Conheça os vencedores do Prêmio Abrasce 2023
74 iniciativas são reconhecidas durante a cerimônia em São Paulo
O evento do Prêmio Abrasce 2023 reuniu os 187 finalistas no Golden Hall do WTC Events Centers, na capital paulista, em 27 de junho. Conduzida pelo humorista e apresentador, Paulo Vieira, a noite foi muito agradável e divertida. Com recorde de 423 de inscritos, essa edição teve os cases avaliados por uma banca julgadora, formada por 33 especialistas e profissionais de mercado. 73 ganhadores de oito categorias foram convidados a subir ao palco, sendo 16 Ouro, 25 Prata e 32 Bronze. Ao final do evento, em um dos momentos mais aguardados, os mais de 600 convidados puderam conhecer ainda o vencedor do Prêmio Destaque. A Exposição Imersiva Beyond Van Gogh, do MorumbiShopping, obteve a maior pontuação entre todos os cases.
Para celebrar essa grande festa, Diogo Nogueira fez um show de encerramento, que embalou os convidados e deixou um gostinho de quero mais para quem esteve por lá.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, reforçou a importância dos shoppings no desenvolvimento econômico, social e político do país e parabenizou os presentes por inscreveram seus cases. “Todos são igualmente importantes para a evolução do nosso setor. O prêmio em si não é sobre troféus. Seja Bronze, Prata ou Ouro, ele é a cereja do bolo. O que eu considero mais importante é o processo de construção de soluções, das campanhas, das iniciativas diferenciadas. O que acho valoroso, sobretudo, é compartilhamos, entre os 628 shoppings que formam o nosso setor, todo esse conteúdo que, ano a ano, há quase seis décadas, nos torna tão resilientes e pujantes, referência para o mundo e para outros setores do país.”
Patrocinadores
Eles também acompanharam a cerimônia de premiação. Para Gauthama Nassif, CSO da Verzani & Sandrini, maior fornecedora de facilities e segurança para shopping center no Brasil, o prêmio é a consagração de diversas iniciativas e é uma honra participar e patrocinar o projeto que tem tudo a ver com a visão da empresa. “Todas as iniciativas que trazem reconhecimento são de suma importância para nós. O destaque por projetos que enaltecem o trabalho bem executado, inovações tecnológicas e novas formas de realizá-los de maneira criativa é sempre de ótima visibilidade para todos que pertencem ao setor.”
Segundo Marcelo Nunes, vice-presidente executivo da Indigo Brasil, os shopping centers são muito importantes para a companhia, que tem mais de 150 operações no segmento no Brasil e uma parceria de muitos anos com a Abrasce.
“Um evento que reconhece os melhores e mais inovadores projetos, incentivando o crescimento e a evolução dos shoppings, tem relação direta com o que nos propomos a fazer. O prêmio é fundamental para suportar o dinamismo do setor, que necessita de constante renovação e investimento contínuo em inovação, acompanhando a demanda dos consumidores. Colabora ainda diretamente para que os times sigam motivados e focados na constante melhoria dos serviços prestados e é crucial para a valorização dos shopping centers no Brasil”, destaca Nunes.
Richard Albanesi, fundador e CEO da The LED, afirma ser um privilégio fazer parte do Prêmio Abrasce 2023, patrocinando a mais importante premiação direcionada ao setor, que engloba cases de todo o país.
“É uma forma de homenagearmos os shopping centers, assim como seus respectivos lojistas, que representam uma parcela significativa do nosso portfólio de clientes. Consideramos essa premiação extremamente importante ao posicionar os empreendimentos como vetores de soluções que inovam as relações com o consumidor, valorizando os profissionais do setor e destacando as iniciativas que fortalecem os negócios nas mais diversas categorias”, exalta Albanesi.
Segundo Marcos Xavier, founder e CEO da Árvore Digital, a oportunidade de estar presente na maior premiação de shopping centers do Brasil e uma das maiores do mundo está totalmente alinhada com objetivo da empresa: de entregar um ecossistema de soluções tecnológicas para proporcionar a melhor experiência aos clientes e operadores da indústria. “A iniciativa da Abrasce é fundamental para premiar, orientar e direcionar o mercado para a excelência”, analisa Xavier.
A IGS Emergências Médicas também foi uma das patrocinadoras do evento, e, de acordo com Allan França, diretor geral e, Talita Verissimo Miranda, gestora organizacional, a Abrasce representa um setor de muita relevância na economia do país e a premiação sela o bom trabalho que vem sendo feito pelos players. “Valorizar as companhias que tenham as melhores propostas é fundamental para que continuem se desenvolvendo, criando metodologias e inovação e estejam em constante evolução”, dizem.
A MDS Seguros também foi uma das patrocinadores do evento, que ficou na memória de todos os presentes.
Os ganhadores
Após receber o maior prêmio da noite, Stefanny Simões, gerente de marketing do MorumbiShopping, disse ter sido uma surpresa e uma honra receber esse reconhecimento. “Estamos muito felizes, não esperávamos. Essa exposição imersiva abriu as portas para todas as outras do país. Tenho muito orgulho de ter feito parte. Agradeço à Multiplan pela oportunidade de ter entendido e abraçado esse projeto e também à equipe da MorumbiShopping por tê-lo executado com tanta dedicação, virando um case e uma referência para a nossa história.”
EXPOSIÇÃO IMERSIVA BEYOND VAN GOGH | MORUMBISHOPPING
O MorumbiShopping celebrou os 40 anos, oferecendo grandes experiências aos clientes em 2022. Uma delas foi exposição imersiva “Beyond Van Gogh”, de 17 de março a 3 de julho, inédita no país, que bateu recorde global em vendas para a franquia, recebendo mais de 400 mil visitantes. O evento já tinha sido exibido em mais de 120 cidades ao redor do mundo, sendo visto por mais de 10 milhões de pessoas. Na versão brasileira, ganhou ainda apresentações teatrais, aulas de arte, dança e yoga, café e loja temática, entre outras ações longo da temporada. Mais de 300 obras de Van Gogh foram apresentadas de uma maneira pop e sensorial, em um pavilhão de mais de 2 mil m2, especialmente construído no estacionamento do piso G4 do MorumbiShopping. O mostra teve ampla divulgação nacional, alcançando uma valoração de mais de R$ 6milhões em mídia espontânea. O fluxo de veículos do shopping foi 128% maior se comparado ao segundo trimestre de 2019; e as vendas do segundo trimestre de 2022, no período da exposição, cresceram 98,7% em relação ao mesmo período de 2021.
GARTEN SHOPPING VIRA HUB DE INOVAÇÃO NA MODA, COM EVENTO STARTUP WEEKEND FASHION TECH | ALMEIDA JUNIOR
O Startup Weekend Fashion Tech uniu moda e tecnologia no Garten Shopping. Sucesso em capitais da moda internacional, destacou Joinville (SC) pela sua importância no mercado têxtil e de tecnologia, com a participação de mais de 150 pessoas – recorde mundial da vertical fashion tech –, e contou com a criação de 14 projetos inovadores durante 54 horas. Trouxe como diferencial o fato de ter sido realizado em um shopping center, o que possibilitou a conexão direta entre as soluções desenvolvidas, os lojistas de moda e varejo e o consumidor. Foi o maior já realizado no Brasil. Teve 29 empresas patrocinadoras, 20 apoiadoras, mais os 190 lojistas do shopping. Durante o período do evento, as vendas totais atingiram um aumento de 25% em relação a 2019 e 28% em comparação a 2021; as vendas SSS tiveram alta de 15,08% quando comparadas a 2019 e 40,97% em relação a 2021. O fluxo de carros registrou um incremento de 17%.
