JAN/FEV 2021 - Edição 233 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

ParkLake, um encontro entre família e natureza, na Romênia

15 de fevereiro de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação

TRADUZIR PARA ESPANHOL

Localizado em Bucareste, o mall está integrado ao Parque e ao Lago Titan

Inaugurado em 2016, o ParkLake tornou-se uma referência na Romênia por oferecer uma experiência única que vai muito além das compras na cidade de Bucareste. Ele foi concebido pela Sonae Sierra sob três conceitos: natureza, parque e família. Com arquitetura moderna, o complexo é um convite ao contato com o meio ambiente e está muito próximo ao Parque e Lago Titan. Para interligar o shopping ao parque, foi criada uma área onde acontecem atividades esportivas, de lazer e entretenimento de inverno e verão durante o ano todo. Segundo Cătălin Cucian, gerente do ParkLake, o empreendimento é um ponto de encontro da natureza com a família, o que faz com que seja um dos centros comerciais mais inovadores do setor no país. 

Tenant mix

Além da paisagem do entorno, o mall oferece um mix variado e muito conforto aos clientes, o que transformou o bairro do Titan em um destino de compras. Possui várias marcas que entraram pela primeira vez no mercado romeno. Com 70 mil m2 de ABL, possui 229 operações e 2.500 vagas de estacionamento. O shopping atende uma das maiores áreas residenciais da capital do país, com mais de 1,4 milhão de habitantes. 

ParkLake Fachada - Revista Shopping Centers

São três andares com uma grande variedade de operações dos mais diversos segmentos. Entre as âncoras estão Carrefour, Media Galaxy, H&M, Mango, New Yorker, Kotton, LCWaikiki, Inditex Group com todas as marcas (Zara, Massino Dutti, Berska, Stradivarius, Pull& Bear, Zara Home e Oysho). Conta ainda com 14 salas de cinema e um HealthClub. 

Algumas outras marcas complementam o mix como Sephora, Swarovski, Levi’s, Tommy Jeans, Nike, Adidas, Calvin Klein Underwear, Lacoste & Gant. Na área de alimentação, não faltam opções, são mais de 30 restaurantes e cafés. No espaço de interligação com o parque, há uma quadra de padel, uma pista de patinação no gelo e um playground, onde acontecem diversas atividades. 

Área externa ParkLake - Revista Shopping Centers
Área externa do ParkLake onde ficam a quadra de padel e a pista de patinação

“Atualmente, a taxa de ocupação está em 98%, tendo sido afetado levemente pela pandemia. No entanto, o número de visitantes não representa um ano normal, devido à crise sanitária e às restrições impostas. Em anos anteriores a 2020, o empreendimento recebeu 12 milhões de pessoas por ano”, explica o gerente. 

No enfrentamento ao vírus

O ParkLake continua seguindo os protocolos locais de segurança para combater a pandemia do novo coronavírus 

O centro de compras seguiu rigorosamente as determinações das autoridades sanitárias para combater a Covid-19. “Ficamos parcialmente fechados entre março e junho de 2020, quando apenas os supermercados e as farmácias permaneceram abertos. Posteriormente, houve a retomada, exceto para o lazer e de áreas comuns, como cinema e praça de alimentação, de acordo com as obrigações legais”, relembra Cucian. 

Catalin Cucian, gerente do ParkLake - Revista Shopping Centers
Cătălin Cucian, gerente do ParkLake

Um rígido protocolo de vigilância, segurança e higiene e medidas de limpeza foram implementados, muito similares aos que o setor adotou em diferentes partes do mundo. Mas uma delas se destaca: criaram um sistema de monitoramento de fluxo em tempo real, dividido em três níveis, que mostram se está baixo (verde), moderado (amarelo) ou aumentado (vermelho). O último nível orienta o visitante a voltar mais tarde. Dessa forma, os clientes podem verificar o status no site do shopping e planejar a visita. 

“Como resultado de todos os nossos esforços para prevenir e conter o vírus, o ParkLake recebeu uma certificação da SGS, empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação”, conta o gerente. 

Isso é um demonstrativo também da transformação digital que o setor vem passando, em que se utiliza da tecnologia para integrar o on e off-line. “A digitalização desempenha um papel muito importante no momento atual, portanto, conectar o espaço físico com o ambiente digital em uma experiência omnichannel tornou-se essencial. Já oferecemos muitas soluções que combinam os benefícios do comércio on-line com as compras físicas”, destaca Cucian.

Retomada

Após o fechamento, o fluxo aumentou ao longo dos meses, um demonstrativo da confiança do público com as medidas implementadas. No entanto, essa recuperação passou a desacelerar com as novas restrições já que toda a Europa vive a segunda onda da doença. De acordo com Cucian, a pandemia trouxe mudanças de hábitos dos consumidores. Eles passaram a ir ao shopping de carro em períodos de menor fluxo, evitando os meios de transporte público. E as visitas passaram a ser direcionadas, em vez de lazer e relaxamento.

Para 2021, ainda não consegue traçar uma perspectiva. “Todos os dias acontecem mudanças rápidas e significativas. Então, seria prematuro fazer previsões sobre o desempenho financeiro em 2021.”

Sustentabilidade

Sustentabilidade ParkLake - Revista Shopping Centers
O empreendimento foi construído de forma sustentável e dentro dos mais altos padrões de eficiência energética 

O ParkLake foi construído de forma sustentável e dentro dos mais altos padrões de eficiência energética. Na fase das obras, foi implementado um Sistema de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, que permitiu minimizar os impactos ambientais e os riscos para as pessoas.

O ParkLake integra o uso de várias tecnologias de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, reduzindo, inclusive, custos operacionais. O uso de boilers e ventiladores, por exemplo, geram uma economia de aproximadamente € 304.952 por ano e evitam a emissão de mais de 1.500 toneladas de CO2

Conta também com um sistema de gerenciamento de energia, coleta e armazenamento da água pluvial e reuso da água dos lavatórios e chuveiros dos banheiros para irrigação e descargas, após a coleta e o tratamento. Esse compromisso com a proteção ambiental e a sustentabilidade faz com o empreendimento tenha recebido várias certificações. “Foi o primeiro shopping na Romênia a obter as certificações conjuntas ISO 14001 e OHSAS 18001, emitidas pela Lloyd’s Register”, destaca Cucian. 

  • GOSTOU? COMPARTILHE: