ParkLake, um encontro entre família e natureza, na Romênia
Localizado em Bucareste, o mall está integrado ao Parque e ao Lago Titan
Inaugurado em 2016, o ParkLake tornou-se uma referência na Romênia por oferecer uma experiência única que vai muito além das compras na cidade de Bucareste. Ele foi concebido pela Sonae Sierra sob três conceitos: natureza, parque e família. Com arquitetura moderna, o complexo é um convite ao contato com o meio ambiente e está muito próximo ao Parque e Lago Titan. Para interligar o shopping ao parque, foi criada uma área onde acontecem atividades esportivas, de lazer e entretenimento de inverno e verão durante o ano todo. Segundo Cătălin Cucian, gerente do ParkLake, o empreendimento é um ponto de encontro da natureza com a família, o que faz com que seja um dos centros comerciais mais inovadores do setor no país.
Tenant mix
Além da paisagem do entorno, o mall oferece um mix variado e muito conforto aos clientes, o que transformou o bairro do Titan em um destino de compras. Possui várias marcas que entraram pela primeira vez no mercado romeno. Com 70 mil m2 de ABL, possui 229 operações e 2.500 vagas de estacionamento. O shopping atende uma das maiores áreas residenciais da capital do país, com mais de 1,4 milhão de habitantes.
São três andares com uma grande variedade de operações dos mais diversos segmentos. Entre as âncoras estão Carrefour, Media Galaxy, H&M, Mango, New Yorker, Kotton, LCWaikiki, Inditex Group com todas as marcas (Zara, Massino Dutti, Berska, Stradivarius, Pull& Bear, Zara Home e Oysho). Conta ainda com 14 salas de cinema e um HealthClub.
Algumas outras marcas complementam o mix como Sephora, Swarovski, Levi’s, Tommy Jeans, Nike, Adidas, Calvin Klein Underwear, Lacoste & Gant. Na área de alimentação, não faltam opções, são mais de 30 restaurantes e cafés. No espaço de interligação com o parque, há uma quadra de padel, uma pista de patinação no gelo e um playground, onde acontecem diversas atividades.
“Atualmente, a taxa de ocupação está em 98%, tendo sido afetado levemente pela pandemia. No entanto, o número de visitantes não representa um ano normal, devido à crise sanitária e às restrições impostas. Em anos anteriores a 2020, o empreendimento recebeu 12 milhões de pessoas por ano”, explica o gerente.
No enfrentamento ao vírus
O centro de compras seguiu rigorosamente as determinações das autoridades sanitárias para combater a Covid-19. “Ficamos parcialmente fechados entre março e junho de 2020, quando apenas os supermercados e as farmácias permaneceram abertos. Posteriormente, houve a retomada, exceto para o lazer e de áreas comuns, como cinema e praça de alimentação, de acordo com as obrigações legais”, relembra Cucian.
Um rígido protocolo de vigilância, segurança e higiene e medidas de limpeza foram implementados, muito similares aos que o setor adotou em diferentes partes do mundo. Mas uma delas se destaca: criaram um sistema de monitoramento de fluxo em tempo real, dividido em três níveis, que mostram se está baixo (verde), moderado (amarelo) ou aumentado (vermelho). O último nível orienta o visitante a voltar mais tarde. Dessa forma, os clientes podem verificar o status no site do shopping e planejar a visita.
“Como resultado de todos os nossos esforços para prevenir e conter o vírus, o ParkLake recebeu uma certificação da SGS, empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação”, conta o gerente.
Isso é um demonstrativo também da transformação digital que o setor vem passando, em que se utiliza da tecnologia para integrar o on e off-line. “A digitalização desempenha um papel muito importante no momento atual, portanto, conectar o espaço físico com o ambiente digital em uma experiência omnichannel tornou-se essencial. Já oferecemos muitas soluções que combinam os benefícios do comércio on-line com as compras físicas”, destaca Cucian.
Retomada
Após o fechamento, o fluxo aumentou ao longo dos meses, um demonstrativo da confiança do público com as medidas implementadas. No entanto, essa recuperação passou a desacelerar com as novas restrições já que toda a Europa vive a segunda onda da doença. De acordo com Cucian, a pandemia trouxe mudanças de hábitos dos consumidores. Eles passaram a ir ao shopping de carro em períodos de menor fluxo, evitando os meios de transporte público. E as visitas passaram a ser direcionadas, em vez de lazer e relaxamento.
Para 2021, ainda não consegue traçar uma perspectiva. “Todos os dias acontecem mudanças rápidas e significativas. Então, seria prematuro fazer previsões sobre o desempenho financeiro em 2021.”
Sustentabilidade
O ParkLake foi construído de forma sustentável e dentro dos mais altos padrões de eficiência energética. Na fase das obras, foi implementado um Sistema de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, que permitiu minimizar os impactos ambientais e os riscos para as pessoas.
O ParkLake integra o uso de várias tecnologias de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, reduzindo, inclusive, custos operacionais. O uso de boilers e ventiladores, por exemplo, geram uma economia de aproximadamente € 304.952 por ano e evitam a emissão de mais de 1.500 toneladas de CO2.
Conta também com um sistema de gerenciamento de energia, coleta e armazenamento da água pluvial e reuso da água dos lavatórios e chuveiros dos banheiros para irrigação e descargas, após a coleta e o tratamento. Esse compromisso com a proteção ambiental e a sustentabilidade faz com o empreendimento tenha recebido várias certificações. “Foi o primeiro shopping na Romênia a obter as certificações conjuntas ISO 14001 e OHSAS 18001, emitidas pela Lloyd’s Register”, destaca Cucian.