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DISNEY PRINCESA “ESSE MOMENTO É SEU” | MORUMBISHOPPING
ACAMPAMENTO COM O PAPAI | SHOPPING PRAÇA DA MOÇA
FESTIVAL MUELLER BOM GOURMET – UMA RECEITA DE SUCESSO | SHOPPING MUELLER
FLAMBOYANT IN CONCERT 2022 | FLAMBOYANT SHOPPING CENTER
BRONZE
PARADAS ENCANTADAS | SHOPPING BARRA
CABINE PREMIADA | BOULEVARD LONDRINA SHOPPING
ESPAÇO DE JOGOS E INTERAÇÃO GROW | SHOPPING PRAÇA DA MOÇA
BOULEVARD GEEK UNIVERSE | BOULEVARD SHOPPING VILA VELHA
DANÇA EM CENA FLORIPA SHOPPING | FLORIPA SHOPPING
CARIRI SHOPPING – RENOVANDO A FÉ PELA CONTEMPLAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO | CARIRI SHOPPING
Localizado em Juazeiro do Norte, o Cariri Shopping aproveitou as fortalezas de uma cidade religiosa, associada a ausência de uma grande peça a céu aberto em um raio de pelo menos 350 km, e realizou o espetáculo “A Paixão de Cristo”. Com duração de duas horas, foi realizado no estacionamento aberto e contou com mais de 100 participantes. Os ingressos, que se esgotaram em apenas dois dias, eram trocados por 1 kg de alimento não perecível. Mesmo quem não conseguiu uma entrada, doou, gerando uma arrecadação de 2 toneladas de alimentos, posteriormente destinadas à instituição Filhos Amados do Céu, que atendeu 200 famílias carentes. Na Semana Santa, a cidade chega a receber cerca de 150 mil pessoas que foram visitar a estátua do Padre Cícero Romão Batista, que passa pelo processo de beatificação. Ao se tornar palco da encenação da Paixão de Cristo, o shopping também passou a fazer parte do roteiro dos turistas. Além de gerar fluxo e vendas, o evento ainda estreitou o relacionamento com os clientes. O projeto teve investimento pago pelo Fundo de Promoção e Propaganda no valor de R$ 35 mil e gerou R$ 37 mil em mídia espontânea.
NATY, A MASCOTE: CONSTRUINDO MEMÓRIA AFETIVA E CONEXÃO EMOCIONAL DESDE A INFÂNCIA | NATAL SHOPPING
O Natal Shopping criou a mascote Naty, com o intuito de trabalhar a humanização da marca e construir memórias afetivas com seus clientes. A elefantinha, que gosta de ajudar as pessoas e o meio ambiente, acredita que é possível construir um lugar melhor para se viver. Desde sua chegada, se tornou a identidade principal dos eventos infantis. Não demorou para ganhar o Parque da Naty, que, hoje, ocupa uma operação fixa de 200 m2 de ABL e oferece diversão gratuita. O espaço já recebeu mais de 50 eventos e tem uma média de 10 mil visitantes por mês. Para cumprir seu propósito social, criou-se o projeto Naty e a Natureza, que proporciona atividades de educação sustentável para alunos da rede pública de ensino, entre outras ações. Durante o Natal Sem Fome, a Loja do Bem da Naty arrecadou mais de 1,5 toneladas de alimentos. Sua rápida consolidação prova a assertividade da ação. Em seu aniversário de um ano, no Dia das Crianças, o fluxo de pessoas teve alta de 20,5% versus 2021 e o de veículos incremento de 22,8% comparado ao ano anterior. No digital, ela soma mais de 541 mil impressões em conteúdos, num total de 455 mil contas alcançadas, considerando somente o mês do aniversário.
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PARK SUL EVENTS – EXPERIÊNCIA ALIADA A RESULTADO | SHOPPING PARK SUL
INTERVENÇÕES NA FACHADA – CHEGADA DA PRIMAVERA E RIO OPEN | SHOPPING LEBLON
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FEIRA EMPREGABILIDADE – TIVOLI SHOPPING | TIVOLI SHOPPING
BRISAGEEK SV – EDIÇÃO K-POP E COSPLAY | BRISAMAR SHOPPING
NATAL DOS SONHOS BARRASHOPPING: UM PRESENTE PARA OS CARIOCAS | BARRASHOPPING
O Natal dos Sonhos do BarraShopping trouxe como a maior árvore de Natal do Brasil e uma das maiores do mundo, com 70 metros de altura, equivalente a um prédio de 24 andares, e com tecnologia para projetar fotos dos clientes e um lindo show de luzes. O projeto foi assinado pelo cenógrafo Abel Gomes, responsável pela abertura das Olimpíadas do Rio 2014. Mais de 50 personagens como perna-de-pau, soldadinhos de chumbo e tantos outros interagiram com o público, sem faltar, claro, o Papai Noel e uma decoração especial e instagramável. Além disso, o empreendimento sorteou 12 carros, um dos maiores em valor e quantidade de veículos em campanhas de Natal em 2022. A fachada de uma das principais entradas também ganhou vida com projeções mapeadas. O uso de espaços instagramáveis garantiu que o shopping estivesse presente nos perfis dos seus frequentadores, impulsionando o poder de comunicação e visibilidade da campanha. A mesma estratégia foi usada pelos lojistas. Esse foi o maior Natal já realizado pelo BarraShopping. Houve aumento de 27% no volume de vendas totais; 65% de crescimento do cadastro de notas fiscais para participação no sorteio; alta de 67% no fluxo de pessoas e 32% no fluxo de veículos.
NATAL THE BEATLES | COMPLEXO TATUAPÉ
O rock dos Beatles continua atual e envolve várias gerações. Esse encantamento pelo quarteto foi traduzido em 2021 para a decoração de Natal do Complexo Tatuapé, formado pelos shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé. Inédita no mundo, ela resgatou essa história de talento e ousadia. A programação contou mais de dez atrações gratuitas com a música como pano de fundo. As atrações foram instaladas pelos corredores e teve desde exposições com itens de acervo, oficinas, paradas natalinas até shows com bandas covers infantis. Elas foram distribuídas nos dois empreendimentos de forma complementar, com atividades distintas, proporcionando ao cliente um circuito completo de interatividade. Para estimular ainda mais as vendas, aconteceu ainda campanha promocional nas modalidades sorteio e ‘Comprou, Ganhou’. O Natal The Beatles – Yellow Submarine ultrapassou todas as expectativas pré-estabelecidas, atingindo um fluxo de pessoas de mais de 5 milhões de clientes, o que representou 27,8% acima de 2020 e vendas com índice 23% superior ao mesmo período de 2020.
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NATAL DE PAPEL DO PÁTIO PAULISTA | SHOPPING PÁTIO PAULISTA
NATAL BRINCANTE E INCLUSIVO NO JOCKEY PLAZA SHOPPING, COM DIVERSÃO PARA
TODA A FAMÍLIA | JOCKEY PLAZA SHOPPING
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NATAL DO BITA COM TOBOGÃ GRATUITO E PAPAI NOEL NEGRO | PARQUE SHOPPING BAHIA
TÚNEL SE TRANSFORMA EM CENÁRIO DE PARADA OBRIGATÓRIA NO NATAL DE 2022 | ATRIUM SHOPPING SANTO ANDRÉ
NATAL DO CORAÇÃO – CHEGADA DO PAPAI NOEL EXCLUSIVA ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)| SHOPPING PARK LAGOS
O Shopping Park Lagos promoveu a primeira sessão de Natal do Coração inclusiva direcionada às pessoas de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de outras deficiências para que pudessem viver o momento da chegada do Papai Noel com tranquilidade em um ambiente calmo, silencioso, em um horário diferenciado, antes da abertura do empreendimento, e com toda atenção necessária para que esse encontro mágico acontecesse. O evento foi executado com apoio, suporte e orientação da ONG Mães Coragam, que tem como foco apoiar e auxiliar às famílias com crianças e adultos com TEA. Além de apoio de profissionais capacitados e experientes, a equipe do shopping fez questão de estar presente e receber cada familiar. Os personagens infantis e o Papai Noel dedicaram todo tempo a recebê-los. Teve ainda brindes, brincadeiras e foto com o Papai Noel. O objetivo foi promover a inclusão, possibilitando que todas as crianças tivessem a oportunidade de participar de eventos e ações infantis promovidas pelo shopping, ajudando familiares com atitudes simples e viável. A partir deste evento, o empreendimento já realizou outras ações em 2023 direcionadas a esse público.
