Conheça os ganhadores do Prêmio Acadêmico da Abrasce
A primeira edição celebra o conhecimento, a pesquisa e a inovação
Os vencedores da primeira edição do Prêmio Acadêmico, organizado pela Abrasce, foram anunciados em uma cerimônia online. A iniciativa inédita reconhece as melhores produções sobre shopping centers no Brasil. Voltado a pesquisadores e estudantes de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, teve como objetivo de aproximar o meio universitário do mercado, incentivando estudos científicos e técnicos que contribuem para o desenvolvimento do segmento.
Segundo o presidente da Abrasce, Glauco Humai, ele marca o início de um movimento importante, pois reforça o papel da pesquisa acadêmica. “É o primeiro passo para fortalecermos ainda mais um setor tão pujante e relevante para a economia, assim como pelo aspecto social, tecnológico e inovador.”
Gabriella Oliveira, diretora de Planejamento e Estratégico e Operações, também fez questão de destacar a contribuição dos participantes para o crescimento do setor durante a premiação.
“Cada projeto inscrito tem um papel fundamental nesse processo de aprendizado coletivo e fortalece o papel da Associação como entidade que dissemina conhecimento e impulsiona o desenvolvimento da nossa indústria.”

As pesquisas precisavam se pautar em três eixos temáticos: Reconfiguração do espaço comercial e diversificação de uso; Transformação digital e experiência do cliente; Sustentabilidade e eficiência energética. Entre todos os inscritos, cinco foram selecionados como finalistas, e três foram vencedores, conforme previsto no edital.
Os premiados receberam valores de R$ 5 mil (1º lugar), R$ 3 mil (2º lugar) e R$ 1.500 (3º lugar). Para que os interessados possam se aprofundar em cada uma das teses, a Abrasce preparou um e-book, que está disponível em https://bit.ly/3LxUZ1Y, onde é possível conferir os trabalhos na íntegra.
A Revista Shopping Centers conversou com os vencedores e eles contam um pouco sobre a percepção sobre essa primeira edição do Prêmio Acadêmico da Abrasce. Confira.
Primeiro Lugar
Cicero Antonio Teixeira Nobre, gerente de Operações e Manutenção do Shopping Vitória, conquistou o principal prêmio com trabalho sobre Maximização da receita de aluguel de um shopping center otimizando o tenant mix pelo método simplex de Dantizig-Wolfe, desenvolvido durante seu MBA em Data Science and Analytics, na USP-Esalq, cuja orientação foi do docente André Luis Ramos Sanches. A partir dados coletados em shopping center regional, chegou-se a um aumento de 3,74% da receita de aluguel por metro quadrado, aplicando essa metodologia.
Ele trabalha no setor há 14 anos e se diz apaixonado pelo dia a dia de shopping center, devido ao dinamismo, resiliência e capacidade de se reinventar a cada ciclo. Durante o MBA, teve uma disciplina de Pesquisa Operacional e, imediatamente, identificou a oportunidade de aplicar o método de otimização.
“A ideia era maximizar a receita do shopping pelo método simplex de Dantzig-Wolf. Modelei matematicamente o tenant mix, fiz um script de otimização no software R e apliquei o método de Dantzig-Wolfe, o resultado foi discutido com especialistas de finanças e comercialização de shopping que validaram a aplicação.”

