Programa Constelar entrevista Janaina Lima, superintendente do Shopping Cidade
Conte um pouco sobre você! Como foi sua trajetória no setor de shopping centers?
Eu iniciei minha trajetória no setor em 1996 como estagiária de auditoria no Shopping Del Rey, fui efetivada para única vaga que tinha na época, e, daí em diante, tive a oportunidade de passar por várias áreas. Atuei como supervisora de auditoria, ainda na época da administração da EGEC, e, quando nasceu a brMalls, fui promovida ao cargo de coordenadora comercial ainda no Shopping Del Rey. No início da formação da brMalls, tive o privilégio de fazer parte de alguns grupos de trabalho para disseminar conhecimento para os novos integrantes da empresa nível Brasil.
Em 2010, a brMalls inaugurou seu primeiro greenfield, o Shopping Sete Lagoas, e fui convidada a fazer parte da equipe de implantação, sendo promovida a gerente comercial financeira onde permaneci até início de 2013. Ao voltar de licença-maternidade, fui convidada a assumir a gerência comercial e financeira do Shopping Estação BH em Venda Nova.
Passado cinco anos, tive a honra de receber o convite da então superintendente do Shopping Cidade para assumir a cadeira de gerente de controladoria, onde permaneci na função até feveiro de 2025, na sequência, em março, como gerente geral, e, em setembro, como superintendente.
É uma longa trajetória e tenho imensa gratidão por todos aqueles que fizeram parte, em especial aos que acreditaram no meu potencial. Tenho muito orgulho e um carinho imenso por todos os empreendimentos dos quais já fiz parte das respectivas equipes. E como é bom visitá-los e ainda ver um pedacinho da minha contribuição em cada um deles: sinto na pele o sentido de legado.

Como você busca equilibrar sua vida pessoal com os desafios da gestão de um shopping?
É um superdesafio, pois os shoppings são verdadeiras cidades. Para que tudo esteja excelente para os nossos clientes, lojistas, funcionários e parceiros, são necessárias muitas horas de trabalho. Não tem uma receita pronta, pois nenhum dia é igual ao outro, mas a disciplina, o foco no desenvolvimento das pessoas para delegar de forma eficiente, comunicação clara e proatividade na execução contribuem muito para resultados esse equilíbrio, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Quanto mais cedo se descobre o poder do resultado do tempo investido no autoconhecimento e desenvolvimento das pessoas, mais potente será o seu time e, consequentemente, mais pessoas terão a oportunidade de desfrutar dos benefícios da vida pessoal e profissional.
O que te motiva diariamente no seu trabalho e como isso se reflete na sua liderança?
A paixão por tudo que faço, as possibilidades de realizações diárias, os desafios na dinâmica do varejo, o aprendizado constante em todas as situações e a parte mais gratificante de todas: contribuir para o desenvolvimento das pessoas. Isso, por sua vez, resulta na formação de um time excelente e de alta performance, que compartilha do mesmo propósito.
Nosso objetivo é entregar resultados excelentes em um ambiente de trabalho desafiador, mas sempre respeitoso, harmonioso e com oportunidades claras de crescimento profissional e pessoal para todos que desejam seguir nesta direção. Afinal, o maior legado que construímos não é material, mas o impacto positivo que geramos no coração das pessoas.
Às vezes, recebo mensagens de antigos colegas que trabalharam comigo há muitos anos, dizendo que nossa experiência de trabalho juntos foi a motivação para seguirem no segmento de shopping center, ou que o aprendizado daquela época os inspirou a buscar a excelência em suas respectivas áreas. Fico extremamente feliz com esses feedbacks e, ao mesmo tempo, sinto uma responsabilidade ainda maior de continuar fazendo tudo com a máxima paixão, dedicação e excelência.
Na sua visão, quais são os maiores desafios que os shopping centers enfrentaram em 2025?
Tivemos alguns desafios de maior impacto, como a manutenção da alta taxa de juros e o maior endividamento da população. Somam-se a isso os novos possíveis impactos na queda do consumo, o novo modelo de crédito consignado criado em março que tem apresentado taxas mais altas que os empréstimos consignados tradicionais e o efeito das BETS (apostas esportivas).

Outro impacto importante em 2025 está sendo a escassez de mão de obra, que tem afetado diretamente os lojistas em suas contratações. As consequências são a menor capacidade de crescimento de vendas e o impacto em projetos de expansão.
A mudança de comportamento do consumidor e a velocidade de adaptação a essa mudança principalmente em relação ao que ele realmente quer também têm sido desafiadoras.
Um quarto desafio tem sido a integração de experiências físicas e virtuais (omnicanalidade), principalmente para lojistas de lojas satélites e de marca própria. Por isso, inclusive, o Shopping Cidade criou há dois anos uma área especializada em Performance e Inteligência de Mercado.
Dentre outros objetivos, essa área busca, juntamente com os times de marketing e TI, oferecer projetos que levem, além de informações, propostas de ações mensuráveis para ajudar os lojistas a verem como as iniciativas podem impactar diretamente no crescimento de vendas.
Como o Shopping tem se adaptado às novas tendências de consumo e comportamento do cliente?
Estamos constantemente atualizando nossas pesquisas com os clientes. No planejamento estratégico, priorizamos ações que, de fato, contribuem para atender às novas aspirações dos consumidores: experiências além das compras.
Oferecemos, por exemplo, espaços de conexão para o cliente descansar, carregar o celular ou trabalhar. A inauguração do espaço itinerante ‘Conexão Cidade’ é um sucesso, mantendo-se sempre com alta taxa de ocupação.
Estamos consolidando a parte cultural, oferecendo mais opções de eventos aos nossos clientes. Uma das atrações que o público adora são as apresentações de corais, formados por artistas mineiros, como o coral Black To Black, fortalecendo a posição do Shopping Cidade na rota cultural de Belo Horizonte.
Na diversificação do mix, inauguramos a academia Smart Fit, com capacidade para aproximadamente 4 mil alunos. Tivemos também a expansão do supermercado da bandeira EPA, oferecendo um mix maior de produtos. Para oferecer ainda mais conforto e melhorar a experiência dos consumidores, estamos investindo, juntamente com a rede Cineart, em uma nova sala VIP/Premier, a primeira em um shopping tradicional na região Centro-Sul.
Também instalamos uma estação de carregamento rápido para carros elétricos. O Shopping Cidade segue uma prática de anos, trabalhando e aprimorando ações de sustentabilidade, tais como: coleta seletiva com segregação de materiais recicláveis, uso de energia renovável, reuso de água, luminárias de LED, redutor de pressão em descargas e torneiras, e adoção de canteiros no entorno do Shopping, dentre outras iniciativas.
Enfim, atuamos em múltiplas frentes para atender às novas aspirações e necessidades dos nossos clientes atuais e dos novos que queremos atrair e fidelizar. Para 2026, estamos preparando muitas outras novidades.
Todas essas iniciativas visam garantir que o shopping center continue sendo um local atrativo, transcendendo a simples função de compra e venda.
Quais foram os investimentos mais recentes do shopping e quais impactos eles já trouxeram para o empreendimento?
Realizamos investimentos para viabilizar o espaço para a entrada da academia Smart Fit, oferecendo aos nossos clientes um serviço inédito em nosso mix. Isso resultou no aumento do fluxo de clientes e, consequentemente, das vendas.
Estamos fazendo o retrofit dos corredores de acesso aos elevadores nos pisos de estacionamento, oferecendo maior conforto aos clientes. Também investimos na construção da Alameda de Serviços, incrementando o mix com lavanderia, consertos de joias e relógios, e mais uma opção de salão de beleza. Essas ações ampliaram nosso mix de serviços e incrementaram as vendas totais.
Para 2026 está previsto mais investimentos em retrofit, qualificação de mix, além de projetos especiais para celebrar o aniversário dos 35 anos do Shopping Cidade.
Qual conselho daria para os profissionais que estão ingressando agora no setor de shopping centers?
Foquem na qualificação, busquem o autoconhecimento e o desenvolvimento contínuo. Aproveitem o compartilhamento das experiências dos profissionais referência do mercado, além de todo o conteúdo oferecido pelos especialistas do setor, especialmente a Abrasce. Tenham paixão pelo que fazem, pois, dessa forma, o trabalho será também fonte de energia, alegria e realização, e não uma obrigação. Como já dizia o filósofo Confúcio: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.”




