
A retomada dos negócios no Bikini Berlin, o primeiro shopping conceito do mundo
O mall, situado em um oásis urbano na região oeste da cidade, atrai turistas de diversos países e reúne moda e design
A Alemanha foi um dos primeiros países europeus a autorizarem a reabertura após uma batalha muito estruturada contra o coronavírus. Além de realizar muitos testes, adotar o lockdown e fechar as fronteiras, o país contou com um sistema de saúde muito robusto, considerado um dos melhores do mundo, pois tem oito leitos hospitalares para cada mil habitantes. Mas o governo alemão segue atento às taxas de contágio.
A obrigatoriedade do uso de máscaras, os rígidos protocolos de higiene e as diretrizes de distanciamento físico também contribuíram para o controle da taxa de transmissibilidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, até o início de julho, o país contabilizou quase 200 mil casos confirmados e pouco mais de 9 mil mortes.


Localizado na capital do país, o Bikini Berlin, primeiro shopping conceito do mundo, reabriu em 15 de abril. Antes, apenas as operações de serviços essenciais continuaram em funcionamento.
Em entrevista à Revista Shopping Centers, Antje Leinemann, diretora-geral do empreendimento, diz que a reabertura exigiu o cumprimento de diversas regras. “O governo e os estados estabelecem condições e procedimentos rigorosos para que as lojas e shoppings reabram as portas, o que estamos levando muito a sério e implementando, conforme necessário. Esses padrões são baseados em recomendações de virologistas”, afirma.
Para Leinemann, é necessário haver protocolos consistentes. “Apoiamos totalmente essa decisão. Os visitantes são obrigados por lei no Bikini Berlin a usarem máscaras”, declara.

Retomada Gradual
Com 17 mil m2 de ABL, o mall oferece uma experiência de compra diferenciada. São lojas conceituais, butiques emblemáticas com alto padrão e uma clientela internacional sofisticada e moderna. Entre turistas e moradores, são 5,7 milhões de visitantes por ano. “Temos sentido a falta dos turistas, assim como outros shoppings e regiões”. A Alemanha segue as recomendações do Conselho Europeu e tem uma série de restrições de quem pode entrar no país.
Assim como no Brasil, a retomada tem se dado de forma lenta e gradual. “Algumas operações ainda sofrem com a redução de fluxo, mas o crescimento tem acontecido semana a semana. Esperamos que os consumidores comecem a encontrar um quadro semelhante à normalidade novamente”, diz a diretora-geral.
Gastronomia e experiência
O Bikini Berlin possui também o Kantini, um foodmarket inaugurado em 2018 no primeiro piso. A área, muito agradável e charmosa, conta com deliciosas opções gastronômicas que mistura culinária internacional e regional em um local. Além disso, o shopping tem restaurantes e cafés que merecem ser conhecidos.
O empreendimento tem ainda uma área de 3.300 m2, que é destinada a eventos e exposições e também acomoda as 18 caixas pop-ups (operações de curto prazo). Com design minimalista, elas são feitas com módulos de madeira e estão disponíveis em cinco metragens.

Os visitantes encontram lojas de design de interiores e moda que não foram plenamente estabelecidas na cidade ou no resto do país. E essa oferta exclusiva é um atrativo tanto para clientes, sejam os estrangeiros ou moradores da região, quanto para as grandes operações de shoppings.
“O que diferencia nosso mix é a diversidade de marcas – desde moda até casa e estilo de vida, passando pela gastronomia, cafés e restaurantes. Isso nos permite alcançar diferentes públicos-alvo. Por isso, não falamos em lojas-âncoras, mas analisamos a dinâmica deles como um todo”, explica Antje.
Sobre o novo comportamento do consumidor, a diretora-geral relata que as empresas em toda a Alemanha ainda sentem os impactos com as perdas de receita decorrentes da crise sanitária. “Os consumidores estão comprando menos e sendo mais cautelosos. Por isso, é bom o fato dos cinemas reabrirem e, em breve, as salas de espetáculos e de outros eventos porque isso também incentivará a ida às compras. Obviamente, esperamos que o número de casos da Covid-19 não aumente após a retomada dessas atividades. A situação permanece desafiadora”, aponta.
Complexo singular





O empreendimento é um símbolo da paisagem urbana da zona oeste da cidade. O local faz parte do complexo de edifícios históricos, composto também pelo cinema Zoo Palast, uma torre de escritórios e o 25hours Hotel. Com uma arquitetura única, a construção conta com 200 m de comprimento e um terraço verde ao ar livre de 7 mil m2, com uma vista incrível do Jardim Zoológico de Berlim. Dentro do mall, também é possível avistar o zoológico por meio de janelão de vidro. O cinema tem sete salas modernas com um total de 1.650 lugares e o hotel conta com 149 quartos.



Visita guiada
Para quem quiser conhecer mais sobre a arquitetura e história do local e o conceito inovador do varejo do Concept Mall Shopping, o Bikini Berlin oferece a visita guiada ao custo de 150 euros, com grupos de, no máximo, 20 pessoas.