Com isso, não teve dúvidas em inscrever sua tese quando soube da iniciativa da Abrasce. E o resultado não poderia ter sido melhor. “Sinto-me feliz e honrado pela conquista. Tenho certeza de que esta centelha deixada para o segmento pode inspirar outros pesquisadores e colegas do setor a olharem para suas áreas e buscarem parcerias acadêmicas para solucionarem problemas complexos”, afirma Nobre.
E traz uma avaliação positiva do Prêmio Acadêmico.
“A aproximação do setor privado com universidades é um modelo adotado pelas universidades americanas, e já produziu inúmeras parcerias em pesquisa e desenvolvimento (P&D), startups e tecnologias inovadoras. No Brasil, ainda incipiente, limita-se a poucos artigos ou estudos de caso com pouca sinergia sendo encarada apenas para cumprir um rito de trabalho de conclusão de curso ou dissertação de mestrado.”
Por isso, em sua visão, a iniciativa da Abrasce acende uma chama em trazer o olhar da Academia para o segmento de shopping centers, o que pode identificar oportunidades de aplicações de tecnologias, metodologias e pesquisas que tracionem o setor para um novo patamar.
Segundo Lugar
A sustentabilidade como metodologia para retrofit de shopping centers, de autoria de Tauane Lima Damasceno, arquiteta e urbanista, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, analisa como práticas sustentáveis e tecnologias modernas podem ser usadas, melhorando eficiência energética, gestão de recursos e qualidade ambiental, ao mesmo tempo em que aumentam a atratividade e competitividade desses empreendimentos.
Ela conta que esse trabalho foi uma oportunidade de aprofundar como processos de retrofit e revitalização podem ser ferramentas potentes para transformar edificações existentes em ambientes mais sustentáveis, eficientes e conectados às demandas contemporâneas.
“Acredito que a arquitetura tem um papel fundamental na requalificação de espaços, especialmente no contexto dos shopping centers, onde decisões projetuais impactam diretamente o desempenho energético, a circulação, o conforto e a longevidade dos empreendimentos”, conta Tauane.

O reconhecimento reforça a relevância técnica e arquitetônica do trabalho desenvolvido. “O resultado demonstra que integrar sustentabilidade, eficiência energética e soluções de projeto é um caminho concreto para gerar valor ao setor. Além disso, fortalece meu compromisso em continuar contribuindo com pesquisas e práticas que elevem a qualidade e o impacto ambiental positivo dos espaços comerciais”, diz.
Segundo ela, esse movimento da Abrasce aproxima a pesquisa acadêmica das necessidades reais do ambiente construído.
“O prêmio fortalece a construção de soluções mais integradas e responsivas. Trata-se de um estímulo essencial para que futuros profissionais desenvolvam uma visão estratégica sobre o impacto do projeto arquitetônico na eficiência, na experiência do usuário e no desempenho ambiental dos empreendimentos. É uma iniciativa que valoriza o pensamento crítico e técnico, contribuindo diretamente para a evolução da arquitetura aplicada ao varejo e aos espaços de convivência.”
Terceiro lugar
A nova essência dos shopping centers brasileiros: um estudo sobre a transformação de centros comerciais em espaços de experiências foi o trabalho inscrito por Maria Júlia Padilha Leite Franco da Silva, analista de mídias sociais de shopping center, com orientação do docente Ricardo Girardi, enquanto fazia o MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUC-RS.
Segundo ela, a pesquisa nasceu do desejo de compreender mais profundamente como os shoppings estão se reinventando e se transformando em espaços vivos de encontros, trocas e histórias, que refletem comportamentos e traduzem o ritmo das cidades. E isso a motivou a participar da iniciativa da Abrasce. Mostra como transformar a vivência prática em reflexão e conectar dados, tendências e diferentes olhares sobre inovação e pertencimento.

Para ela, o sentimento de conquistar o terceiro lugar é imensa alegria. “Representa o reconhecimento de um trabalho construído com dedicação, vontade de realizar, aprendizado diário e curiosidade. Fico feliz por estar contribuindo para que o setor continue sendo pensado de forma mais humana, criativa e alinhada às transformações do nosso tempo.”
Ressalta ainda a importância deste incentivo à educação fortalecer a conexão entre o mercado e a produção de conhecimento.
“O setor de shopping centers é um organismo vivo, em constante transformação, que une arquitetura, consumo, marketing, cultura e economia. Nos últimos anos, temos acompanhado uma profunda reconfiguração desses espaços, que deixaram de ser apenas centros de compras para se tornarem lugares de convivência, lazer e experiências.”
Então, criar um ambiente que estimule a reflexão sobre essas mudanças é fundamental.