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MISSÃO DE RESGATE PAPAI NOEL | BRASÍLIA SHOPPING
PRESENTES DE NATAL | SHOPPING DIFUSORA
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TRONO DA MAMÃE NOEL | SIDER SHOPPING
CAFÉ COM MEMÓRIAS | SUZANO SHOPPING
BOULEVARD BH E TEDX BELO HORIZONTE: CONEXÕES QUE INSPIRAM | BOULEVARD SHOPPING BELO HORIZONTE
Com o objetivo de se associar a uma instituição de reconhecimento internacional e fortalecer o posicionamento do shopping de incentivo e disseminação a cultura e educação, o Boulevard Belo Horizonte patrocinou o TEDx Belo Horizonte. Com isso, a capital mineira foi o primeiro lugar no mundo a ter uma loja conceito do TEDx em shopping center, ofertando mais de 30 dias de ativações. O Espaço Open Mic foi dedicado ao compartilhamento de ideias inovadoras e, durante o período de funcionamento, o shopping cresceu 21% em fluxo de pessoas e 18% no fluxo de veículos, comparado ao mesmo período de 2021. Mais de 1 mil pessoas visitaram e participaram da programação ofertada na loja. Analisando vendas totais, o crescimento foi de 27% em relação ao mesmo período de 2021. A valoração em mídia espontânea foi de mais de R$ 101 mil. O resultado foi excelente, pois o empreendimento conseguiu reforçar a sua marca como um propulsor do conhecimento de forma gratuita e acessível. Além disso, o espaço atraiu um público jovem, qualificado e engajado com tecnologia, causas socioambientais, negócios e inovação.
40 ANOS MORUMBISHOPPING, 40 DIAS DE CELEBRAÇÃO | MORUMBISHOPPING
Reconhecido por ser um espaço democrático com um mix de lojas que oferece aos clientes opções atuais, modernas e variadas, o MorumbiShopping promoveu uma grande celebração para marcar o seu quadragésimo aniversário em 2022. Depois da estreia da exposição Beyond Van Gogh, o shopping preparou 40 dias de ativações que se iniciaram em 3 de maio com um show de drones inédito e encerraram no Dia dos Namorados, 12 de junho. Em 5 de maio, o vão central se transformou em um enorme palco, onde bailarinos, cantores, músicos e acrobatas aéreos realizaram uma emocionante e inédita apresentação. O show terminou com chuva de balões coloridos e uma Pocket Party, A festa surpresa viralizou, o “Anjo Acrobata” da apresentação aérea, foi parar nos assuntos mais comentados da internet, alcançando mais de 8 milhões de reproduções só no Instagram. Os demais dias contaram com muita música; exposição de moda; customização de peças; gastronomia; oficina de biscoitos para crianças. Teve ainda uma data reservada para bate-papo sobre moda e primeira live commerce com a apresentação da atriz Monica Martelli.
