JUL/AGO 2021 – Edição 236 Ano 34 - VER EDIÇÃO COMPLETA

Shopping Plaza Bella Oaxaca soma 85 operações e uma taxa de ocupação de quase 100%

10 de agosto de 2021 | por Solange Bassaneze | Fotos: Divulgação

TRADUZIR PARA ESPANHOL

Localizado em Oaxaca de Juárez, o empreendimento tem um mix bem dosado com as melhores marcas regionais, nacionais e internacionais, o que atrai a população local e também os turistas que visitam a cidade

Uma prática comum em todos os países na implementação dos shoppings é a diversificação do modelo de negócio conforme a localidade e o planejamento dos empreendedores. E foi justamente esta estratégia que elevou as taxas de ocupação, operações e público do Plaza Bella Oaxaca, que fica em Oaxaca de Juárez, capital do estado de Oaxaca, uma cidade mexicana encantadora pela cultura, arquitetura, história, natureza, gastronomia e arte. 

Com quase 29 mil m2 de ABL (Área Bruta Locável), o empreendimento oferece um mix variado com as melhores marcas regionais, nacionais e internacionais e registra uma taxa de ocupação próxima de 100%. São 85 operações, que tem como âncoras as marcas Liverpool, Bodega Aurrera, Cinemex e Coppel. 

Fábricas de Francia Plaza Bella Oaxaca - Revista Shopping Centers
Imagem da fachada da Fábricas de Francia, atual Liverpool, inaugurada em 2017

Segundo Alejandro Luna Hornelas, CEO da Conquer Property Management, que detém o shopping, na época da aquisição, o Plaza Bella Oaxaca tinha uma taxa de ocupação abaixo de 80%, problemas de operação, mas uma ótima localização. Foi através do local, aliás, que a administradora conseguiu atrair a loja de departamento Fábricas de Francia, atual Liverpool, para entrar no mall. Para receber a marca, providenciaram uma reforma e essa ação trouxe muitos – e bons – resultados. “Nos ajudou a melhorar a base de inquilinos, o que permitiu aumentar o valor de rendimento por me a eficiência na operação, elevando de forma significativa o indicador NOI (Net Operating Income – Receita Operacional Líquida)”, explica o CEO.

Liverpool Plaza Bella Oaxaca - Revista Shopping Centers
Liverpool oferece o serviço de click e collect aos clientes

Além disso, a operação gerou interesse de marcas nacionais e internacionais reconhecidas, que hoje fazem parte do mix. Não só abriu caminho para novos e melhores inquilinos, mas também aumentou a oferta e, consequentemente, o crescimento do fluxo. “No momento da compra, analisamos as oportunidades, a área de influência e o que poderíamos alcançar com o empreendimento. Era uma localização excelente e o tempo provou que estávamos certos”, lembra Hornelas.

Bodega Aurrera Plaza Bella Oaxaca - Revista Shopping Centers
Bodega Aurrera, uma das âncoras do mall

Convivência e conveniência

Em 2019, o empreendimento recebeu 5,49 milhões de visitantes e, em 2020, com a pandemia, foram quase 4 milhões. “Até maio de 2021, tínhamos um fluxo acumulado de 1,568 milhão contra 2,169 milhões de visitantes em 2019, uma queda de 28%. Lembrando que os cinemas estiveram fechados durante o primeiro semestre do ano. Fizemos um grande esforço para atrair novas marcas e em 2021 assinamos contratos importantes como uma sucursal do BBVA e um restaurante KFC que, sem dúvida, ajudarão a atrair novos clientes. Esperamos superar em 2022 o número de visitantes que tivemos em 2019”, diz o CEO da Conquer.

Atualmente, as 11 salas de cinema estão abertas, mas com capacidade reduzida, e dois locais de entretenimento infantil seguem fechados devido à pandemia da Covid-19, o que impacta também no fluxo de pessoas.

Cinemex Plaza Bella Oaxaca - Revista Shopping Centers
Cinemex 

Ajuda aos varejistas

Alejandro Hornelas Conquer Property Management Plaza Bella Oaxaca - Revista Shopping Centers
Alejandro Hornelas Luna, CEO da Conquer Property Management

Para apoiar os lojistas durante a pandemia, o shopping concedeu descontos e adiamentos, além de buscar uma estratégia de retenção de inquilinos. “Não podíamos permitir que fechassem ou falissem”, reforça Hornelas. Com isso, a empresa manteve a permanência de quase todos os lojistas, somente alguns quiosques fecharam. “Nesse empreendimento, temos tido uma ocupação próxima de 100% nos últimos cinco anos. Ocasionalmente, há operações fechadas, em transição ou adequação, o que é normal em qualquer empreendimento, mas, em Plaza Bella Oaxaca, contamos sempre com clientes interessados quando há uma locação disponível”, destaca o CEO.

Assim como shoppings de todo o mundo, Plaza Bella Oaxaca implementou um manual da nova normalidade, seguindo as recomendações governamentais e de órgãos internacionais. Desinfecção de superfícies, acesso controlado, uso de máscaras, sinalização especial, circulação diferenciada, entre outras medidas, agora fazem parte do dia a dia operacional.

Foi necessário também atender o consumidor de diferentes maneiras. Implementaram o pick-up no estacionamento para entrega de mercadorias, apoiaram várias iniciativas de lojistas do serviço Click & Collect e o acesso dos entregadores do Uber e do Rappi foi facilitado para mais agilidade na retirada das compras. “Ampliamos ainda o investimento em campanhas de marketing e publicidade no Google e nas redes sociais, convidando os lojistas a participarem”, revela o CEO. Algumas marcas aceleraram as vendas on-line. 

Fachada Plaza Bella Oaxaca - Revista Shopping Centers
O shopping tem um único piso com um amplo estacionamento aberto

Apoio cultural e responsabilidade ambiental

O empreendimento possui acordos com comunidades vizinhas e do entorno para contribuir anualmente com as festividades e atividades culturais. Em sustentabilidade, tem investido em tecnologia LED e, em breve, irá instalar painéis solares, o que tornará o shopping autossuficiente no consumo de energia. Se um dia for ao México, para além das paradisíacas praias mexicanas e das ruínas históricas, inclua em sua lista Oaxaca de Juárez. Além de conhecer um lugar com vários atrativos, inclusive, nas redondezas, como o sítio arqueológico de Monte Albán, Patrimônio Mundial da Unesco, poderá desfrutar de uma riqueza cultural incrível e viver uma experiência de compra única.  

  • GOSTOU? COMPARTILHE: