O maior shopping dos Estados Unidos
O Mall of America oferece uma experiência completa com lojas, gastronomia, serviços, entretenimento e muito mais
Ir às compras nos Estados Unidos é mais que um passeio para os turistas. São horas e horas da viagem dedicadas a essa atividade. E, claro, nunca se restringe a um dia e sempre está na programação. Entre tantos shopping centers, o Mall of America, localizado em Minnesota, é o maior do país com mais de 260 mil ㎡ de ABL e o dobro de área construída. Possui mais de 520 lojas, incluindo marcas internacionais, grifes de luxo, lojas especializadas e boutiques exclusivas, além de âncoras, como Macy’s e Nordstrom. Ao mesmo tempo, fica em um local com acesso direto a transportes públicos, há ainda mais de 40 hotéis nas proximidades que oferecem serviços de transfer até o mall e fica a menos de 3 km do Aeroporto Internacional de Minneapolis-St. Paul.
Recebe 32 milhões de visitantes por ano, sendo que quatro em cada dez dos visitantes são estrangeiros e a maioria vem da Alemanha, Reino Unido, Irlanda, França e Canadá. De acordo com Laura Utecht, diretora de comunicação do Mall of America, o ativo também segue com taxas de ocupação e de vendas muito acima dos padrões do setor.
“No ano passado, registrou um crescimento significativo em fluxo em 2023, bem como a chegada de novos varejistas. Em 2024, esperamos um aumento adicional com alta vendas, novos inquilinos e mais visitantes internacionais, especialmente da América Central e do Sul”, diz.
Um pouco da história
O empreendimento passou por muitos momentos memoráveis ao longo de mais de três décadas. Laura relembra como foi a inauguração, em 11 de agosto de 1992. “Embora estivéssemos prevendo um grande fluxo de pessoas, toda a equipe estava nervosa sobre como decorreria o primeiro dia. Havia tanta gente na fila que os bombeiros pediram que abríssemos as portas mais cedo para deixá-los acessar o shopping. Nesse primeiro dia, mais de 150 mil visitantes foram recebidos pelas mais de 300 lojas e pelo maior parque temático indoor do mundo na época”, recorda Laura.
Outro momento marcante envolveu também a inauguração do Nickelodeon Universe. “Após o corte da fita, os convidados, os fãs do Nickelodeon e os entusiastas das montanhas-russas tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Ele continua crescendo e encantando milhões de visitantes todos os anos. No ano passado, celebrou 15 anos de operação com uma agenda repleta de eventos marcantes voltados ao público.”
Segundo Laura, a abertura dos dois hotéis de luxo anexos ajudou a transformar o Mall of America no que ele é hoje. “O Radisson Blu Mall of America tem mais de 500 quartos, conta com restaurantes e instalações para reuniões incomparáveis na região. O JW Marriott possui 342 quartos, incluindo suítes luxuosas, e está entre os melhores hotéis do país.”
É um shopping também que pulsa cultura e entretenimento o tempo todo. “Orquestramos mais de 350 eventos no ano passado, incluindo concertos, aparições de celebridades e uma variedade de outras performances”, conta a diretora de comunicação.
Muito conhecido por ter atrações com grandes players do entretenimento, o ativo conta ainda com o Sea Life Aquarium; a Crayola Experience, para atividades artísticas; e o FlyOver America, uma experiência de voo virtual.
Investimentos
Ao longo dos anos, o Mall of America passou por melhorias e crescimento significativos. Ganhou mais 71 operações e 33 lojas foram renovadas. A ala Norte ganhou um design moderno e elegante em 2015. E isso incluiu o JW Marriott, o North Food Court, áreas adicionais para lojistas e uma grande torre de escritórios, que possui espaço para eventos. “Essa renovação em etapas o manteve sempre na vanguarda, tanto em termos de design como de atratividade, juntamente às suas ofertas. O projeto envolveu ainda novos pavimentos, mobiliário e decoração em todo o shopping. Além disso, foram instaladas claraboias para ajudar a manter o clima com uma temperatura constante de 22º C, aproveitando a energia solar.”
Para melhorar a experiência do visitante, houve ainda investimento em tecnologia de ponta, como, por exemplo, diretórios digitais avançados, em melhorias para o acesso gratuito de Wi-Fi e em bilheterias de autoatendimento no Nickelodeon Universe. No estacionamento, o Park Assist ajuda os motoristas a localizarem rapidamente as vagas disponíveis para estacionar. Enfim, o ambiente está altamente preparado para receber o público.
O Nickelodeon Universe também expandiu as atrações com a introdução da Paw Patrol Adventure Bay, que oferece uma área de jogo imersiva onde as crianças podem interagir com personagens da série. “No ano passado, foram acrescentadas duas novas atrações ao parque, incluindo o Boots Banana Swing e o Fly with Appa.” E tem mais novidades chegando. Em breve, terá o Mystery Cove.
“Ele foi concebido em torno de uma história original, oferecendo uma experiência temática única. O parque aquático contará com elementos tradicionais- como escorregadores, uma piscina de ondas e um rio lento – mas com um toque narrativo”, conta Laura.
Mais iniciativas
O ativo também tem a responsabilidade social como um pilar muito forte. “Com isso, criou-se a Mall of America Community Foundation, que apoia projetos educativos, programas de saúde mental, bem-estar da comunidade e estabilidade financeira”, explica a diretora de comunicação. A sustentabilidade também envolve uma série de iniciativas para melhorar sua eficiência desde um paisagismo com mais de 30 mil plantas e 400 árvores, programa de reciclagem estruturado, estações para recarga de veículos elétricos, o uso de lâmpadas de LED – que reduziram em ⅔ o custo de energia. Enfim, é um gigante dos Estados Unidos que leva uma multidão para o mall todos os anos.