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PALLADIUM – A VIDA PODE SER MAIS LEVE | SHOPPING PALLADIUM CURITIBA
FESTA DUPLA: FESTIVAL SALVADOR CELEBROU O ANIVERSÁRIO DA CIDADE E DO
SALVADOR SHOPPING | JCPM
BRONZE
TEM MUITO DE VOCÊ NO JOCKEY, LEVE UM POUCO DO JOCKEY PARA VOCÊ. 3 ANOS JOCKEY PLAZA SHOPPING | JOCKEY PLAZA SHOPPING
MÃE: O MELHOR LUGAR DO MUNDO | MULTIPLAN
PROJETO NANINHAS DO BEM | SHOPPING PRAÇA DA MOÇA
EXPLORAÇÃO INFANTIL É ILEGAL | SHOPPING CENTER IGUATEMI FORTALEZA
A NOVA MARCA DO GRAND PLAZA: DE SHOPPING CENTER A PRINCIPAL CENTRO DE
EXPERIÊNCIAS DO ABC | GRAND PLAZA SHOPPING
ROOFTOP DE ANIVERSÁRIO 25 ANOS BRASÍLIA SHOPPING | BRASÍLIA SHOPPING
Brasília Shopping comemora o aniversário no mesmo dia da capital federal e ambos trazem em seu DNA a inovação, a ousadia e o dinamismo. Para brindar seus 25 anos, o empreendimento trouxe uma experiência única e uniu cultura e gastronomia na cobertura, uma área nunca utilizada antes. Foram sessenta dias que o rooftop do Brasília Shopping ofereceu aos candangos de coração uma exposição imersiva de 100 m2 em mapping de sua história, desde a construção até os seus eventos emblemáticos, um lounge bar e uma extensa programação cultural, além de uma homenagem póstuma ao Ruy Ohtake, falecido poucos meses antes da data. A cobertura do Brasília Shopping foi idealizada há quase 30 anos por esse mestre da arquitetura e era para ser um espelho d’água, que pudesse refletir nos grandes vitrais da sua fachada o reflexo do sol e da água, mas, devido ao clima seco da cidade, o projeto inicial tornou-se inviável e o espaço esquecido. Mas que nesse momento, virou um ponto de encontro com uma vista linda de Brasília.
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TERRAÇO BOTAFOGO – UM PRESENTE PARA QUEM AMA O RIO! | BOTAFOGO PRAIA SHOPPING
CARAVANA DA ALEGRIA | SHOPPING ALEGRIA
EXPO CIÊNCIAS E ARTES NEURODIVERGENTES | BOULEVARD SHOPPING CAMPOS
BRONZE
10 ANOS | 10 MEGA SHOWS | SHOPPING PARK LAGOS
INAUGURAÇÃO FLAGSHIP ADIDAS, MEGALOJA CONCEITO NA AVENIDA PAULISTA | TOP CENTER SHOPPING
A flagship da Adidas, inaugurada em novembro de 2022, é a primeira loja conceito da marca no Brasil, com 700m² e foco multiesportivo e está localizada no Top Center Shopping, na Avenida Paulista. O espaço oferece muita experiência ao consumidor, como o MakerLab, voltado à customização dos itens comprados; o Runlab, setor com esteira para testes dos tênis de corrida; espaço adihouse, voltado aos membros adiClub, o programa de fidelidade da Adidas, em que os usuários tem a oportunidade de conhecer atletas e influenciadores que visitarem a loja; e coleções exclusivas da linha Originals e performance esportiva. O Top Center Shopping, em parceria com a Adidas, abraça a Avenida Paulista, com uma identidade visual única e detalhes inspirados da capital paulista, promovendo eventos que geram engajamento com o público, como, por exemplo, a exibição de jogos da Copa do Mundo em um telão de LED para todo o público passante da região e a venda de produtos exclusivos dos times patrocinados mundialmente pela marca.
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PRAÇA SERGIO CARVALHO | SHOPPING NOVA AMÉRICA
“QUINTALZINHO DO BAN” | SHOPPING PARQUE DAS BANDEIRAS
BRONZE
PRACINHA DO ANÁLIA | SHOPPING ANÁLIA FRANCO
REDEVELOPMENT DO SHOPPING TAMBORÉ + TASTE LAB | SHOPPING TAMBORÉ
EXPANSÃO (PISO 0) – UM NOVO PISO DE CONVENIÊNCIA E SERVIÇOS PARA OS CLIENTES | SHOPPING LEBLON
NBA STORE ARENA UPTOWN – A TERCEIRA MAIOR OPERAÇÃO DA LIGA NO MUNDO | UPTOWN BARRA
RECICLANDO SONS | BOULEVARD SHOPPING LONDRINA
Reciclando Sons é uma iniciativa pedagógica e cultural que visa ensinar os alunos do Instituto União para a Vitória sobre a importância do meio ambiente, através da criação de uma orquestra de instrumentos musicais confeccionados a partir de materiais reciclados doados pelo Boulevard Shopping Londrina. Além disso, eles têm aulas técnicas de teoria musical. Após semanas de oficinas, aprendizado e ensaios, a orquestra Reciclando Sons se apresentou na praça de alimentação do shopping. Atendendo a mais de 300 alunos dos 6 aos 17 anos no contraturno escolar, o Instituto União para a Vitória realiza várias atividades socioeducativas, entre elas, a musicalização. O projeto foi implementado em janeiro de 2023, durante a colônia de férias. Nessa ocasião, os alunos se dedicaram à construção de dois instrumentos de percussão: o ganzá e o pau de chuva. O Boulevard Shopping Londrina investe em medidas para diminuir os impactos ambientais decorrentes das suas atividades, como, por exemplo, recicla 96% dos resíduos gerados e mantém um relacionamento próximo com a comunidade, por meio do apoio a projetos sociais.
