. Por isso, o serviço tem se aprimorado cada vez mais e, atualmente, possui muita tecnologia embarcada. Basta puxar na memória e fazer um comparativo de como eram alguns anos atrás. A melhoria é visível e mostra a evolução de uma área muito representativa para o setor.

Novas oportunidades
Segundo Roque Perachi, CDO da Group Indigo Brasil, o cenário de negócios e tecnologias disruptivas está mudando a forma de se deslocar e entender a relação da sociedade com as cidades. Dessa forma, surgem grandes oportunidades para o mercado de estacionamentos se reinventar. Entre elas, está uma série de aplicativos e soluções de mobilidade.

"Serviços de táxi e carros já são os mais usados via aplicativo pelos brasileiros, representando 32%. Estudos da Indigo mostram que as preferências de mobilidade individual variam conforme a distância a ser percorrida, entre patinete, bicicleta e veículo compartilhado", conta.

"É preciso aposentar velhos conceitos, adquirir novas competências, testar novos caminhos, integrar áreas e abraçar a mudança. O tempo é de transformação, tanto para negócios quanto para pessoas"

- Giuliano Martins

Para Perachi, em 2030, o carro não será mais a escolha principal para todas as atividades pessoais. “Serão eleitos diferentes meios de transporte, incluindo carros compartilhados, para passeios, compras, trabalho ou negócios”, prevê.

Cidades inteligentes
O conceito de smart cities pautará o debate sobre as garagens no futuro. É o que acredita Giuliano Martins, gerente comercial da Skidata. “Com o avanço da Iot (Internet das coisas, na sigla em Inglês), devemos ter um grande potencial de investimentos na próxima década”.

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OUTLETS_COMPRAS

MADE FOR
OUTLET

A FABRICAÇÃO EXCLUSIVA
GARANTE MARGEM, QUANTIDADE
SORTIMENTO E GRADES
DE PRODUTOS

Made for Outlet, produtos feitos especialmente para esses centros de compras, é algo muito comum nos Estados Unidos. No mercado norte-americano, estima-se que 50% dos varejistas atuam desta forma.

O famoso MFO ainda está em desenvolvimento por aqui, pois o primeiro outlet do Brasil foi inaugurado há pouco mais de dez anos e o varejo nacional ainda está aprendendo a operar lojas neste tipo de empreendimento.

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