JUL/AGO 2020
Edição 230 – Ano 33

"Esse momento de dificuldade vai, com certeza, deixar cicatrizes. Mas, vai deixar também muito aprendizado, sabedoria e novas opções para o consumidor, o que é muito saudável"

GLAUCO HUMAI
PRESIDENTE

DESTAQUES_DO SETOR

INOVAÇÃO

NOVO CONCEITO DE
LIMPEZA INCORPORA TECNOLOGIA NO
COMBATE À COVID-19

CONHEÇA AS SOLUÇÕES
OFERECIDAS PELAS EMPRESAS
QUE ATENDEM O SETOR DE
SHOPPING CENTERS

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Uso de máscaras, álcool gel, aferição da temperatura e distanciamento social são medidas preventivas obrigatórias para acessar um shopping center e já se tornaram habituais. Ao mesmo tempo, a aplicação de tecnologias na desinfecção passou a ser incorporada nestes espaços, oferecendo ainda mais segurança aos clientes, lojistas, funcionários e colaboradores. Confira algumas delas que já estão presentes em diversos shoppings do país.

"Os esterilizadores utilizam a luz ultravioleta da gama-C, um potente germicida. No elevador, o módulo para esterilizar o ar é totalmente vedado à passagem da luz UV-C.
Nas escadas e esteiras rolantes, o produto é instalado internamente ao mecanismo do equipamento, ou seja, quem usa não percebe e nem sente qualquer diferença"

Joel Coelho
GERENTE DO ITS - Centro Tecnológico e de Formação da Thyssenkrupp Elevadores

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CAPA_RETOMADA

RETOMADA RESPONSÁVEL

O setor se preparou e tem se adaptado ao novo cenário desde o início da crise

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O RETORNO GRADUAL DOS CONSUMIDORES

Depois de todos os shoppings terem sido fechados no país, o movimento de reabertura tem se dado de forma gradual, sempre respeitando os decretos estaduais e municipais. Até o dia 20 de julho, 448 empreendimentos já haviam retomado as atividades, o equivalente a 78% do total. Neste período, marcado por dias intensos e de muito trabalho, foi necessário reestruturar estratégias, adaptar espaços, acelerar a implementação de novos canais digitais promover negociações com lojistas e fornecedores, e seguir um protocolo rígido e seguro para a reabertura, visando à busca de apoio e soluções constantes para o setor.

"Como sabíamos que haveria essa diminuição abrupta de vendas, vimos a necessidade de fazer um acompanhamento semanal para medir a recuperação dos shoppings. Para isso, utilizamos o Índice Cielo do Varejo Ampliado – impactos da Covid-19"

FLÁVIA COSTA
COORDENADORA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO DA ABRASCE

VAREJISTA_

OS PLANOS E AS
ESTRATÉGIAS DA C&A
NO ENFRENTAMENTO
À CRISE

A fast-fashion aumenta investimento e
oferece soluções cada vez mais inovadoras
para atender o consumidor

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O varejo de moda brasileiro teve que se adaptar a uma série de mudanças e seguir as determinações das autoridades e dos governos estaduais e municipais para a retomada. A C&A iniciou a reabertura das lojas físicas em 26 de abril, com toda cautela e com o cumprimento das medidas de segurança e protocolos. Em 10 de julho, já eram 185 unidades em funcionamento, sendo 156 localizadas em shopping centers. No total, tem 288 operações no país.

Os investimentos realizados no e-commerce nos últimos anos e transformação digital conferiram à companhia a solidez necessária para passar a pandemia da melhor forma. Assim como todos os varejistas e demais segmentos, revisitou sua estratégia e os planos previstos para 2020.
O objetivo é atender as necessidades do momento atual e do novo consumidor, que está mais conectado. “O mundo e a sociedade não são mais os mesmos. Nós seguimos acompanhando de perto essas mudanças para oferecer a moda que o nosso cliente quer, como e quando quiser. Acelerar e expandir o digital foi uma das medidas adotadas desde o início da crise”, diz Fernando Brossi, vice-presidente de operações da C&A.

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EMPREENDEDOR_

AS AÇÕES DA
ANCAR IVANHOE
PARA A RETOMADA

MARCOS CARVALHO, COPRESIDENTE DA COMPANHIA, FALA SOBRE LINHA DE CRÉDITO E OUTRAS AÇÕES DE AJUDA A LOJISTAS

Desde março deste ano, o Brasil vem enfrentando a pandemia do coronavírus os 577 shoppings do país foram fechados por meio de decretos estaduais e municipais.

Presente em 13 cidades em cinco regiões diferentes, a Ancar Ivanhoe tem 24 empreendimentos e quase cinco décadas dedicadas ao setor de shopping centers. Esse portfólio soma mais de 4,5 mil lojas, tornando o grupo uma das principais empresas do setor no país.

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GESTÃO_ E OPERAÇÃO

NOVAS RECEITAS GERADAS PELOS
ESTACIONAMENTOS

Conheça algumas das estratégias que ganharam força com a pandemia ou
podem virar tendência permanente

O estacionamento, mesmo com sua capacidade reduzida, passou a ser uma área estratégica para o shopping continuar prestando atendimento ao cliente e até oferecer entretenimento durante a crise sanitária. Quando apenas um shopping havia sido reaberto no país, o sistema de drive-thru passou a ser incorporado em vários empreendimentos.

O serviço começou no período da Páscoa, ganhou força no Dia das Mães e se consolidou no Dia dos Namorados. A estratégia continuou ativa, inclusive, após a reabertura gradual dos empreendimentos e complementa as vendas de milhares de lojas. Para o cliente, mais um modo de entrega realizado com muita segurança e facilidade, já que basta abrir a janela do carro para pagar e pegar a compra.

"Entendemos que um shopping que oferece essa solução vai ganhar a preferência do cliente porque se sentirá mais seguro. Além disso, os centros de compras que estão perdendo receita por deixar as cancelas abertas acabam com esse problema"

FERNANDO ATHAÍDE MITIDIERI
diretor de negócio de software e outsourcing da Perto

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