EXPO PRETA RIOMAR | RIOMAR RECIFE
O RioMar Recife e o Instituto JCPM de Compromisso Social promoveram no Mês da Consciência Negra a 1ª Expo Preta RioMar, de 17 a 20 de novembro de 2022. O maior shopping do Norte-Nordeste se transformou em palco para a celebração do potencial criativo de pessoas afroempreendedoras das comunidades do Pina, Brasília Teimosa e Ilha de Deus. Com 18 estandes de produtos e serviços distribuídos por 2.500m², painéis de conteúdo e atrações culturais, a Expo conectou expositores ao público de 70 mil pessoas que visitam o shopping por dia. O evento inédito é fruto do trabalho de uma década do RioMar e do IJCPM, que investem continuamente no desenvolvimento dos territórios vizinhos, capacitando e viabilizando a empregabilidade de 3 mil jovens. A 1ª Expo Preta RioMar contou com investimentos de R$ 329 mil aportados pelo shopping e pelo IJCPM em recursos materiais, remuneração de profissionais, infraestrutura, logística e capacitação, além de comunicação visual, mídia e divulgação, entre outras demandas. Os impactos qualitativos, sobretudo de ordem social e econômica, são imensuráveis, a começar pela troca de experiências e saberes entre os participantes do evento e o público do shopping.
PRATA
PROGRAMA NORTESHOPPING ACOLHEDOR | NORTESHOPPING
DIGNIDADE RESGATADA | MARINGÁ PARK SHOPPING CENTER
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E PSIQUIATRIA | MINAS SHOPPING
BRONZE
PIX DO NOEL – VITRINE SOLIDÁRIA | TAGUATINGA SHOPPING
ESTRATÉGIAS PARA ECONOMIA DE RECURSOS HÍDRICOS E ENERGÉTICOS ALINHADOS ÀS
PREMISSAS ESG | PARQUE D. PEDRO SHOPPING
MULTIPLAN – MULTIPLIQUE O BEM | MULTIPLAN
HÁ MAIS DE 20 ANOS SHOPPING ELDORADO E PROJETO FELIZ IDADE SE CONECTAM COM A MELHOR IDADE | SHOPPING ELDORADO
PESSOAS: O PRINCIPAL ATIVO DA MAIOR EMPRESA DE SHOPPING CENTERS DO BRASIL | ALIANSCE SONAE + BRMALLS
No início de 2023, Aliansce Sonae e brMalls se tornaram uma única empresa: a maior de shoppings do Brasil, com um aumento significativo de shoppings, lojas, clientes, visitantes, transações, ativos digitais e, principalmente, colaboradores. A companhia colocou a integração dos times como um dos fatores de sucesso da fusão. O plano para manter as pessoas seguras, informadas e engajadas durante o processo envolveu uma comunicação constante, esclarecendo questões e pontuando cada momento do processo de fusão; celebração da união, com eventos, aproximação de todo time e espaço para o diálogo, e equalização dos objetivos, engajando 12 mil colaboradores no propósito de servir e encantar todos os dias, proporcionando destinos de felicidade e oportunidades. Para contribuir com o processo, a tecnologia também foi utilizada com o lançamento da plataforma de digital de trabalho, o Conecta, uma intranet que consolida tudo em um único lugar. Houve ainda o lançamento da Política de Diversidade e Inclusão e o envolvimento da alta liderança durante todo esse processo.
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UNITERRAL – PROJETO TREINAMENTO FUNCIONAL | TERRAL SHOPPING CENTER
FLAMBOYANT EMPLOYEE EXPERIENCE | FLAMBOYANT SHOPPING CENTER
BRONZE
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE LOJISTAS DO PVS | PORTO VELHO SHOPPING
PROJETO MÃOS QUE FALAM DO SHOPPING BOA VISTA | SHOPPING BOA VISTA
TIME MINAS SHOPPING – ÁLBUM DE FIGURINHAS | MINAS SHOPPING
DIFERENCIAIS DO CATARINA FASHION OUTLET | CATARINA FASHION OUTLET
O Catarina Fashion Outlet tem um mix com mais de 200 marcas nacionais e internacionais, reunida em um ambiente agradável, com ampla oferta gastronômica, serviços aos clientes e ótima localização. O empreendimento da JHSF fica a apenas 45 minutos da cidade de São Paulo e tem excelente performance de vendas, vacância zero e forte política de precificação, garantindo descontos de até 70% o ano inteiro. Recebe 3 milhões de pessoas e quase 1 milhão de veículos por ano. Com 8 anos de vida, período em que a maioria dos shopping centers ainda está em fase de maturação, o Catarina já caminha para sua terceira expansão e projeta ser o maior do Brasil, em número de lojas, chegando a 51 mil m² de ABL, o que dobrará o número de lojas. São mais 150 novas operações que serão agregadas ao mix e também mais opções de gastronomia e entretenimento. Mais de 80% das lojas já foram comercializadas, o que demonstra a força do empreendimento. E o ativo já tem como planejamento a quarta expansão, com mais 15 mil m² de ABL, aspirando ser o maior outlet da América Latina. O entorno do empreendimento vem também se expandindo, o que traz adensamento empresarial e residencial e fomenta o fluxo de clientes a expansão do Catarina.
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CITY CENTER OUTLET PREMIUM | O PRIMEIRO OUTLET DO PARANÁ
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QUALIFICA SÃO ROQUE | CATARINA FASHION OUTLET
ROTAS NORTH SHOPPING FORTALEZA | NORTH SHOPPING FORTALEZA
North Shopping Fortaleza lançou o app Rotas da Visibilidade, que auxilia deficientes visuais a se deslocarem de forma autônoma pelo shopping, oferecendo interatividade acessível por meio da geolocalização indoor. A solução foi desenvolvida pelo North Shopping Fortaleza como parte do projeto V.E.R – Valorizar, Engajar e Respeitar, em parceria com a Zapt Tech e o Instituto dos Cegos. O sistema utiliza centenas de beacons de última geração, que funcionam como um GPS em espaços cobertos. Eles emitem sinais de rádio de curto alcance, que são detectados pelos smartphones dos visitantes por meio de um aplicativo específico. Assim, é possível conhecer a geolocalização dos usuários dentro do mall. O projeto mapeou todo o ambiente do shopping, que foi configurado em uma plataforma digital, contendo informações detalhadas sobre os caminhos, lojas, serviços, utilidades, obstáculos e recursos de acessibilidade presentes no local. Por meio dessa configuração, o sistema é capaz de prover audiodescrição para os deficientes visuais e mapas internos para os demais visitantes.
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SABE QUANTO CUSTA A VISITA DE CADA CLIENTE IMPACTADO POR MÍDIA DO SHOPPING? NÓS SABEMOS! | SHOPPING SP MARKET
SHOPPING DE IDEIAS – VOZ E INOVAÇÃO | SHOPPING DE IDEIAS – VOZ E INOVAÇÃO
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MEU FAROL – DELIVERY FOOD | FAROL SHOPPING
PROGRAMA DE BENEFÍCIOS: GERANDO VALOR AO ECOSSISTEMA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DO CLIENTE | ALIANSCE SONAE + BRMALLS
SHOPPING 4.0 – A INTELIGÊNCIA NA AUTOMATIZAÇÃO OPERACIONAL | FLAMBOYANT SHOPPING CENTER